Sim, a noiva é a grande estrela, o vestido dela é motivo de muita expectativa. Mas um noivo impecável também chama atenção, não é mesmo? Veja hoje como escolher terno para noivo.
Para começo de conversa, se você acha que terno tem poucas opções, é bom rever seus conceitos. Ele não escapa de algumas questões, dilemas e dúvidas – que naturalmente surgem apenas quando a pessoa decide casar.
Afinal, antes de pensar em subir ao altar, quem sabe a diferença entre fraque, meio-fraque, smoking, black-tie? A maioria não sabe! Mas calma, eu ajudo…
A principal dica de como escolher terno para noivo é muito simples: adeque o traje ao horário do dia e ao tipo de cerimônia. Como assim? Por exemplo, smoking ou black-tie é um traje clássico americano utilizado geralmente em ocasiões mais formais e à noite.
Portanto, moço-futuro-marido, se você vai dizer sim com toda a pompa e circunstância, com festa de gala, opte por um deles. Só não esqueça de avisar aos convidados que eles precisam entrar no clima e caprichar no figurino. Neste caso, os padrinhos devem usar smoking também.
Como escolher terno para noivo: saiba mais
• Fraque: é chamado carinhosamente de “pinguim” porque é um paletó que tem a parte de trás mais longa, como uma cauda, e abotoa na cintura. Na Inglaterra, é usado em casamentos durante o dia; no Brasil, costuma ser visto em cerimônias noturnas.
Quando o noivo optar por um fraque, é recomendado que os padrinhos usem o mesmo ou, pelo menos, um meio-fraque. Sendo que este é uma invenção brasileira feita para deixar o bonitão com jeito de noivo, mas sem muita formalidade.
Pensando bem, tem sentido usar meio-fraque, que é um paletó curto tipo jaquetão, com um botão somente, pois estamos em um país tropical. Mas gosto é gosto, vamos ao terno seguinte…
• Terno: é a cara da versatilidade! Está aí uma opção elegante, que não sai de moda nunca; uma versão clássica, porém, usável a qualquer hora do dia, em cerimônias formais ou mais descontraídas.
Com um terno, o noivo estará sempre bem-vestido, dando atenção apenas para as variações de cor para não correr o risco de errar na escolha.
Leia também: Como escolher os padrinhos de casamento?
E mais: quando o boy magia vai de terno para os braços da amada no grande dia, seus padrinhos ficam mais livres para optar pelo mesmo ou somente o colete. Simples assim… O importante é que todos estejam combinando nas cores, para não haver desequilíbrio.
Dicas para facilitar a escolha do terno
1. Não deixe para a última hora – ou você perderá as melhores opções de trajes. O ideal é ir à loja com 1 mês de antecedência para reservar o terno com tranquilidade.
2. Não fique assustado com a diversidade – a cada ano, surgem novas alternativas, mas nada é motivo para entrar em pânico. Com as dicas anteriores e o conhecimento sobre o que é melhor para o seu tipo físico, tudo fica mais fácil.
3. Não esqueça os acessórios – a harmonia do look de um noivo está no equilíbrio entre roupa e complementos. Se você já tem sapatos e cintos pretos, por exemplo, opte por um traje preto, azul-marinho ou cinza. Já calçados e cintos marrons pedem terno na cor areia ou bege.
Os sapatos mais fáceis de acertar são os pretos de couro. Quanto à gravata, com terno, o melhor é que ela seja prata ou branca.
4. Não escolha a roupa em função de modismos – nem tudo que está bombando no mundo da moda serve para o seu casamento. E a escolha ainda depende do estilo da noiva.
Mas o casal precisa saber se combina com o estilo que tem em mente. É preciso ter conforto e se sentir bem nas roupas.
Boa sorte, felicidades e até o próximo artigo!