Os filmes de drama são ótimos para assistirmos em um dia chuvoso ou ocioso. Podemos estar acompanhadas ou sozinhas. E sempre com uma pipoca!
Aqui te mostraremos 10 filmes de drama imperdíveis. Coloque a pipoca no micro-ondas ou, se preferir, já aqueça o óleo para o milho.
Essa lista vai de filmes que marcaram gerações, premiados, cult, até aqueles para passar o tempo em uma tarde. Ou quando só precisamos ver um filme para chorar. Vamos lá?
10 filmes de drama que são ótimos
1 – A garota interrompida (1999)
Um clássico do final dos anos 1990. A história se passa na década de 1960 e aborda os tratamentos psicanalíticos e psiquiátricos da época.
Após uma sessão de análise, a protagonista Sussana Kaysen foi enviada a um hospital psiquiátrico com o aval de sua mãe.
É ali que conhecerá muito do mundo, sofrimentos, dores e, por vezes, alguma alegria. Sussana fez amizade com Lisa Rowe, protagonizada por Angelina Jolie. As duas passam a organizar como escapar dali e fugir do terrível tratamento que recebem.
A atuação de Angelina Jolie foi incrível, o que lhe rendeu dois prêmios: Oscar de melhor atriz coadjuvante e Globo de Ouro na mesma categoria.
2 – Meu primeiro amor (1991)
Se você assistia a Sessão da Tarde no começo da década de 1990, provavelmente já assistiu a esse filme. O astro do filme “Esqueceram de mim”, Macaulay Culkin, estava em alta e participou desse triste longa.
O enredo aborda a adolescência sozinha de uma garota e suas dificuldades. Tem somente um amigo, sua mãe faleceu logo após o parto e vive com seu pai viúvo que a ignora.
O filme marcou uma geração. A trilha sonora foi escutada pelos anos seguintes. Contava com músicas dos anos 1960 e 1970, e pops da época.
Ganhou o prêmio do MTV Movie Awards na categoria de melhor beijo.
Se drama não é seu gênero, veja outras listas aqui:
3 – Menina de ouro (2004)
Um dos filmes de drama mais tristes que compõem essa lista. Retrata a trajetória de Maggie Fitzgerald (Hilary Swank), uma jovem pobre e determinada a tornar-se uma campeã no boxe.
Para isso, precisa entrar em uma academia e vai onde Frankie (Clint Eastwood), um treinador de boxe, mantém um ringue. Entretanto, Frankie não quer treinar uma mulher. Quem lhe ajuda após a insistência da garota é Scrap (Morgan Freeman). Assim começa a sua trajetória dolorosa rumo ao sucesso na luta.
O filme recebeu vários prêmios, sendo 4 Oscars, inclusive o de melhor filme, e dois Globos de Ouro.
4 – O pianista (2002)
O filme é baseado em história real. Pauta-se na biografia do músico Władysław Szpilman, sobrevivente do holocausto na Segunda Guerra Mundial.
Szpilman era um proeminente artista judeu. Viu a ascensão de Hitler na Alemanha e a construção do Gueto de Varsóvia, um dos locais em que ficou encarcerado.
O longa retrata os sofrimentos no nazismo e a tentativa de um músico em sobreviver e manter sua humanidade.
O filme foi premiado com 3 Oscars, incluindo o de melhor diretor para Roman Polanski.
5 – À procura da felicidade (2006)
Uma das obras primas de atuação de Will Smith. Um dos filmes de drama mais comoventes que foram lançados nos anos 2000.
Aborda o percurso de um pai e um filho pobres. Acabaram abandonados pela mãe após os consecutivos fracassos de seu pai em conseguir dinheiro para ajudar na casa.
Novas possibilidades podem aparecer para o protagonista quando o mesmo se candidata a uma vaga de emprego em uma corretora. Entretanto, são necessários dias de trabalho sem qualquer remuneração.
A pobreza dos dois só aumenta. Entretanto, não perdem a esperança em busca de dias melhores.
6 – As vantagens de ser invisível (2012)
O filme aborda as dificuldades da adolescência. Um jovem de 15 anos chega a uma nova escola após ter passado por uma depressão.
Ali, busca novas amizades e tenta recomeçar sua vida e enfrentar as dificuldades do ensino médio.
Ao conhecer outros dois estudantes, começa suas aventuras e dramas na tentativa de socialização.
7 – O jogo da imitação (2014)
Baseado em fatos reais. O filme conta a história do matemático Alan Turing e sua trajetória na descoberta de como quebrar um código nazista usado para a transmissão de mensagens.
A descoberta do código poderia levar ao fim da II Guerra Mundial. Alan Turing é conhecido como um dos pais da computação. Entretanto, sua história pessoal é recheada de sofrimento, inclusive alguns perpetrados pela própria Rainha da Inglaterra.
8 – Bohemian Rhapsody (2018)
Premiado em 4 categorias do Oscar, incluindo melhor ator para Rami Malek, que protagoniza Freddie Mercury, o filme conta a trajetória da banda Queen, focando principalmente em seu vocalista.
O filme aborda as brigas, a luta para conseguir uma gravação e o peso do sucesso.
O triste percurso de Freddie Mercury é apresentado desde seus conflitos com a família, o abuso no uso de drogas e a descoberta da AIDS, de que fora portador.
É um belo filme e importante não somente para os fãs da banda Queen, mas para qualquer um que goste de música.
9 – As montanhas se separam (2015)
Um dos premiados filmes chineses. Conta a história recente da China e como se dão suas relações ali.
Ao abordar a separação de uma mãe e um filho, mostra sofrimentos no decorrer de 20 anos, chegando até 2020, passando pelos sofrimentos de um mineiro doente e abandonado, e pela tentativa de sucesso de um empresário.
Foi exibido e aplaudido em Cannes.
10 – 12 anos de escravidão (2013)
O filme se passa durante a escravidão nos Estados Unidos. Um negro músico e já liberto, Solomon, vive feliz com sua família. Apesar de não ter os mesmos direitos que os brancos, possui um emprego e luta pelo sustento de seus parentes. Entretanto, é capturado por capangas que o embebedaram e pretendem vende-lo como escravo.
O protagonista é enviado a uma outra cidade e comprado. É submetido às violências, realiza trabalhos forçados, acompanha os sofrimentos de outros negros escravos, estupros e demais atrocidades da época.
O filme ganhou 3 Oscars, incluindo o de melhor filme na premiação de 2014.