Artesanato

Lembrancinhas de primeira comunhão: ideias criativas

Lembrancinhas de primeira comunhão

Neste artigo iremos comentar e dar sugestões de lembrancinhas de primeira comunhão.

Como todo grande evento importante na vida das pessoas que são celebrizados juntos com parentes e amigos mais próximos, há confecção e distribuição de lembrancinhas para preservar no tempo as memórias do dia especial.

Um desses eventos para as famílias católicas é a primeira comunhão, também conhecida como primeira Eucaristia.

E o que significa esse evento?

Se trata da conclusão de uma espécie de curso religioso com duração, normalmente, de três anos, conclusão que é agraciada com os cristãos formandos recebendo, pela primeira vez, o sangue e o corpo de Cristo, representados na forma de hóstia.

Tal evento geralmente ocorre nos meses de outubro, novembro e até dezembro e por marcar um momento especial para cultura católica, conta com a participação da família das crianças e da comunidade religiosa que ministrou os ensinos cristãos para a garotada.

Ocasião que certamente merece todos os registros possíveis e lembranças para se recordar posteriormente, papel que as lembrancinhas de primeira comunhão, se não é o mais relevante dentre os possíveis registros, não deixa de ter a sua importância documental e afetiva.


E que tipo de lembrancinhas esse tipo de ocasião pede? Afinal não se trata de um casamento, uma festa de aniversário ou uma ceia de Natal. É um evento bem específico que pode pegar alguns pais de surpresa, alimentar dúvidas sobre o que seria de bom tom, adequado e gracioso para essa data importante.

A seguir forneceremos uma pequena lista de dicas, sugestões de lembrancinhas de primeira comunhão.

Prossiga na leitura.

Sugestões de lembrancinhas de primeira comunhão

As lembrancinhas de primeira comunhão devem ter sempre em vista os seguintes aspectos:

A cerimônia é religiosa, então o objeto não deve ser muito informal, deve seguir os modelos, a roupagem, a concepção que se tem de clássico, tradicional, mas elegante, sofisticado, o que não significa oneroso, diga-se de passagem, e também delicado, inocente, pueril, beirando a maternidade mais tenra, afinal, é um dia importante para as crianças, elas que são o motivo da reunião familiar religiosa na ocasião em questão.

Então o ideal é unir esses dois universos que vão estreitar mais os laços após a data, a igreja e o mundo infantil.

Lembrancinhas de primeira comunhão

Como primeira sugestão de lembrancinhas de primeira comunhão apontamos as:

Caixas personalizadas

Sabe aquelas pequenas caixas com tampa, usadas para guardar joias, relógios e outros objetos valiosos? Elas são elegantes, sofisticadas e também delicadas.

Caso não encontre na cor que deseja, pode ainda personalizar revestindo-as com tecido, recomendamos branco, e bordados, sugerimos em prata. Um laço no mesmo tom dessas cores pode ser o toque final.

Uma variação desse modelo é o de manter o tecido branco, mas mudar os bordados e o laço para a cor dourada, combinação que também faz sucesso.

Mas a lembrancinha não termina nesse ponto. Toda caixa sempre tem algo dentro, certo? E o que poderia ter dentro de caixas de lembrancinhas de primeira comunhão?

Achamos muito adequado se depositar um terço dentro das caixas, mas não a versão tradicional, mas um modelo miniaturizado, um mini tercinho, para que possa caber dentro da caixa e também não alavancar por demais o custo.

Também sugerimos que no lado interno da caixa, no verso da tampa de lacre, se coloque um papel com o nome da criança registrado e com outras informações, que pode ser uma oração, um versículo da bíblia, um salmo, uma mensagem carinhosa, enfim, o que o seu sentimento, gosto e criatividade apontar.

Terço

E por falar em terço, usá-lo somente como lembrancinhas de primeira comunhão também é uma possibilidade a se considerar. Além de ser um símbolo tradicionalíssimo da igreja faz referência a Virgem Maria, fonte de inspiração da peça da qual se origina o terço, o rosário.

O rosário é constituído de cento e cinquenta aves marias, o terço representaria a terça parte desse número, cinquenta, por isso é chamado de “terço”. Rosário se origina de rosa, mas da rosa branca, que simbolizaria a pureza e inocência da Virgem Santa, por isso o terço e o rosário são feitos nessa cor.

Pureza e inocência são características típicas, ou assim se espera, das crianças. O que une os dois universos mencionados acima, igreja e infância, perfeito para a ocasião, uma das mais tradicionais lembrancinhas de primeira comunhão.

Lembrancinhas de primeira comunhão

Garrafas com água benta

Seguindo com a nossa lista de sugestões de lembrancinhas de primeira comunhão, a nossa próxima dica parece deixar evidente logo de cara qual elemento é ligado diretamente ao mundo religioso: a água benta.

Usada para bênçãos, batizados, extrema unção etc (embora muitos apenas tenham ouvido falar em filmes de vampiros). Faz parte do que podemos chamar dos instrumentos de trabalhos clássicos do padre.

A outra parte, a da criança, se concentra na garrafa.

E por quê?

Geralmente esse tipo de garrafa frequenta mais o cotidiano das crianças, que precisam ter contato com trabalhos manuais, artísticos para desenvolver habilidades, seja por gosto pessoal ou por determinação escolar, então seria um tipo de objeto que estariam mais familiarizadas.

E nada impede de se personalizar a garrafa colocando uma fita e, principalmente, uma etiqueta estilizada com o nome e outros dados da criança.

Marcadores de livros

Concluindo a nossa lista de sugestões de lembrancinhas de primeira comunhão, os marcadores de livros são uma ótima escolha.

Você pode incluí-los como um plus a outro objeto que queira usar como lembrancinhas de primeira comunhão, mas não há problema de apenas utilizar o marcador.

É uma lembrancinha simples, sem muitos ornamentos, discreta, frugal, o estilo mais apreciado dentro da igreja, ou pelo menos dentro da linhagem do Papa Francisco, e prática, porque tem finalidade além do que apenas decorar algum espaço vazio em casa, como marcar páginas da bíblia ou de outro livro religioso.

A parte infantil fica concentrada no design, na ilustração do marca texto, que, mais do que as informações básicas, como nome da criança, idade, data etc, pode exibir frases, textos religiosos e imagens de anjos, ovelhas, cálice com traço infantil.

Gostou deste conteúdo sobre lembrancinhas de primeira comunhão?

Então curta, compartilhe, avalie.

Leia mais de nosso conteúdo.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.