Decoração

Dicas para escolher o papel de parede ideal para sua casa

O papel de parede, que conquistou muitos corações no passado, tem voltado com tudo e ganhado cada vez mais espaço nas decorações de casas. Isso porque esse produto é capaz de oferecer facilidade de manutenção, praticidade, elegância e beleza por muito mais tempo.

Diferentemente das tintas de parede, que precisam ser retocadas com uma certa frequência, os papéis de parede possuem uma vida útil muito maior, são fáceis de limpar e também são de fácil aplicação e substituição. Ou seja, você mesmo poderá instalá-lo sem problemas.

No entanto, para não cometer exageros e para não fazer com que um ambiente da sua casa fique pesado, é necessário levar alguns aspectos em consideração, como, por exemplo, o tipo e o estilo do papel de parede, o local onde será aplicado o papel, se ele terá ou não estampas e relevos, qual cor ou cores serão utilizadas, qual a quantidade será necessária e, principalmente, qual modelo se adequará melhor no ambiente em questão.

Dito isso, nesse artigo você poderá encontrar algumas dicas para escolher o papel de parede ideal para sua casa e arrasar na decoração. Confira! 😉
Estilos de papéis de parede


Hoje podemos encontrar uma infinidade de estilos de papéis de parede com diversas cores e efeitos. Por isso, é muito importante analisar com cuidado cada detalhe para escolher o papel de parede ideal para o seu ambiente.

De uma forma geral, esse produto pode ter o seu estilo classificado como:

  • Geométrico: o papel de parede geométrico é um dos estilos mais procurados ultimamente. Ele é indicado para ocupar apenas uma parede do ambiente, como, por exemplo, uma parede atrás da mesa de jantar ou qualquer outra parede que possua um maior destaque.
  • Tropical: são os papéis de parede que, como o próprio nome sugere, remete a algo mais tropical. Assim como os papéis de parede geométricos, eles também são indicados para ocupar apenas uma parede, como a da área de lazer ou uma parede atrás de alguma cama, por exemplo.
  • Verticais: são os papéis de parede indicados para quem deseja alongar o pé-direito.
  • Infantil: como o próprio nome sugere, os papéis de parede infantis são aqueles desenvolvidos para compor quartos de crianças ou para incrementar decorações mais meigas e direcionada para o público infantil. Mas, não esqueça, o papel de parede precisa ornar com o resto da decoração.
    Preto e branco ou xadrez: são papéis de parede mais ousados que podem ser utilizados para contrastar ambientes específicos ou que possuam moveis coloridos.
  • Que imitam revestimento e madeiras: assim como os geométricos, esse estilo de papel de parede também é outro campeão de vendas. Isso porque esses papéis que imitam tijolos, pedras, madeira, seda, entre outros, apresentam efeitos quase reais e, por isso, são usados para dar destaques a ambientes, substituir painéis de madeira e dão um toque todo sofisticado e elegante à decoração.

Com detalhes pequeninos e de fundo claro: são aqueles que possuem tons mais clássicos, pastéis, claros e que são indicados para ambientes pequenos.


Tipos de papel de parede

Como mencionado, se ater às estampas, cores e estilo do papel de parede, é de extrema importância para fazer a escolha correta. Mas, além desses mencionados, observar o material do produto é o segredo para garantir um bom efeito visual.

Sendo assim, confira abaixo os principais tipos de papel de parede e como eles podem fazer toda a diferença na sua decoração.

Vinílico

Esse tipo de papel de parede possui uma textura mais brilhante e lisa. Pode ser feito tanto de PVC quanto revestido com vinil, o que permite que ele esconda as imperfeições da parede. Além disso, trata-se de um produto muito fácil de ser limpo, basta um pouco de detergente e um paninho úmido.
Sendo assim, esse é o papel de parede ideal para ser aplicado em locais mais úmidos, que contam com uma grande circulação de pessoas e locais onde há uma maior exposição ao sol. Ou seja, por ser um produto mais resistente, o papel de parede vinílico pode ser aplicado em cozinhas, banheiros, lavabos e em áreas de lazer.

Tradicional

O papel de parede tradicional é aquele mais simples e comum do mercado. Ele deve ser utilizado em superfícies extremamente lisas e sem rachaduras, uma vez que não escondem imperfeições, já que são finos e não apresentam nenhuma forma especial em seu corpo.
Trata-se de um produto criado a partir da celulose e, portanto, sua estrutura é semelhante à de um papel comum.
Esse tipo de papel de parede não deve ser aplicado em áreas úmidas, pois isso pode comprometer a sua vida útil. Logo, são indicados para quartos, corredores, escritórios, salas de jogos, hall de entrada, corredores, etc.

Alto relevo

O papel de parede em alto relevo é o queridinho do momento. Isso porque ele oferece todo um charme, elegância e destaque que muitos acreditavam que só seria possível conquistar com a ajuda de bons revestimentos.
Desenvolvido com injeções de espuma, esse produto possui uma textura macia e um acabamento 3D, por isso é muito utilizado em quartos e salas.

No entanto, é importante ressaltar que trata-se de um produto mais delicado e que requer mais cuidado. Então, para realizar a limpeza desse papel e garantir a sua vida útil, basta utilizar um aspirador de pó.

TNT

Esse papel de parede que parece tecido, apesar de não ser, é a melhor indicação para quem deseja dar ao ambiente um toque mais elegante. Não é atoa que esse é um dos papéis de paredes que mais veem se destacando no mercado.
Desenvolvido a partir de celulose e poliéster, esse produto pode ser aplicado em paredes irregulares, já que ajuda sim a disfarçar as imperfeições.
Além disso, apesar de ser indicado para aplicação em áreas secas, o papel de parede TNT também é muito aplicado em lavabos e cozinhas, mas nesses últimos a sua duração pode não ser tão boa.

Veludo

Com uma textura mais aveludada, esse é considerado o papel de parede mais sofisticado de todos.
Contudo, trata-se de um produto extremamente sensível e que requer um cuidado redobrado. Logo, não deve ser utilizado em ambientes úmidos e nem em ambientes onde há uma maior incidência de luz.

Assim como o papel de parede em alto-relevo, para realizar a limpeza do papel de parede em veludo e garantir a sua textura intacta, basta utilizar um aspirador de pó.

Papel de parede chevron decoração

Onde o papel será aplicado?

Como vimos ao longo do artigo, é muito importante levar em consideração o ambiente onde será aplicado o papel de parede por dois motivos: primeiro, porque o papel de parede precisa ornar com a decoração do local e, segundo, porque dependendo do tamanho do ambiente, certas cores e estampas podem não ser indicadas.

Sendo assim, se a aplicação for feita na sala principal e a mesma não for ampla, o indicado é que você opte por papéis de parede mais neutros, clássicos, simples e com estampas pequenas, pois, dessa forma, o ambiente não estourará com tanta informação.

Se a aplicação for feita no quarto, a dica é sempre levar em consideração o seu estilo e objetivos. Ou seja, se você é uma pessoa que preza o conforto, cores frias como azul, lavanda ou cinza com pequenas estampas, por exemplo, podem te deixar mais confortável. Se você é uma pessoa romântica, pode investir em estampas florais. Já se o seu estilo for mais moderno e despojado, use e abuse dos papéis de parede geométricos.

Se a aplicação for realizada no banheiro ou lavabo, é muito importante levar em consideração o material do papel de parede escolhido. A parte boa da aplicação nesses ambientes é que você não ficará tão preso à decoração, já que, normalmente, banheiros não possuem tanta decoração.
Dessa forma, lembre-se sempre de levar em consideração todo o ambiente, cores e o que você deseja para o local. Pois, se por um lado uma sala de jogos pode ser bem mais ousada e colorida, por outro lado, uma sala de estar requer cores mais neutras e sóbrias.

Todas as paredes ou uma só?

Esse é outro aspecto que também requer uma maior atenção na hora de adquirir um papel de parede. Isso porque dependendo do que você deseja, papéis de paredes específicos deverão ser adquiridos. Por exemplo, se o seu desejo é destacar uma só parede, você poderá utilizar produtos mais ousados e chamativos, mas, por outro lado, se você deseja revestir todas as paredes da casa, um papel de parede mais sóbrio e com estampas pequenas é o mais indicado.
Sendo assim, sempre tenha em mente que ao destacar uma parede, diversos estilos, cores e acabamentos podem ser utilizados sem pesar o ambiente. No entanto, escolher cores fortes ou estampas exageradas para todas as paredes, ocasionará aquele efeito de “informação demais” e pode causar também um desconforto visual.
Portanto, sempre tome cuidado com as cores e procure optar por tons mais claros e estampas pequeninas quando for instalar o produto em todas as paredes.

Qual quantidade de papel de parede adquirir…

Para descobrir qual a quantidade de papel de parede é necessária, você precisará medir a altura e a largura da parede que você deseja aplicar o produto e multiplicar uma medida pela outra. Ou seja, multiplicar a largura vezes a altura.

Como imprevistos sempre acontecem, a nossa dica é que você procure somar 10% ao m² da área para garantir que terá material suficiente caso haja perdas no momento da instalação.

Sobre o autor

pedrohenriqueferreiramendes@gmail.com