mitos e verdades sobre amamentação

Autor: Redação Tudo Ela

Amamentar dói

Depende. Essa afirmação vai variar de acordo com cada experiência. Inúmeros são os relatos de mulheres que sofrem com muita dor e rachaduras nos seios durante as primeiras semanas de vida do bebê, mas também muitas mulheres afirmam que tiveram uma adaptação tranquila e indolor.

Amamentar fortalece o vínculo

Verdade. Há uma forte troca de carinho entre mãe e bebê durante a amamentação. Por esse motivo os laços afetivos que estão sendo construídos nos primeiros dias de vida tendem a ficar mais fortalecidos quando o bebê mama no seio.

O bebê precisa mamar a cada três horas

Mito. Hoje em dia, diversos pediatras e o Ministério da Saúde defendem a amamentação em livre demanda. Isso quer dizer que a mãe vai oferecer o seio ao bebê sempre que ele desejar, sem se preocupar com o relógio e horário das mamadas

Existe posição correta para amamentar

Mito. O que existe é a pega correta, e nos primeiros dias de adaptação ela é facilitada com a posição tradicional, da mãe sentada com o bebê em seus braços.

Estresse prejudica amamentação

Verdade. Mulheres estressadas tendem a produzir menos leite. Isso acontece porque o estresse faz com que a produção de adrenalina seja elevada, e isso pode bloquear a oxitocina, hormônio que influencia na amamentação.