Sexo

BDSM: o que é e quais práticas fazem parte deste conjunto?

BDSM

Você já ouviu falar na sigla BDSM? Bom, ela pode parecer inofensiva, mas diz respeito a algumas práticas nada convencionais. Caso ainda reste dúvidas, essa é uma sigla que ainda é rodeada de muito tabu, por conta da conotação sexual e pelas práticas que iremos apresentar a você logo mais.

Primeiro, ela passou a ficar mais conhecida quando o livro Cinquenta Tons de Cinza foi lançado, e mais ainda quando os filmes começaram a sair nos cinemas. Isso porque muito do que essa sigla representa está presente na história que é contada em ambos.

Mas, chega de suspense! Vamos conhecer o que é a sigla BDSM, a quais práticas ela se refere e ainda garantir algumas informações interessantes sobre o assunto? Então, sem mais delongas, confira abaixo tudo sobre o BDSM.

BDSM: o que é e quais práticas fazem parte deste conjunto?

A sigla BDSM é utilizada para as seguintes práticas: bondage, disciplina, dominação, sadismo e masoquismo. Cada uma delas tem seu próprio significado e, juntas, fazem parte da sigla BDSM. Vamos conhecer cada uma delas?

Bondage

Bondage é o nome dado para quando o parceiro amarra a outra pessoa, podendo utilizar várias técnicas diferentes para isso – sendo que cada uma delas possui suas próprias características e objetivos.

Você pode fazer a bondage com uma corda, corrente ou o mais comuns que são as algemas.

Disciplina

A disciplina é quando o parceiro utiliza algumas práticas com objetivo de disciplinar o outro, tendo um nome bem sugestivo. No BDSM, essa prática pode estar relacionada com tapas, castigos no geral, espancamentos, etc.

Um exemplo mais simples e que não envolve violência, é impedir a pessoa de fazer algo que gosta, comer algo específico, dentre outros.

Dominação

Dominação (ou submissão, como também pode ser identificado) é quando o parceiro está submisso, dominado, pela outra pessoa. Neste caso, ele irá permitir que o parceiro faça o que bem entender com essa pessoa, podendo amarrá-la, prendê-la, bata, humilhe, dentre outras práticas aceitas na arte da dominação.

Essas práticas vão muito além da hora do sexo, podendo estar presente em muitos outros momentos e acabar resultando em recompensas sexuais se forem obedientes.

Sadismo

O sadismo está relacionado com sexo com segurança e com consentimento, onde o parceiro poderá causar tipos de dores no outro. Ele tem um significado muito diferente no BDSM do que em outros sentidos, onde podem estar relacionados com crimes, por exemplo.

No caso, quem pratica o sadismo no BDSM é quem gosta de fazer com que o parceiro sinta dor na hora do ato sexual, e você verá que há um nome para quem gosta de sentir dor neste momento.

Masoquismo

O masoquismo talvez seja a prática mais comum entre as que citamos aqui que pertencem à sigla BDSM. Ele está relacionado com o gosto por sentir dor no momento em que está fazendo sexo.

Essa dor é o que faz com que elas sintam prazer e tenham interesse no momento. Pode parecer algo absurdo, mas é muito comum e adotado por muitas pessoas – tanto homens quanto mulheres.

Como bons exemplos de BDSM (envolvendo todas as siglas mesmo) temos o casal da franquia Cinquenta Tons de Cinza.

Temos um homem que gosta de ser dominante, curte sadismo e todas as outras práticas, tendo até muitas regras para garantir que tudo seja feito com consentimento (o que é essencial, sempre).

E também temos a mulher, que se torna sua parceira, concordando com as práticas que ele gosta e aderindo ao masoquismo. Entendeu como funciona?

Dicas para boas práticas com BDSM

Apesar de serem práticas muito peculiares, elas possuem regras e são feitas com segurança. Como exemplo, temos o exemplo da palavra de segurança.

Essa palavra será utilizada no momento em que um dos parceiros sentir necessidade de parar com o ato. Seja por não estarem aguentando alguma prática com violência, sentirem-se desconfortáveis em alguma posição, dentre outros.

O ideal é que ela seja definida antes de tudo começar e deve ser rigorosamente respeitada por ambos. Afinal, ela não possui o nome de palavra de segurança à toa, certo?

Tendo isso definido, vocês poderão realizar suas práticas tranquilamente enquanto nenhum de vocês acionar essa palavra.

Ela pode ser qualquer coisa, vocês irão definir. O ideal é que seja algo simples e fácil de lembrar na hora da emergência.

Conclusão

Você sabia que essas práticas estavam todas ligadas e faziam parte dessa sigla tão conhecida? Cada uma delas possui suas peculiaridades e podem ser adotadas em conjunto ou isoladas.

Você pode curtir o sadismo ou o masoquismo e não curtir as outras práticas, e vice-versa. Além disso, pode gostar de ser dominante ao invés de dominado. Muitas são as possibilidades e você poderá defini-las com o seu parceiro ou a sua parceira. Afinal, tudo isso se trata do prazer que irá proporcionar para ambos.

Também é importante ressaltar que o BDSM não é utilizado para fazer com que uma pessoa sofra violência gratuita ou seja forçada a nada. Pode haver atuação, sensação de obrigatoriedade, etc, mas tudo deve ser consentido por ambas as partes.

Sexo sem consentimento e ainda mais com violência e outras práticas utilizadas no BDSM é abuso sexual, não sendo considerado nenhum tipo de fetiche, sexo seguro, dentre outros detalhes.

Sabendo disso, garanta que tudo esteja bem claro com o seu parceiro ou parceira antes de começarem a exercer essas práticas para o prazer sexual de vocês dois. Se um dos parceiros não estiver confortável com a situação, ela não poderá ocorrer.

Agora, você já entende o que significa a sigla BDSM, conhece o significado de cada uma das palavras que ela representa, a importância da palavra de segurança e, claro, que não pode faltar consentimento para qualquer uma das práticas aqui citadas.

Aproveite esse conhecimento para proporcionar prazer e ter prazer, ignorando os tabus criados em cima dessas práticas. Pessoas são diferentes e cada uma delas possui seus próprios desejos.

Já conhecia todas essas práticas do BDSM? Sabia que existia essa sigla ou o que ela significava realmente?

Sobre o autor

debora