Os cabelos com mechas mais claras nunca saem de moda. Mais usados no verão, os fios loiros e acobreados podem dar aquele toque especial no visual, principalmente se combinados com um belo bronzeado. Por isso, várias mulheres buscam por procedimentos para clarear as madeixas neste período do ano, sejam eles naturais ou químicos, para alcançarem fios claros e brilhantes.
Dentre os estilos de clareamento capilar mais procurados nos salões de beleza pelo Brasil e mundo afora estão as mechas californianas. Como o nome já diz, esta nada mais é do que uma técnica utilizada para clarear as pontas dos cabelos inspirada nas surfistas da Califórnia, que exibem as suas pontinhas mais claras devido ao contato excessivo com o sol. Há, ainda, quem diga que elas até passam parafina nos cabelos para que fiquem ainda mais claros.
Enfim, as mechas californianas fazem o maior sucesso e prometem nunca sair de cena nas tendências modernas. Isso porque elas são lindas e discretas, ao mesmo tempo, e ideais para mulheres que querem dar um up no look, mas sem radicalizar demais.
Além disso, elas podem ser feitas em várias cores e tons, o que as tornam versáteis e compatíveis com qualquer mulher, independente da tonalidade da pele. Não é ótimo?
Se você está neste grupo de mulheres e ainda não sabe como fazer as suas mechas californianas, nós separamos nesse artigo algumas dicas para você fazê-las em casa, sem danificar os fios, e algumas dicas, cuidados e fotos para você cuidar dos seus novos fios claros. Vamos lá?
Diferença entre luzes, ombré hair e mechas californianas
Essa é uma das principais dúvidas da maioria das mulheres que almejam ter as madeixas loiras, mas não conseguem diferenciar e escolher as técnicas mais utilizadas para clarear os fios: luzes, ombré hair e californianas. Afinal, qual é a diferença entre elas? É o que você entender agora, lendo os próximos parágrafos.
As luzes são mechas finas que se iniciam na raiz do cabelo e se estendem até o comprimento, sendo uma excelente opção para quem quer ficar totalmente loira. O clareamento dos fios até atingirem a cor totalmente clara é gradual.
Já a ombré hair, que já falamos aqui no blog em um post bem completo, é um estilo de clareamento das madeixas que começa próximo à raiz (mas sem chegar muito perto, como acontece com as luzes) e se estendem até o comprimento com efeito de tons em degradê. A ideia principal é apenas mesclar as mechas com a cor natural dos fios.
No caso das mechas californianas, que são o assunto do nosso artigo de hoje, as mechas começam do meio do cabelo e seguem claríssimas até as pontas, de modo a ficarem bem marcadas para contrastar com a cor natural dos fios. O objetivo é dar um efeito de pontas queimadas pelo sol, deixando-as bem evidentes em relação ao tom natural das madeixas.
Como escolher a cor e tom ideais?
Essa é a primeira decisão importante quando se pensa em fazer mechas californianas. Escolher a cor e o tom certos é imprescindível para arrasar com o visual praiano e deixar os cabelos e o rosto bem iluminados, combinando com o bronzeado da pele nos dias ensolarados.
Como a escolha não é tão fácil, ela se apresenta como o primeiro obstáculo à frente da mulherada que quer madeixas claras. Mas, não se preocupe! Com as dicas que vamos mostrar a seguir, você vai ver que não esse primeiro passo não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.
A dica principal é que você conheça bem os seus cabelos e quais os efeitos que deseja obter ao fazer o clareamento dos fios. Decida antes de comprar a tintura se quer mechas mais marcadas ou mais discretas, pois isso fará toda a diferença ao fim do procedimento.
Veja abaixo quais são as sugestões dos especialistas. No entanto, se ainda surgir alguma dúvida, procure a opinião de um profissional do salão de beleza de confiança para te ajudar, ok?
Mechas californianas para morenas
Se você é morena e tem cabelos pretos ou bem escuros, a dica dos experts em clareamento capilar é optar por colorações nas cores mel, cobre ou caramelo. Esses tons são mais discretos e não darão aquele “choque” por conta do contraste com os fios escuros.
Já no caso de morenas com cabelos castanhos, a sugestão é optar por tons de loiro claro. Ainda, dependendo do fundo do cabelo, nuances como os tons dourado ou manteiga também caem super bem. Confira mais outras dicas detalhadas de como fazer mechas californianas em morenas.
Mechas californianas para loiras
Se você já é dona de madeixas loiras, fazer a escolha da coloração certa para os seus fios será bem mais fácil. Basta colorir as pontas dos cabelos em dois tons mais claros que a cor natural. O resultado será apenas de iluminar mais os fios, dando o efeito de “queimado do sol”.
Mechas californianas para negras
As mulheres de pele negra também podem entrar na onda das mechas californianas sem qualquer problema. A sugestão de cores e tons é bastante parecida com a coloração ideal para morenas. Os tons mel, cobre, caramelo, dourado, avermelhado e, ainda, acinzentado realçam a pele negra e dão mais iluminação ao rosto. Veja aqui mais dicas de como fazer mechas californianas em negras.
Mechas californianas para ruivas
Toda mulher com madeixas ruivas já demonstra personalidade e atitude sem igual, não é mesmo? E quando se deixam aventurar em novas experiências nos seus fios, não tem quem segure tanta beleza!
Por isso, a mistura do ruivo com mechas californianas fica linda e estilosa. Profissionais indicam que as ruivas optem por mechas em tons claros de loiro para contrastar bem com a cor vermelha dos cabelos. Outra dica é escolher outros tons de ruivo para dar um toque especial ao visual.
Como fazer – Passo a passo
Como falamos no início desse artigo, as mechas californianas estão entre as técnicas de clareamento capilar mais procuradas nos salões de beleza. No entanto, se você está sem dinheiro ou tempo para ir buscar ajuda de um profissional, saiba que elas podem ser feitas em casa, por você mesma, e com os mesmos resultados.
Há dois modos diferentes de fazer as mechas californianas em casa. A primeira é usando coloração pronta, de qualquer marca, vendida em supermercados ou lojas de cosméticos. E a outra, mais econômica e favorita entre a mulherada, com a mistura de pó descolorante e água oxigenada.
No primeiro caso, basta seguir à risca as instruções da embalagem do produto para não errar na coloração. Já no segundo, com os cuidados necessários e seguindo as orientações corretamente do passo a passo que vamos te ensinar agora, você terá lindas mechas californianas de forma bem simples e rápida. Quer ver?
Passo 1
A primeira coisa a se fazer é preparar a mistura para descolorir o cabelo. Basta misturar duas medidas do pó descolorante e a água oxigenada, na volumagem de sua preferência, de acordo com a tonalidade que pretende deixar as suas pontas.
Passo 2
Feito isso, divida o cabelo em cinco partes para facilitar na hora de fazer a aplicação da coloração. Deixe duas partes atrás da cabeça, duas na frente e outra no topo. Prenda-as com elásticos.
Passo 3
Em seguida, solte uma mecha da parte de trás da cabeça e aplique o produto do meio até as pontas do cabelo, seguindo o modelo de um “W”, em mechas finas e paralelas, para deixar o efeito final mais natural. Lembre-se de concentrar a mistura principalmente nas pontas. Depois, é só colocar o papel alumínio.
Passo 4
Solte a próxima mecha da parte de trás da cabeça e faça o mesmo procedimento. Não se esqueça de colocar o papel alumínio. O produto deve ficar, pelo menos, a dois centímetros de distância da raiz e as mechas a cinco centímetros uma da outra.
Passo 5
Finalize a pintura nas mechas da parte de trás da cabeça e do topo e, só depois, vá para as mechas laterais, que também devem ser feitas em formato de “W”.
Passo 6
Deixe a mistura do pó descolorante e a água oxigenada agir por, pelo menos, 15 minutos ou até atingir a coloração desejada, que, geralmente, é de três tons abaixo da cor natural dos seus fios.
Passo 7
Em seguida, retire o papel alumínio enxágue apenas as mechas descoloridas, sem deixar que elas manchem o restante do cabelo.
Passo 8
Depois de se certificar se retirou todo o produto dos fios, lave o cabelo por inteiro, misturando as mechas coloridas com as mechas naturais. Utilize shampoo e condicionador específicos para cabelos coloridos para fazer a lavagem.
Passo 9
Aplique uma máscara hidratante para recuperar os fios danificados. Deixe agir por, pelo menos, 30 minutos e enxágue.
Passo 10
Finalize como de costume utilizando o secador ou deixando os cabelos secarem naturalmente.
Dicas importantes:
Caso você não consiga atingir o tom que desejava nas suas mechas californianas, fique tranquila! Basta comprar um shampoo matizador ou tonalizante para alcançar a tonalidade ideal para o seu cabelo e pele. Esses produtos podem ajudar a neutralizar, escurecer ou corrigir a coloração em poucos minutos.
Outra dica importante é ficar atenta ao relógio na hora de fazer o processo de pintura das mechas californianas. Isso evitará que você perca o tom que deseja para os seus novos fios claros.
Cuidados
Todo mundo sabe que cabelos tingidos ou descoloridos podem ficar bastante danificados se não houver um cuidado adequado após a coloração, não é mesmo? Isso porque a fibra capilar acaba sendo agredida por substâncias químicas presentes nas tinturas ou na mistura de pó descolorante com água oxigenada.
Por isso, os cabelos com mechas californianas devem passar por rigorosa atenção após a pintura para manter a saúde dos fios e, também, a coloração por mais tempo. Sabendo disso, nós separamos a seguir uma listinha completa com os principais cuidados que você deve ter com as suas mechas californianas daqui para frente para que os fios não fiquem opacos ou quebradiços. Veja:
1 – Lave os cabelos com produtos específicos
Opte sempre por fazer a lavagem dos cabelos com produtos específicos, como shampoo e condicionador para cabelos tingidos. Eles têm uma fórmula especial para cuidar de cabelos que possam ter sido danificados no processo de descoloração. O resultado será de menos danos e realce da cor e tom dos fios.
2 – Use sempre um leave-in
É importante, sempre após o banho e lavagem dos cabelos, aplicar o leave-in, principalmente nas pontas descoloridas. Os cremes concentrados e sem enxágue ajudam a deixar os cabelos mais macios e hidratados, evitando o ressecamento e a quebra dos fios.
3 – Faça hidratações semanais
Cabelos tingidos exigem mais cuidados para não ficarem com o chamado “efeito palha”, que os deixa quebradiços e ressecados. Por isso, são necessárias hidratações semanais com máscaras capilares específicas para evitar esses problemas.
Se puder, potencialize a hidratação dos cabelos indo ao salão de beleza, pelo menos, a cada 15 dias.
Leia também: Cabelos coloridos: técnicas, cores, cuidados e fotos
Dicas infalíveis para apostar nas mechas californianas!
Como descrevemos no comecinho desse post, as mechas californianas nunca saem de moda. Elas foram tendência nos anos anteriores e continuam sendo boas pedidas também este ano.
Sem dúvidas, o visual praiano é um dos favoritos da mulherada brasileira, que adotou o estilo nas mais variadas cores e tons e nos mais diferentes tipos de cabelo. Confira a seguir:
Mechas californianas em cabelos curtos
E quem disse que quem cabelos curtinhos não pode ter californianas? Podem sim e caem muito bem. As donas de madeixas pequenas com mechas loiras, ruivas ou coloridas também foram e continuam sendo tendência este ano. Aqui no blog, você pode saber mais sobre como fazer mechas californianas em cabelos curtos e conquistar um visual de sucesso!
Confira algumas fotos para se inspirar:
Mechas californianas em cabelos médios
Que tal unir duas trends em uma só e conquistar um visual glamouroso para o verão? Você pode fazer juntando a tendência de cabelos médios, apostando em cortes como o long bob ou qualquer outro na linha dos ombros, e a técnica de clareamento das pontas do cabelo. É o que prometem as mechas californianas em cabelos médios, que dão um aspecto mais fresh e moderno ao visual, além de serem super versáteis e democráticas, capazes de combinar com todos os tipos de cabelo.
Acompanhe a seguir algumas lindas imagens para se inspirar e fazer no seu cabelo!
Mechas californianas em cabelos longos
E quem disse que quem tem madeixas compridas não pode aderir às mechas californianas? Pelo contrário, cabelos longos ficam lindos e modernos com as mechas, uma vez que marcam mais e destacam o movimento dos fios. Mais suaves ou mais marcadas, independente do tipo de cabelo, o ideal para manter a tendência de pontas “queimadas pelo sol” é hidratar e tomar alguns cuidados para que a tonalidade não desbote.
Outro cuidado importante é, na hora de apostar na técnica, escolher bem a partir de que ponto da extensão dos fios começar a descoloração. Afinal, o efeito de transição é que dará o ar moderno e jovem ao visual.
Confira, agora, algumas fotos para se inspirar!
Mechas californianas em cabelos cacheados
As mulheres que têm cabelos encaracolados também podem abusar das cores e tons na hora de fazer as mechas californianas. A única coisa que muda é em relação ao procedimento de coloração, que não deve ser feito da mesma maneira que em cabelos lisos, como ensinamos anteriormente.
Durante o processo de descoloração, os cabelos cacheados não podem ser divididos em mechas, já que possuem formato de “mola” e podem sair confundir na hora de decidir sobre o comprimento da parte a ser pintada.
Por isso, a dica é unir todas as pontas em uma só, desde o comprimento médio até embaixo, e pintá-las de forma igual. Apesar de parecer estranho, o resultado é lindo!
Confira algumas fotos para se inspirar:
Mechas californianas coloridas
Elas combinam com a mulherada que gosta de arrasar no look, sem medo de inovar. As mechas californianas coloridas também são lindas e versáteis, pois possuem uma grande variedade de cores e tons para combinar e deixar o visual mais estiloso.
Veja algumas fotos para se inspirar:
Mechas californianas em cabelos pretos
Para quem está pensando em mudar o visual e abandonar os cabelos monocromáticos, as mechas californianas também são boas pedidas. E a tendência de fios no estilo praiano combina com todas as personalidades, desde mulheres mais discretas, que podem iluminar os fios de forma sutil e sem causar nenhum choque no visual na frente do espelho; até as mais ousadas, que podem apostar em tons mais destacados para a nova produção.
Além disso, é possível também escolher entre fazer mais ou menos mechas espalhadas pelos fios e até a quantidade de fios que serão descoloridos e coloridos a partir desta técnica. Tudo vai depender do gosto e estilo de cada uma! Se você é dona de madeixas escuras e ficou interessada, pode clicar nesse link e conferir ainda mais dicas de como fazer mechas californianas em cabelos pretos.
Veja, a seguir, algumas lindas fotos para se inspirar!
Mechas californianas azuis
Ainda para as apaixonadas por mechas coloridas nas pontas do cabelo, as mechas californianas azuis também caíram no gosto das vaidosas, inclusive, de celebridades, tais como Katy Perry e Demi Lovato. Essa tendência é ideal para quem sempre teve vontade pintar o cabelo de azul, mas nunca teve coragem. E o melhor: não precisa começar a investir nos fios azulados de maneira radical, colorindo somente as pontas em vez de toda a madeixa. Basta escolher a tonalidade de azul que mais lhe agrada e se jogar nas mechas californianas.
Confira lindas fotos para se inspirar!
Mechas californianas acobreadas
Você é morena e quer transformar o visual sem exagerar na dose? Então, uma boa pedida para iluminar o visual de forma sutil, mas sem conseguir um visual moderno e jovial, são as mechas californianas acobreadas. A partir dessa tendência, mulheres com cabelos escuros também têm a chance de se aventurar no clareamento dos fios sem sentir qualquer medo de “chocar” a imagem na frente do espelho.
O objetivo é criar um efeito de cabelo “queimado do sol”, clareando as pontas dos fios, mas sem criar um efeito loiro muito chamativo.
Confira abaixo algumas fotos para se inspirar!
Mechas californianas mel
Mais uma alternativa para as morenas, negras ou mulheres de cabelos escuros que desejam aderir ao visual praiano com sucesso para o verão, as mechas californianas mel também ajudam a eliminar a aparência cromática de forma sutil, ideais para quem não quer radicalizar muito na frente do espelho. Além de deixar o look mais iluminado, é possível evitar maiores agressões à fibra capilar – ao contrário do loiro claríssimo -, mantendo as madeixas mais saudáveis e bonitas durante todos os dias da temporada mais quente do ano.
Veja, agora, algumas fotos para se inspirar!
Mechas californianas platinadas
As mechas californianas platinadas nada mais são que um loiro puxado para o branco ou cinza, que deixar o visual super moderno, fica bem em qualquer mulher, principalmente naquelas mais ousadas, que adoram chamar a atenção. E apesar de muitas pessoas acreditarem que os fios platinados combinam somente com cabelos e pele claros – afinal, nestes a tonalidade cai muito bem -, com um pouco de cuidado, também é possível aderir à cor em tons de cabelos e pele mais escuros.
Além disso, por se tratar de um loiro claríssimo, aderir às mechas californianas platinadas requer cuidados redobrados e, é claro, mais investimentos em tratamentos no salão de beleza para repor a massa capilar e produtos capilares para manutenção da cor. Portanto, se você está interessada em mudar o visual, mas não tem muita disponibilidade para gastar dinheiro com as madeixas, talvez essa não seja uma boa ideia para você. Agora, se você está disposta a investir o que for para ter o look praiano que sempre sonhou, é só se jogar!
Confira, a seguir, algumas fotos para se inspirar!
Fotos
Confira, agora, mais fotos de mulheres com mechas californianas para você se inspirar e correr para fazer a sua!