Manter o corpo e a mente saudáveis com o passar dos anos pode se tornar um desafio, especialmente quando a gravidade está jogando todos os dias no time adversário, que é o que acontece no caso dos seios.
A flacidez é a grande inimiga de quem quer manter os seios bonitos e saudáveis, uma vez que ela tende a acontecer em todo o corpo e com todas as pessoas, conforme adicionam-se velas aos bolos de aniversário.
Porém, os “seios caídos”, como é conhecida popularmente a ptose mamária, não acometem apenas mulheres com mais idade para ser um problema exclusivamente relacionado ao envelhecimento e à ação da gravidade.
Mulheres jovens e até adolescentes que estão no início do desenvolvimento das características sexuais secundárias podem apresentar flacidez excessiva nas mamas.
Por isso, antes de entrar no mérito da prevenção contra a queda dos seios, é preciso entender como o processo ocorre e quais as principais causas – que nem sempre estão atreladas à idade.
E é sempre importante ter em mente que a flacidez e a ptose mamária aparecerão em todas as mulheres em algum ponto da vida, em graus maiores ou menores, o que torna possível apenas atenuar e retardar seu surgimento com algumas técnicas de prevenção.
O que causa a queda das mamas?
Culpe a dupla-hélice
A hereditariedade é um dos principais fatores a serem levados em conta ao discutir o que leva os seios a caírem mais ou menos durante a vida de uma mulher.
Se a sua genética for favorável e determinar que as suas glândulas mamárias se mantenham mais firmes, apesar da passagem do tempo, é o que acontecerá. Porém, se houver casos na sua família de ptose mamária ainda na juventude, é provável que você precise dar mais atenção à prevenção para manter a saúde e a beleza dos seus seios por mais tempo.
Isaac Newton já sabia
O fator gravidade também não pode, de forma alguma, ser desconsiderado, uma vez que a ação da força gravitacional sobre os corpos humanos é o que causa diversas mudanças estéticas e estruturais no organismo, entre elas o aumento da flacidez e a queda das mamas.
Não é possível eliminar esse causador da queda dos seios. Entretanto, algumas medidas e hábitos preventivos podem auxiliar o seu organismo a enganar essa força invisível e manter seus seios bonitos por mais tempo.
As mães correm mais riscos?
Existem ainda alguns fatores que a sabedoria popular considera como grandes responsáveis pela ptose mamária, mas que, entre estudiosos, ainda são controversos.
A amamentação é um deles, já que muitas mulheres experimentam e vivenciam a mudança nas glândulas e na aparência dos seios após a produção de leite. Um estudo recente realizado nos Estados Unidos, pela Universidade de Kentucky, entretanto, não confirma essa relação de causalidade.
Segundo a pesquisa, amamentar não necessariamente faz com que os seios apresentem mais flacidez do que a genética já os programou para apresentar ao longo da vida.
Ainda assim, é possível que com o aumento das glândulas mamárias e o estiramento da pele, além da perda de peso que sucede o parto, a flacidez atinja os seios femininos antes da hora.
Diga não às drogas
Mais um grande causador dos seios caídos que possui unanimidade entre os estudiosos é o consumo de tabaco. Dentre as mais de 4 mil substâncias tóxicas presentes no cigarro comum, algumas são consideradas responsáveis por extinguir a proteína elastina, essencial na formação e manutenção da firmeza e saúde das fibras existentes na pele dos seios e do restante do corpo.
A diminuição na oxigenação dos tecidos causada pelo cigarro e também pelo álcool é outro dos motivos que pode levar à queda precoce dos seios, por prejudicar o funcionamento do metabolismo da pele e das glândulas mamárias.
Medidas preventivas contra a queda dos seios
Ainda que não seja possível alterar o código genético e fazer com que seu DNA lhe proteja da flacidez nos seios por mais alguns anos, existem outras medidas preventivas que podem ser colocadas em prática para retardar a queda dos seios.
Até logo, álcool e adeus, tabaco
A primeira delas, pensando nas principais causas, é abandonar hábitos nocivos, como o consumo de tabaco e álcool. Enquanto as bebidas destiladas e fermentadas podem sofrer apenas uma redução para melhorar a saúde dos seios, o tabaco deve ser cortado integralmente do dia a dia para que a elastina da pele deixe de ser afetada.
Parar de fumar pode ser um processo demorado e estressante. Por isso, recomenda-se um acompanhamento médico e psicológico para que o vício possa realmente ser erradicado.
Use o sutiã de acordo com suas necessidades
Diversas pesquisas já foram organizadas em todo mundo para estudar os efeitos do sutiã nos seios. Alguns acreditam que deve-se abolir o uso em todas as situações. Outros já pregam que o uso pode ser benéfico contra os efeitos da gravidade nas mamas.
Independentemente das pesquisas, mulheres mais velhas e com seios maiores podem precisar do adereço para corrigirem a postura e terem menos dores e problemas de sustentação.
Use sutiã como você se sentir melhor e, em caso de dúvidas, sempre consulte o seu ginecologista.
Mudança de hábitos
Cuidar melhor de todo o seu corpo de forma geral afeta positivamente a saúde dos seios e a forma como eles reagirão à flacidez. Consuma alimentos que estimulem a produção de colágeno e elastina, para uma pele com bastante elasticidade que previna a flacidez.
Vitaminas A e C, bem como zinco, cobre e cálcio são nutrientes que não podem faltar na mesa de mulheres que desejam combater a ptose mamária. Reduzir os carboidratos simples e os açúcares também é uma dica para melhorar a saúde corporal e das mamas.
Se você gosta de se bronzear, diminua o período de exposição ao sol. Ainda que todos nós precisemos da luz solar para a ativação da vitamina D no organismo, os raios UVA e UVB, bem como a luz visível do sol, podem acelerar o processo de degeneração celular.
Ficar atenta a ganhos e perdas de peso muito acentuados em curtos períodos de tempo também é uma maneira de combater a flacidez nos seios, já que, quando se emagrece ou engorda, os tecidos de gordura das mamas também são afetados.
Veja também:
- Como fazer uma limpeza de pele caseira? Aprenda passo a passo!
- Blefaroplastia: levanta o olhar e a autoestima
- Consórcio de silicone: saiba como funciona