Maternidade Saúde Suplementos

Ácido fólico ajuda a engravidar? Confira aqui

Ácido fólico ajuda a engravidar?

Quem está buscando maneiras de aumentar a fertilidade, com certeza já deve ter ouvido falar nele. E aí vem a dúvida: ácido fólico ajuda a engravidar?

Já fizemos dois posts muito interessantes sobre o ácido fólico aqui no blog. Vale a pena ler:

Neste post confira se o ácido fólico ajuda a engravidar e entenda como ele age no corpo da mulher, principalmente no período fértil.

O que é ácido fólico?

Ácido fólico ajuda a engravidar?

O ácido fólico é uma das vitaminas do complexo B. Também conhecido como vitamina B9, esse nutriente é muito importante para o bom funcionamento do organismo.

A palavra fólico vem do latim folium, que significa folha. Apesar do nome remeter a verduras, as principais fontes de ácido fólico são mais diversificadas do que sua nomenclatura sugere. Confira quais alimentos contém ácido fólico:

  • fígado bovino;
  • carne vermelha;
  • verduras com folhas escuras: agrião, brócolis, couve, acelga, almeirão, chicória, espinafre, escarola e rúcula;
  • leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, etc;
  • laranja;
  • gema de ovo.

Segundo a Revista Food Ingredients Brasil, o ácido fólico é usado para a prevenção e tratamento da anemia megaloblástica. Além disso, o nutriente também previne deficiências de nascimento (má-formação), doenças cardiovasculares, câncer e problemas cognitivos comuns durante o envelhecimento.

Como o ácido fólico age no corpo?

Ácido fólico ajuda a engravidar?

O ácido fólico é um nutriente imprescindível para a vida da célula. Sua ação está relacionada ao sucesso da divisão celular.

Segundo a Internacional Life Sciences Institute do Brasil, o ácido fólico é importante no processo de síntese do DNA das células. Por este motivo, a vitamina B6 auxilia no desenvolvimento normal das células nervosas, na prevenção dos defeitos congênitos do tubo neural do embrião e no desenvolvimento e crescimento normal do ser humano.

Ainda segundo a ILSI do Brasil, o consumo desta vitamina promove ainda da prevenção de distúrbios psiquiátricos e mentais.

De acordo com a Nacional Academy of Science, o consumo diário de ácido fólico recomendável para qualquer pessoa seria de 40 mcg por dia. Mas, em alguns casos em que o metabolismo celular é mais intenso, como:

  • hipertireoidismo;
  • infecções;
  • anemias;
  • tumores malignos;
  • alcoolismo;
  • e gravidez.

Nestes casos, sempre consultar um especialista para que ele indique a dosagem adequada, ok?

Ácido fólico ajuda a engravidar?

Já vimos que o ácido fólico é muito importante para o desenvolvimento celular do embrião e que é preciso tomar uma dose diária desta vitamina durante a gestação. Agora vamos entender mais detalhes entre a gravidez e o ácido fólico, certo?

É muito comum que ginecologistas indiquem o ácido fólico para mulheres que desejam engravidar. O ideal é que a ingestão diária da vitamina inicie de 1 a 6 meses antes das primeiras tentativas para engravidar.

O ácido fólico não é um remédio para engravidar. Na verdade, este nutriente não promove a gravidez em si. A vitamina B6 ajuda, na verdade, as células do embrião a se reproduzirem de maneira saudável, evitando abortamentos espontâneos que podem acontecer bem no início da gestação, logo após a nidação.

O ácido fólico também é importante após o início da gestação, pois é nesta fase que o tubo neural do bebê passa por uma fase mais delicada de sua formação. Segundo a Febrasgo, este nutriente ajuda a prevenir má-formações como anencefalia, encefalocele e espinha bífida aberta.

 

Se você quer engravidar, consulte um médico ginecologista e peça orientações sobre qual a dose de ácido fólico você deve consumir diariamente. E não se esqueça de incluir os alimentos ricos desta vitamina em sua dieta! Veja mais detalhes sobre a alimentação saudável na gestação:

 

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */