Saúde

Acne vaginal: causas, sintomas, cuidados e tratamentos

Acne vaginal existe, é mais comum do que você pode imaginar e ainda mais fácil de evitar se você seguir algumas dicas básicas que vamos te dar neste artigo.

Como você já deve estar acostumada, nós sempre vamos te recomendar que procure um médico a qualquer sinal de algo diferente acontecendo no seu corpo. Muitas vezes você olha, acha que não é nada importante e é algo que precisa de cuidados.

Assim como o contrário é verdadeiro: você percebe algo não usual no seu corpo, se assusta, pensa mil possibilidades de coisas ruins e não é nada com o que você precise se preocupar, portanto procurar um médico sempre deve ser a sua escolha.

Mas nós sabemos que nem sempre conseguir uma consulta é rápido como a gente gostaria, então aqui te damos orientações básicas para você lidar com a situação até que possa conversar com um especialista.

Por que surge a acne vaginal?

Assim como a acne facial ou a acne em qualquer parte do corpo, a acne vaginal é causada por um entupimento dos poros ocasionado pelo aumento de oleosidade da pele no local.

Ela pode estar associada a disfunções e alterações hormonais. Mas existem outros fatores que podem contribuir ou causar a acne vaginal, são eles:

  • Excesso de suor no local;
  • Consumo exagerado de alguns alimentos, como leite desnatado, açúcar e alimentos feitos a base de farinha branca;
  • Estresse;
  • Depilação com lâmina;
  • Falta de higiene.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da acne vaginal são muito semelhantes aos da acne em qualquer outra parte do corpo.



Aparecem aquelas bolinhas vermelhas com a pontinha amarelada, cheia de pus – pela descrição e pelo local onde aparecem, podem assustar e facilmente serem confundidas com alguma DST (doença sexualmente transmissível), por isso, para não ficar preocupada nem com dúvidas, é importante consultar um médico.

Essas pequenas inflamações costumam ser incômodas e muitas vezes doloridas.

Pelo fato do local do surgimento não ficar exposto, pelo contrário, normalmente ficar abafado, elas demoram mais para secarem sozinhas, então é bom você dar uma ajudazinha para a natureza.

E que cuidados devo tomar quando surge a acne vaginal?

Além dos cuidados básicos que a gente deve ter com a acne em qualquer parte do corpo, a acne vaginal necessita de mais alguns cuidados pelo fato de estar localizada onde “o sol não bate”!

  • Use calcinha de algodão. O ideal é usar calcinha de algodão na maioria do tempo, mas especialmente no período onde a acne vaginal aparecer, evite outros tecidos e use apenas calcinha de algodão;
  • Evite fazer depilação na área afetada. Os métodos de depilação são sempre agressivos para a pele, então enquanto você estiver com acne vaginal, evite se depilar;
  • Capriche na higiene. Se a higiene íntima é muito importante em períodos de normalidade, quando acontece algo fora do padrão, ela passa a ser ainda mais indispensável. Use sabonete neutro e seque bem após o banho. Trocar de absorvente todas as vezes que for ao banheiro também garante o frescor e a higiene do local;
  • Não esprema. Nunca. Jamais. Sob nenhuma hipótese ou justificativa. Nunca esprema espinha nenhuma em nenhuma parte do seu corpo;
  • Evite roupas justas. Opte por roupas mais folgadas e confortáveis, que permitam que a região respire e transpire melhor;
  • Evite tecidos sintéticos. Durante o período que você estiver com acne vaginal, é recomendável que você evite tecidos sintéticos não apenas na calcinha, mas também nas suas calças;
  • Não use calças jeans. Elas dificultam a respiração da pele e ainda podem piorar o problema devido ao atrito da pele com o tecido;
  • Não use calcinha fio dental. Sabemos que pode surgir alguma ocasião especial que peça o uso de uma peça mais sexy, mas procure evitar o uso de calcinha fio dental, ou pelo menos, restrinja o tempo de uso o máximo possível;
  • Use preservativo. Essa você deve seguir sempre, mas em época onde sua vagina está ferida, esse cuidado deve ser ainda maior. E sexo oral, apenas com a devida proteção do preservativo feminino ou do plástico filme. Prevenção nunca é demais.

O que fazer para acelerar o processo de melhora?

Nós não iríamos te deixar na mão. Depois que você seguiu nossa listinha de cuidados, temos algumas dicas para você acelerar o processo ainda mais:

  • Aplique óleo de lavanda no local. Com a ajuda de um chumaço de algodão ou de um cotonete, aplique óleo de lavanda na região afetada. O óleo de lavanda é um excelente antisséptico natural, além de ser estimulante do sistema circulatório. Com certeza irá te auxiliar no combate da sua acne vaginal;
  • Use também óleo de mameleuca. Ele possui propriedades antissépticas, antifúngicas e antibacterianas, um combo superpoderoso. Aplique no local afetado com auxilio de um chumaço de algodão ou de um cotonete. Alterne o uso com o óleo de lavanda para resultados ainda mais rápidos;
  • Beba bastante água. Isso mantém seu corpo hidratado e ajuda o ajuda a se livrar de impurezas;
  • E caso a sua acne vaginal não desapareça rapidinho, seu médico poderá indicar um creme anti acne que possa ser usado sem riscos na região genital.

Se você estiver grávida, não faça uso de nenhum medicamento ou recurso natural sem consultar seu médico. Por mais inofensivo que o método pareça, não vale a pena colocar em risco a sua saúde gestacional, então sempre converse antes com seu obstetra.

Conclusão

Fugir da acne vaginal pode ser algo bastante simples se você mantiver uma alimentação balanceada e cuidar para que a higiene do local esteja sempre em dia.

Essas dicas servem também para a manutenção da sua saúde íntima e manter sua região genital livre desse e de outros problemas inconvenientes.

Entretanto, como vimos, alguns fatores causadores da acne vaginal podem fugir do seu controle, como as alterações hormonais, e para isso sugerimos algumas formas simples e fáceis de você amenizar o problema para que ele suma rapidamente.

Apesar de bastante incomoda e inconveniente, a acne vaginal não precisa ser um problema a mais na sua vida para você se preocupar. Poucos cuidados ajudam a garantir que sua região genital fique longe desse problema.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */