Nutrição

Conheça os benefícios do açúcar demerara para a saúde

Você é daquelas ficam com água na boca só de sentir o cheiro de doces? Então, pode ser que você seja uma viciada nata em açúcar refinado. Presente há mais de 500 anos na culinária humana, esse ingrediente tem sido amplamente criticado por médicos e especialistas por tornar a população escrava dele, mesmo sendo inútil ao funcionamento do organismo.

Por ser rapidamente absorvido pelo corpo, ele tem o poder de atuar como um tranquilizante ao transformar-se em serotonina no cérebro, hormônio responsável por dar a sensação de prazer e bem-estar, justificando assim o nosso vício por doces. No entanto, o açúcar refinado também muito perigoso, já que o seu consumo excessivo pode levar ao desenvolvimento de doenças como a diabetes, câncer, problemas cardiovasculares e, ainda, a obesidade, sendo este o motivo que leva várias mulheres a tentarem eliminá-lo da sua dieta para emagrecer.

Veja também – Doce veneno: conheça os malefícios do açúcar para bebês e crianças

É também por este mesmo motivo que muita gente tem recorrido a ingredientes alternativos para adoçar as receitinhas de sobremesas e não prejudicar tanto a dieta, como os adoçantes químicos ou artificiais. Mas, apesar destes produtos estrelarem na alimentação quando o assunto é substituir o açúcar refinado e realmente emagrecerem, eles também não são considerados uma alternativa saudável, uma vez que possuem em sua composição uma substância chamada aspartame composição – que já falamos aqui no blog – que pode causar vários problemas neurológicos.

Então, o que fazer para adoçar os alimentos sem prejudicar a saúde? A recomendação é optar por outros tipos de açúcares mais benéficos ao organismo, como é o caso do açúcar demerara, que você vai conhecer no nosso artigo de hoje.

Mesmo sendo extraído da cana-de-açúcar, ele é rico em nutrientes essenciais à saúde, sendo ideal para substituir o açúcar refinado na alimentação. Quer saber mais sobre esse poderoso ingrediente? Então, continue de olho nesse post e conheça os benefícios do açúcar demerara para o corpo. Vamos lá?

O que é o açúcar demerara?

acucar-demerara

O açúcar demerara é um ingrediente que pode ser usado na cozinha em substituição ao açúcar refinado, sem causar os mesmos danos à saúde como este último. Mesmo sendo obtido também a partir da cana-de-açúcar, o que o diferencia do açúcar comum é o seu processo de produção.

Ao contrário do açúcar refinado, o demerara não passa pelo refinamento e nem de clarificação, conservando melhor os nutrientes presentes na cana-de-açúcar através da proteção de uma película de mel em volta dos cristais, como magnésio, cálcio, potássio, fósforo, cobre e vitaminas B1, B2 e B6. Além disso, não são usados nenhum tipo de aditivos químicos na sua fabricação, o que pode torná-lo ainda mais benéfico à saúde.

Veja também – Malefícios do açúcar: Conheça os riscos

Por conta do seu processo de produção diferenciado, os seus grãos são maiores, bem granulados, e a sua coloração varia entre amarela e marrom-claro, sendo esta a razão que leva o ingrediente a ser confundido com o açúcar mascavo.

No entanto, apesar de ter praticamente as mesmas propriedades que este, o demerara possui granulados mais claros, que diluem mais facilmente em contato com líquidos, e não deixam tanto gosto de cana-de-açúcar nos alimentos.

Quais são os seus benefícios?

Rico em nutrientes essenciais à saúde, que são encontrados em grandes quantidades nos cristais se comparado ao açúcar refinado, o açúcar demerara pode trazer ótimos benefícios ao organismo.

Para se ter uma ideia, em 100 gramas do ingrediente, há a presença de 29 miligramas de magnésio, 85 miligramas de cálcio, 346 miligramas de potássio e 22 miligramas de fósforo, além de uma boa quantidade das vitaminas B1, B2 e B6. Enquanto isso, em 100 gramas de açúcar refinado, são encontrados apenas 2 miligramas de cada um desses nutrientes.

Veja, a seguir, quais são os principais efeitos do açúcar demerara no corpo:

Açúcar-Demerara

  • Ajuda a manter o tônus muscular da parede do trato digestivo;
  • Melhora a saúde do sistema nervoso;
  • Fortalece a pele, unhas e cabelos;
  • Faz bem para a saúde ocular;
  • Previne problemas bucais;
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  • Faz bem para mulheres grávidas;
  • Acelera a cicatrização de lesões;
  • Previne e trata a anemia;
  • Auxilia na produção de hemoglobina;
  • Engorda menos que os demais açúcares, já que possui apenas 376 calorias em 100 gramas de alimento.

Açúcar demerara ajuda a emagrecer?

acucar-demerara-onde-comprar-e-preco

Na verdade, não. Apesar de conter mais nutrientes que o açúcar refinado, o demerara não ajuda a emagrecer. Isso porque ele contém uma quantidade de calorias só um pouco menor que a deste último – são 376 calorias em 100 gramas de demerara para 387 calorias para a mesma quantidade de refinado – o que pode não deve ser tão significativamente considerado quando o assunto é perda de peso.

Se estiver de dieta, pode pensar em inseri-lo na sua dieta em vez da versão refinada por seu alto valor nutricional e por não fazer tão mal à saúde quanto ela. Sobre emagrecimento, esta não é bem uma de suas características fortes.

Composição nutricional

Veja, agora, os nutrientes presentes no açúcar demerara  para cada 100 gramas de alimento:

  • Vitamina B1: 0,01mg
  • Vitamina B2: 0,01mg
  • Vitamina B6: 0,03mg
  • Cálcio: 85mg
  • Magnésio: 29mg
  • Cobre: 0,3mg
  • Fósforo: 22mg
  • Potássio: 346mg
  • Calorias: 376 cal
  • Carboidratos: 97,33g

Onde comprar?

O açúcar demerara pode ser encontrado facilmente em casas de produtos naturais e orgânicos. No entanto, como ele já está ficando mais popular, é possível que você consiga comprá-lo em alguns hipermercados e supermercados, inclusive pela internet.

Preço

Este tipo de açúcar, que é mais escuro e não passa por processo de refinamento ou adição de substâncias químicas, costuma ser bem mais caro se comparado ao açúcar refinado. O preço médio no Brasil é de R$ 4,80 o pacote com 500 gramas.

Sobre o autor

Raiane