Beleza Cabelos

Afro Puff: saiba como fazer o penteado perfeito para cabelos crespos!

Poder mesmo é assumir quem você é! Por isso, várias mulheres estão voltando a libertar os seus cachos após uma vida inteira tentando escondê-los com os alisamentos capilares. A onda agora é ter cabelos cacheados e crespos de sucesso e, para isso, vale tudo: desde os melhores cortes, texturizações e penteados para conseguir um visual divo na frente do espelho!

Veja também: 10 tipos de texturização para o cabelo que vão te ajudar na transição capilar

E por falar em penteados afros, a tendência da vez é um arranjo um tanto antigo, usado desde o tempo da vovó, mas que voltou fazendo sucesso no Instagram após a atriz norte-americana Adrienne C. Moore popularizar o penteado na série Orange is the New Black,com a sua personagem Cindy. Estou falando do famoso afro puff, que muitas mulheres com cabelos crespos apostam no dia a dia, sem saber que estão super antenadas no mais novo “velho”penteado do momento!

Trata-se de uma forma bastante versátil e prática de finalizar os cachos no dia a dia, formando um tipo de “pom-pom” no alto da cabeça, que é ideal para deixar todo o cabelo em uma só área, como se fosse um rabo de cavalo. O arranjo é perfeito para qualquer ocasião, seja para passar o dia da preguiça assistindo a um filme em casa, ir a um piquenique ou cineminha com as amigas ou até mesmo ir a uma balada, festa ou evento mais formal.

E se você é uma cacheada e crespa que ama volumão, o afro puff foi feito para você! Quer saber como fazer o afro puff passo a passo e conferir dicas para apostar nesse visual? Então, continue de olho nos próximos parágrafos desse post que eu te mostro tudo!

O que é o afro puff?

afro puff é um penteado ideal para cabelos crespos e afros, que é feito a partir de um rabo de cavalo, formando uma espécie de “pom-pom” volumoso no alto da cabeça. O nome do arranjo vem da junção de ‘afro’ com a palavra ‘puff’, que traduzida para o português quer dizer “protuberância” ou “fofo”. Daí, você já tira o porquê do volumão, não é mesmo?!



Além de antigo, o penteado é tão famoso que chegou a virar nome de uma música da cantora e rapper The Lady of Rage, lançada no ano de 94. Versátil, prático, charmoso e atemporal, o afro puff pode ser usado por qualquer mulher, desde que tenha cabelos curtos ou, no máximo, médios, pois os cabelos longos não conseguirão dar o efeito “puff” arredondado.

E se você está achando que esse arranjo vai tomar muito tempo da sua rotina, é bom saber que ele é muito fácil e rápido de fazer. Portanto, ele pode ser usado tanto naqueles dias que você está apressada para sair e está sem ideias para arrumar o cabelo ou, ainda, para o “bad hair day”, ou seja, aquele dia em que o cabelo amanhece com vida própria e fica indomável, sabe?

E tem mais! O afro puff é ideal para ocasiões normais do dia a dia ou para o trabalho, casamentos, festas, para praticar esportes ou até mesmo ir malhar ou fazer uma caminhada.

Quem pode usar?

Por ser super democrático, o afro puff pode combinar com todos os tipos de rosto. No entanto, o penteado só vale para mulheres com cabelos curtos ou médios, uma vez que nos fios mais longos será quase impossível dar o efeito “pom-pom”, arredondado e com volumão. Caso você não tenha cachos muito definidos e volumosos, pode apostar em apliques para incrementar o seu penteado.

Veja também: 

Como fazer afro puff? Aprenda passo a passo

Apesar de parecer muito com o rabo de cavalo, o afro puff é bem mais aberto, o que significa que você não conseguirá prendê-lo apenas com um elástico comum. Em vez disso, o ideal será usar um elástico frouxo ou, se você não tiver um, uma meia-calça fina cortada na altura dos dedos, formando uma espécie de faixa. Isso ajudará a criar a abertura perfeita para prender o cabelo sem marcá-lo. Confira, a seguir, como fazer afro puff passo a passo:

Passo 1: Para começar a fazer o seu penteado, você precisará usar um pente garfo para soltar a raiz e conferir ainda mais volume aos seus fios crespos.

Passo 2: Em seguida, basta puxar todo o cabelo para trás, como se fosse fazer um rabo de cavalo, e prender os fios com o elástico frouxo ou meia-calça cortada.

Passo 3: Feito isso, após o acessório estar completamente preso nos fios no sentido da testa à nuca com um nó simples, é hora de ir empurrando o cabelo para cima, ao mesmo tempo em que aperta os fios aos poucos.

Passo 4: Se quiser dar um charme a mais ao penteado, basta soltar alguns fios e cacheá-los nos dedos.

Passo 5: Prontinho! Agora, é só finalizar como preferir. Uma dica é passar gel na raiz para fixar os fiozinhos arrepiados.

Veja as melhores versões do afro puff para apostar

E se o penteado tradicional do afro puff está muito “clichê” para você, a boa notícia é que existem várias versões desse arranjo para você apostar e se destacar onde for. Algumas opções são para você investir em puffs laterais e presos para o alto, que deixa o look mais descolado, ou lateral e baixo com o cabelo repartido, ideal para quem quer inovar no penteado para um evento ou festa mais chique.

Além disso, você também pode acrescentar acessórios ao penteado, como tiaras, faixas, headbands coloridas, presilhas, flores, entre outros, para deixar o visual mais romântico ou divertido, dependendo do seu gosto e estilo. Veja:

E aí? Gostou de conhecer um pouco mais sobre o afro puff? Conhece alguma amiga que precisa dessa dica para deixar os seus cabelos crespos ou afros ainda mais lindos? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais para que ela veja!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */