Plantas Medicinais Saúde Saúde Bucal

Conheça tratamentos e remédios caseiros para afta na boca

As aftas bucais são ferimentos que atingem a língua, parte de dentro dos lábios, interior das bochechas, gengivas e até a garganta. Podem ocorrer isoladamente ou proliferam-se em vários pontos diferentes. Além do incômodo da dor causada pela afta na boca, também é comum causarem mau hálito e boca seca.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Duram de 5 a 20 dias e um tratamento caseiro pode ajudar a curá-las mais rápido. Mas é importante prestar atenção às possíveis causas das aftas. Ao cuidar da origem do problema, o tratamento se torna mais eficaz.

Confira algumas possíveis causas da afta na boca:

  • alergia a alimentos ou ao lauril sulfato de sódio presente na pasta de dente;
  • falta de nutrientes no corpo;
  • hormônios descompensados;
  • estresse;
  • resistência baixa;
  • mordidas ou outros ferimentos acidentais;
  • inflamações no estômago ou em outro ponto do corpo.

Se as aftas bucais são algo recorrente, procure orientação médica para averiguar o que está causando esses ferimentos.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Neste artigo, confira uma lista de tratamentos e remédios caseiros para afta na boca e aprenda como tratar em casa rápido e fácil.

1. Evite alimentos ácidos

Alguns alimentos são ácidos e podem piorar a situação. Outros ainda podem irritar as úlceras da boca porque são fortes. Os maiores vilões para quem tem aftas na boca são comidas com muito tempero ou apimentadas. Frutas cítricas como limão, abacaxi, laranja, tomate, café e chocolate devem ser evitados por um tempo. Alimentos muito quentes também não contribuem para a cura das feridas.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

2. Melhore sua alimentação

Comer mais alimentos frescos e que sejam fontes de vitaminas e minerais é um bom conselho pra qualquer pessoa, estando com aftas na boca ou não. Se os ferimentos possuem como causa a baixa imunidade, é essencial reforçar a alimentação para que o corpo possa se recuperar melhor. Procure consumir mais alimentos ricos em vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina E, ácido fólico e ferro.

3. Coma maçã

O ditado popular inglês já avisa: “Uma maçã por dia mentém o médico longe”. Além dos inúmeros benefícios para a saúde, o consumo da maçã pode ajudar a tratar as aftas bucais. Isso acontece porque esta fruta possui propriedades desintoxicantes e fortalece o sistema imunológico. A pectina, presente na casca da maçã, ajuda na digestão e previne problemas gástricos.

4. Consuma probióticos

Os probióticos são micro-organismos (bactérias e fungos) que são necessários para o equilíbrio do nosso organismo. Eles se instalam no sistema digestivo, regulam o intestino e ajudam o corpo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos. Um tratamento de cerca de 4 semanas pode  ajudar a fortalecer o sistema natural de defesa do corpo. Confira:

5. Faça bochecho

O bochecho com remédios naturais pode ajudar para tratar os ferimentos diretamente. A ação das substâncias que não agridem o organismo podem ser muito positivas se usadas adequadamente. Há pesquisas que comprovam o uso do própolis para o tratamento da afta na boca. Também é possível fazer um bochecho simples com água morna e sal. Use também chá de camomila para fazer o bochecho. Não engula a preparação.

Caso haja febre em conjunto com as aftas, procure atendimento médico.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */