Emagrecimento

Ágar-ágar e seus benefícios incríveis de perda de peso

Algas não são usadas apenas no sushi. Na verdade, de acordo com pesquisas recentes, algumas podem realmente ajudar a perder peso e melhorar a saúde em geral – especialmente na forma de ágar-ágar.

O ágar é um produto composto por várias algas marinhas. É muito conhecido como ágar-ágar, é extremamente popular no Japão e China. E aqui no Brasil, é frequentemente usado como um ingrediente adicional em diferentes receitas.

 

O que é o ágar-ágar?

Ágar ou ágar-ágar é um extrato seco de algas marinhas que contém fibra solúvel. É usado como aditivo alimentar e suplemento.

O ágar tem sido utilizado durante séculos, principalmente em países asiáticos em sobremesas, sopas e molhos. A olho nu, o ágar é uma substância gelatinosa branca.

O ágar-ágar tem um sabor doce, mesmo não contendo açúcar e calorias. Normalmente, você pode comprá-lo em pó (mais comum aqui no Brasil) ou em barras.

 

Nutrientes do ágar-ágar

O ágar-ágar é uma excelente fonte de ferro e cálcio, além de ser muito rico em fibras. Não contém açúcar, gordura e nem carboidratos. É muito conhecido por sua capacidade de ajudar na digestão e, principalmente, no processo de emagrecimento.

Na indústria farmacêutica, ágar-ágar é utilizado como matéria-prima para cápsulas, vitaminas, laxantes e até pasta de dente. E em algumas partes do mundo, também é utilizado em remédios para tratar hemorroidas.

 

Benefícios do ágar-ágar para a saúde

evidências o suficiente sobre os benefícios do ágar-ágar para a saúde. Os mesmos incluem:

  • No Japão, o ágar é o ingrediente principal da dieta kanten, uma vez que ele promove a saciedade, auxiliando assim na perda de peso.
  • Cápsulas de ágar-ágar também são vendidas como laxantes, devido às suas propriedades.
  • O ágar também é usado para baixar os níveis de colesterol e glicose em pessoas com diabetes.
  • É um substituto perfeito da gelatina tradicional, pois é feito de uma fonte vegetal e não animal.
  • Suas propriedades de absorção de água também ajudam na eliminação de resíduos.
  • Não possui sabor, nem odor e nem cor, o que o torna muito conveniente de usar.
  • Serve como agente desintoxicante, prevenindo os vasos sanguíneos, hipertensão, etc.

 

Ágar-ágar e a perda de peso

O ágar-ágar é altamente rico em fibras, o que o torna um excelente ingrediente para dietas de perda de peso. Seu teor de fibras ajuda a limpar o sistema digestivo e livrar o corpo de toxinas nocivas. Também faz com que seu sistema digestivo fique lento, o que faz você se sentir cheio por mais tempo e evita que você coma em excesso.

O ágar também é pobre em gordura, com apenas 0,9 gramas em cada porção – podendo variar de acordo com a marca. Além disso, ele também vem com proteínas saudáveis (o que é bom se você quer perder peso e ainda ganhar massa muscular) e oferece uma boa quantidade de cálcio, potássio, ferro e outros minerais e vitaminas.

 

E como usar o ágar-ágar?

Preparar o ágar-ágar vai depender da forma que você o comprou. Se você o comprou em pó, basta dissolvê-lo em água quente. Agora, se você o comprou em barra, basta dividi-las em pequenos pedaços, mergulhar na água por meia hora e esperar. Após isso, você já poderá usá-lo em qualquer receita de sua preferência.

E uma vez pronto para ser usado, você pode usar o ágar-ágar em cremes, pudins e outras sobremesas. É uma ótima maneira de adoçar refeições sem adicionar calorias.

Você também pode comê-lo sozinho. No entanto, se essa for sua escolha, certifique-se de beber muita água enquanto o come, pois a falta de líquidos pode fazer com que o ágar bloqueie sua garganta, esôfago e até intestino.

 

Enfim, assim como o alho negro, Skyr e o Missô, converse com seu médico antes de adicionar o ágar-ágar em sua alimentação. Normalmente, seu uso não é recomendável para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Portanto, seu médico poderá garantir se o uso do ágar será seguro ou não para suas condições específicas.

Mas e você, já tentou usar o ágar-ágar antes? Se sim, compartilhe conosco suas experiências nos comentários.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */