Aquele líquido que surge quando o cereal é molhado pode trazer benefícios diversos. A água de arroz contém vitaminas e minerais. Veja hoje o que ela é capaz de proporcionar…
O chamado ‘leite de arroz’ é tido como excelente aliado da epiderme por causa da presença de um elemento conhecido como ácido para-aminobenzóico, que é encontrado em muitos produtos que nos protegem dos raios solares.
Outra função da água do preparo do arroz seria a de nos defender do envelhecimento precoce. Diz-se que o líquido promove o crescimento celular e retarda a degradação dos tecidos, além de auxiliar a circulação sanguínea.
Os resultados esperados são: rosto mais radiante e firme, graças à renovação do brilho, tonicidade e elasticidade da pele.
Sem falar que sai muito baratinho cuidar da cútis assim, não é?
Colabora com nossa digestão – o ‘leite de arroz’ é interessante enquanto facilitador do funcionamento intestinal, auxiliando na manutenção de sua flora e na redução de desconfortos como o inchaço.
A bebida fornece energia e nutrientes que podem ser benéficos para toda a família, como forma de complementar a dieta.
Mais sobre a água de arroz nos cuidados cosméticos
Há muito tempo, as japonesas usam a água de arroz para melhorar a saúde do couro cabeludo, estimular o crescimento dos cabelos e fortalecer os fios. Um truque de beleza que está conquistando mulheres no mundo todo.
De olho nas versões caseiras de tratamentos com água de arroz, a indústria cosmética vai criando cada vez mais produtos parecidos. Com um detalhe: as formulações industrializadas muitas vezes ainda prometem dar brilho e forma ao cabelo, além de conter óleos essenciais, entre os quais alecrim, lavanda e argan.
Já as receitinhas para preparar água de arroz em casa são práticas e econômicas. Confira uma delas:
Ingredientes
- 1 xícara de água de arroz (previamente lavado para retirar impurezas)
- Água filtrada
- Coador
Preparo
- Coloque 1 xícara de arroz em uma panela
- Cubra o alimento com água na altura de até dois dedos acima dos grãos
- Leve o recipiente ao fogo brando
- Mexa até a água ficar esbranquiçada
- Coe (se quiser, reaproveite o arroz em alguma receita), e pronto!
- Depois de lavar seus cabelos com seu xampu preferido, aplique a água de arroz massageando o couro cabeludo
- Passe o líquido da raiz às pontas dos fios
- Deixe o produto agir durante 10 a 15 minutos e enxágue
Existe uma versão na qual é preciso deixar o arroz na água por 30 minutos a 1 hora para ele descansar. E, depois, é só coar e utilizar o líquido, sem necessidade de aquecer os grãos para obtê-lo.
Agora, se você não quer ir para a cozinha, seja lá por qual razão, basta adquirir água de arroz de uma das diversas marcas disponíveis no mercado.
Outra função da água de arroz seria a de clarear manchas na pele. As marcas podem surgir por vários motivos, entre eles acne e depilação frequente.
Nestes casos, a receita caseira pode ajudar a resolver o problema porque ela é fonte de ácido kojico, uma substância clareadora encontrada em muitos cremes, e que vem do arroz.
Uma sugestão é colocar a água de arroz na geladeira, pois a temperatura fria torna a aplicação mais refrescante. Uma vantagem extra de manter o líquido refrigerado é que isso ajuda a conservar seus nutrientes por mais tempo, permitindo usar o preparo por até 2 dias.
Para conseguir os benefícios do ‘leite de arroz’, a dica é utilizá-lo todos os dias, de manhã e à noite, com auxílio de um algodão. Mas lembre-se de lavar bem o rosto antes para remover as impurezas.
Mas atenção: jamais utilize a água do arroz que foi cozido com sal, óleo ou qualquer outro ingrediente.
O conteúdo deste post tem função de informar. Apenas um médico pode decidir o que é melhor para cada pessoa e prescrever tratamentos de acordo com a situação específica. Consulte sempre seu dermatologista.
Até a próxima!