Pele

Água de colônia: saiba tudo sobre esse tipo de perfume suave e delicado

Os perfumes se tornaram algo essencial em nossas vidas, tanto é que hoje em dia existe até perfume para os cabelos. São raras as pessoas que saem de casa sem, ao mínimo, fazerem uso de um desodorante ou água de colônia. Outras, provavelmente como eu, adoram tomar um banho de perfume ao ponto de se tornar, praticamente, uma flor com pernas de tão perfumado.

Tudo bem, algumas pessoas realmente exageram na quantidade do perfume e acham que deve ser usado no lugar de um bom sabonete, entretanto, outras pessoas usam perfumes de maneira regrada, ou seja, usando apenas um pouco, além do resultado do aroma ser o mesmo do exagerado, ainda economiza no bolso.

Mas, não estou aqui para falar de perfumes, quer dizer, é para nos deixar cheirosos, mas é mais conhecido como água de colônia. Você sabe o que é água de colônia? A diferença entre água de colônia e perfume? Caso não saiba, neste texto falaremos sobre água de colônia: saiba tudo sobre esse tipo de perfume suave e delicado.

O que é água de colônia?

Antes de começarmos a nos aprofundar no líquido aromático das águas de colônia, nada melhor do que conhecermos um pouco mais a respeito sobre o assunto. Tudo bem que, a água de colônia e o perfume têm o mesmo objetivo, mas cada um foi criado para finalidades distintas.

A água de colônia é um tipo de aromatizador pessoal que valoriza o frescor e fragrâncias mais delicadas. Sua composição é diferente dos conhecidos perfumes e geralmente é constituída por óleos etéreos diluído em etanol, cerca de 70% a 90%. Originalmente criada por Johan Maria Farina, as águas de colônia contavam com 4% e 8% de perfume (óleo), diferente da atualidade que utiliza uma porcentagem menor.

Quem criou a água de colônia?

No início do século dezoito, Johann M. Farina (1685-1766), criou em sua firma: Farina Gegenüber, um aroma inovador e delicado que valorizava o frescor, características que caminhavam contra os princípios dos perfumes utilizados na época.  Tudo bem que isso foi algo que acabou descobrindo depois do seu verdadeiro intuito, mas, continue no texto e saberá, ok?



A criação de Johann M. Farina ganhou o nome devido à cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi criada. Esse fato trouxe fama para a cidade e, em homenagem ao pai da água de Colônia, na torre da câmara municipal do estado é possível ver a homenagem realizada.

Com o passar do tempo, água de colônia ou simplesmente, colônia, tornaram-se termos genéricos, na verdade, algumas pessoas chegam a chamar água de colônia de perfume, algo que, devido ao seu emprego, é facilmente justificável, contudo, as diferenças entre perfume e água de colônia são bem claras, ou melhor dizendo: perceptivas.

Colônia e perfume é a mesma coisa?

Apesar de algumas pessoas confundirem ambos, água de colônia e os demais perfumes são produzidos de forma diferente. Os perfumes são desenvolvidos para ter uma durabilidade maior, já às águas de colônia tem o intuito de passar a ideia de frescor e suavidade, por isso, não contam com a mesma quantidade de aromáticos e fixadores em sua produção.

Para que serve?

A água de colônia tem a mesma finalidade que os perfumes, ou seja, deixar-nos aromatizados, cheirosos e por aí vai. A única diferença entre esses dois produtos são suas características distintas e inconfundíveis, ótimas para pessoas que preferem algo mais suave.

Por exemplo, tem pessoas que curtem um perfume mais delicado, mais ameno, outras mais fortes, contudo, os perfumes mais leves geralmente perdem o aroma mais rapidamente, por isso, as águas de colônia podem ser uma ótima opção para quem quer algo mais light.

Quais as melhores águas de colônia?

Hoje em dia existem diversos tipos de colônia no mercado e cada uma delas, com o mesmo objetivo, de levar frescor e aroma delicado aos seus usuários. Como dito, é uma ótima pedida para as pessoas que não curtem perfumes muito fortes e preferem a sensação de frescor e leveza.

Você sabia…

Você já deve ter ouvido alguém falado que as maiores invenções foram criadas por acaso, estou certo? Bom, se sim, eis aqui mais uma para o seu conhecimento. A água de colônia, provavelmente foi criada para eliminar a dor de cabeça, mas acabou ganhando outras finalidades.

Dizem que por, mais ou menos, duzentos anos, as pessoas que viviam na cidade de Colônia, utilizavam uma água perfumada para eliminar suas dores de cabeça. Esse remédio não era nada mais que uma infusão de: laranja, limão, bergamota, lavanda e nerol. Seus usuários acreditavam que essa combinação poderia aliviar sua tensão.

E, acreditem ou não, esse fato perdura até hoje. Os chineses são grandes adeptos desse tipo de produto e, acredite ou não, muitos dele bebem a mistura para fins medicinais. Claro que não os de grife, mas os mais tradicionais e baratos. Interessante, não?

Três razões para você aderir à água de colônia:

  • Frescura acima de tudo: água de colônia não contam com a mesma concentração de fragrância que os perfumes comuns, como também, não contam com a mesma duração, ou seja, se um perfume se mantem no corpo durante 8h, a água de colônia se mantém por 4h. Algo que é muito bom, ainda mais em dias quentes, onde exagerar no perfume pode causar incomodo para as pessoas que estão ao nosso redor. Agora, já com a água de colônia… Além de ser mais ameno, leve e, consequentemente, agradável, ainda traz a sensação de frescor e de banho tomado, isso sem contar que, além de mais barato, conta com frascos pequenos que podem ser facilmente levado para qualquer lugar.
  • O importante é estar cheirosa, sempre: existem diversos tipos de água de colônia e cada uma delas conta com uma característica particular e predominante de cada tipo. Claro, você precisa escolher aquela que mais te agrada. Alguns toques para você: as cítricas são leves, mas passam rápido, da mesma forma que as lavandas e verdes, quatro horas no máximo de duração. As frutadas, amadeiradas ou florais duram um pouco mais, agora, as orientais, além de mais adocicadas, são mais sensuais e podem ficar no corpo por 5h.
  • Potencializando a sua água de colônia: se você já for adepta das águas de colônia e quiser potencializar o seu aroma e sensação de frescor, recomendamos que utilize algum hidratante da mesma fragrância para aumentar ainda mais a sua experiência. Claro que, ambos não podem ser passados no mesmo lugar do corpo, caso contrário, provavelmente o hidratante dificultaria a absorção da água de colônia.

Bom, e por hoje é só, espero que tenham gostado deste novo artigo e que, assim que terminar de ler, corra para a loja mais próxima e escolha aquela água de colônia que fará toda diferença em seu dia. Não tem problema se já tem alguns perfumes por aí, você pode adquirir algumas águas de colônia e deixar tudo muito bem organizado.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */