Casa Limpeza

Como usar água oxigenada para limpar a casa? Confira 9 dicas

Além de pesarem no orçamento, muitos produtos de limpeza trazem em sua fórmula substâncias tóxicas que podem causar reações alérgicas e intoxicação ao serem inalados por qualquer dona de casa. Por isso, há quem tenha optado por recorrer à combinações caseiras, práticas, econômicas e, o melhor, pouco nocivas à saúde  e ao meio ambiente para deixar o lar doce lar super clean.

Uma delas é a água oxigenada, ou perióxido de hidrogênio, um agente higienizador baratinho e sem compostos químicos presente na nossa despensa que, além de dar aquela ajudinha na hora de tratar machucados e feridas, também pode ser usado para deixar a casa brilhando!

Veja também: Água oxigenada para a saúde: descubra os prós e contras do seu uso

Isso porque o produto contém propriedades desinfetantes e antibacterianas que podem ser úteis para eliminar qualquer tipo de sujeira que tenha a presença de microrganismos através do processo de oxidação, ou seja, de queima controlada. Quer saber como usar a água oxigenada para limpar a casa? Então, vem comigo que eu te ensino passo a passo a inserir esse produto nas suas tarefas domésticas!

1 – Para limpar superfícies

Você limpar todas as superfícies presentes na sua casa usando o perióxido de hidrogênio. Para isso, basta colocar uma pequena quantidade do produto com um pouco de água em um borrifador para fazer a higienização de balcões, pias, eletrodomésticos, prateleiras, entre outros.

Para locais que precisam de uma limpeza mais profunda e precisa, você pode colocar o produto puro em um borrifador e aplicar sobre a banheira, chuveiro, WC, box de banho, lavatório, etc.

2 – Para limpar vasos sanitários

Despeje um pouco da água oxigenada direto do frasco na borda do sanitário, em cima e em volta. Esfregue bem com uma escova ou esponja, como você costuma fazer no dia a dia. Enxágue. O produto ajudará a eliminar todas as bactérias do vaso e deixá-lo totalmente limpo.

Outra ideia interessante é colocar a água oxigenada junto com um pouco de água em um borrifador e jogar sobre as superfícies em cima, dos lados, embaixo e ao redor da base para dar um efeito mais limpo ao sanitário.

3 – Para limpar pisos

Você pode usar um balde ou um borrifador para limpar o seu piso com água oxigenada. Basta colocá-la pura, em uma quantidade equivalente a uma xícara, ou misturada a três litros de água quente, aplicar no chão e dar uma boa esfregada com uma vassoura. Depois, jogue água normalmente para enxaguar.

4 – Para limpar a máquina de lavar roupas

Para limpar a sua lavanderia e deixá-la desinfetada e mais branca, basta colocar uma tampa cheia (do próprio frasco) de água oxigenada junto com cerca de metade da quantidade normal de sabão que você usa para higienizá-la e esfregar bem.

Se você costuma utilizar apenas alvejante para limpar a sua máquina de lavar, basta substituí-lo pelo perióxido de hidrogênio, que além de deixá-la branquinha e limpa, você ainda fica livre dos prejuízos do alvejante.

5 – Para lavar as louças

Para lavar os pratos, copos e talheres da sua casa, você pode adicionar ½ xícara de água oxigenada à água da máquina de lavar louças ou da pia e esfregá-los normalmente com a esponja.

Além de deixar a louça limpinha e eliminar as bactérias, o perióxido de hidrogênio vai deixar os utensílios da sua cozinha brilhando. Se você usa a máquina, ela também ficará limpa e desinfetada por mais tempo.

6 – Para tirar manchas

Outra dica é usar a água oxigenada para tirar manchas da parede, carpete e tecidos, inclusive roupas. Para isso, basta colocar uma pequena quantidade do produto em um recipiente com água fria, na mesma proporção e esfregar o local manchado com a ajuda de uma escova. Deixe-o agir por, no máximo, 30 minutos e depois enxágue normalmente.

Veja também: Como clarear roupas com água oxigenada? Veja passo a passo

7 – Para limpar esponjas e buchas

Para higienizar bem as suas esponjas, basta mergulhá-las em uma solução com perióxido de hidrogênio e água, na mesma proporção, deixando-as de molho por cerca de 5 a 10 minutos. Isso ajudará a matar as bactérias presentes em partes mais profundas dos acessórios. Em seguida, é só secá-las por fora e, antes de usá-las novamente, deixá-las secar por completo.

8 – Para eliminar mofo e bolor

Coloque um pouco de água oxigenada misturada à mesma quantidade de água em um borrifador e jogue sobre as partes da sua casa afetadas pelo mofo ou bolor. Esfregue bem com uma escova e deixe-a agir por cerca de 10 minutos. Enxágue normalmente.

9 – Para desinfetar escova de dentes e outros objetos

Para limpar profundamente a sua escova de dentes e matar as bactérias que possam estar presentes nela ou em outros objetos, basta colocar uma quantidade pequena de água oxigenada em um copo com a mesma proporção de água, deixá-los mergulhados por cerca de 3 ou 4 minutos, e enxaguá-los em seguida, em água pura, antes de utilizar.

Gostou do artigo de hoje? Já experimentou usar água oxigenada para limpar a sua casa? Então, deixe o seu comentário aqui embaixo e compartilhe conosco as suas dicas…

Até a próxima!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */