Turismo

Águas Cristalinas no Brasil: 10 destinos que você precisa conhecer

Doces ou salgadas, as águas cristalinas no Brasil atraem visitantes de toda a parte, que ficam encantados com a transparência. Alguns cenários paradisíacos são até pouco conhecidos por quem vive aqui, mas trazem uma beleza que não deve nada a destinos como as Ilhas Maldivas e os paraísos caribenhos. Confira:

1. Arraial do Cabo (RJ)

Arraial do Cabo RJ

As águas transparentes fazem parte de um conjunto incrível de atrações turísticas, raramente encontrado no país. Arraial do Cabo está dentro de um cinturão turístico importante, que inclui praias deslumbrantes e vegetação da Mata Atlântica, além de ótima infraestrutura para receber os visitantes. Tudo isso a somente 140 km do Rio de Janeiro.

2. Baía dos Porcos (PE)

Baía dos Porcos Pernambuco

É simplesmente a praia mais desejada de Fernando de Noronha. Esta piscina natural com apenas 100 metros de extensão encanta pela beleza e diversidade de espécies, incluindo peixes, tartarugas e estrelas-do-mar. A Baía dos Porcos está situada aos pés do Morro Dois Irmãos e é, para muitos, o lugar mais bonito do mundo.

3. Galés de Maragogi (AL)

Galés de Maragogi Alagoas

Arrecifes de coral com ricas fauna e flora formam impressionantes piscinas naturais quando a maré está baixa. Este cenário é um entre inúmeros atributos de Galés. Diz-se até que é impossível não lembrar das Ilhas Maldivas ao olhar para suas águas claras, que causam a impressão de que os barcos estão flutuando sobre elas. Deslumbrante…



4. Gruta do Lago Azul (MS)

Gruta do Lago Azul MS

Surreal. É assim que podemos definir a beleza da Gruta do Lago Azul, em Bonito, no Mato Grosso do Sul. O lago extremamente azul é apaixonante, mágico, além de ser repleto de histórias. Não é à toa que é até difícil conseguir ingressos para visitar o lugar, uma mistura de mistério e natureza imperdível. Gruta realmente não poderia ficar de fora da lista das águas cristalinas no Brasil.

5. Ilha de Boipeba (BA)

Ilha de Boipeba Bahia

É uma praia mais intacta e selvagem quando comparada a outras no país porque o acesso não é muito fácil. Mas vale a pena pegar um barco na cidade de Valença (a 300 km de Salvador) e fazer uma pequena viagem de 45 minutos até Boipeba.

Lá, você não encontrará vida noturna agitada, comodidades de roteiros badalados. O destino é perfeito para desfrutar de simplicidade, tranquilidade e beleza natural ainda pouco explorada. As paisagens inacreditáveis e as águas cristalinas compensam!

6. Morro de São Paulo (BA)

Morro de São Paulo Bahia

Fica quase ao lado de Boipeba, a 280 Km de Salvador, e em localização privilegiada do litoral baiano. Apesar da proximidade com a ilha mais calminha, o que não falta em Morro de São Paulo é animação durante o dia e à noite. As águas claras e mornas em tom esverdeado dão um show à parte.

7. Península de Maraú (BA)

Península de Maraú Bahia

Cercada de paraísos naturais, a Península mantém o padrão alto no quesito beleza. Está localizada na famosa Costa do Dendê, entre o Morro de São Paulo e Itacaré. Para você ter uma ideia da riqueza natural encontrada por lá, são mais de 40 km de praias. Com um detalhe interessante: elas ficam praticamente desertas o ano inteiro.

Se você busca uma experiência ainda melhor para descansar e curtir revigorantes águas cristalinas, fica a dica!

8. Praia do Atalaia (PE)

Praia do Atalaia Pernambuco

Já imaginou a sensação de mergulhar em um aquário com peixinhos passeando tranquilamente ao redor? Então, aproveite a água impressionantemente clara de Atalaia para conferir de perto um espetáculo natural de cores únicas. Dá para entender os motivos de o passeio para a Praia de Atalaia ser um dos mais procurados pelos turistas.

9. Pratinha (BA)

Pratinha Bahia

A Gruta da Pratinha é inundada por águas azuis transparentes e fica dentro da Fazenda Pratinha, na Chapada Diamantina. A boa pedida é apreciar a beleza dela por dentro, com direito a milhares de peixinhos ‘agradecendo’ sua visita na saída, já com luz natural. Como não conhecer – e amar – um lugar assim?

10. Rio Sucuri (MS)

Rio Sucuri Bonito MS

As águas cristalinas no Brasil incluem este rio localizado em Bonito, no Mato Grosso do Sul. Sua água leva os visitantes por um trajeto de quase 2 km. Na flutuação, você confere cerca de 50 minutos de contato bem próximo com peixes e plantas aquáticas. Algo que só a transparência dessa água pode permitir.

Sou capaz de apostar que sua vontade de arrumar as malas aumentou depois de saber um pouco mais sobre tantas águas cristalinas brasileiras de tirar o fôlego… O paraíso, definitivamente, é aqui!

Boa viagem, e até breve!

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */