Nutrição

Alanina: saiba como aminoácido beneficia o treino e crescimento muscular

Ela serve para ajudar na quebra do açúcar no sangue, garantindo energia necessária para o corpo mandar bem nos exercícios de força e resistência. É a alanina.

Ao agir na regulação dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, este aminoácido é útil também na prevenção da diabetes. Enquanto componente da proteína, ela ainda auxilia na manutenção do tecido muscular e na redução da fadiga. Outra função da alanina é melhorar nossa imunidade.

A alanina e a arginina são dois elementos muito ligados ao melhor desempenho esportivo, pois diminuem o cansaço dos músculos. Muitos esportistas e atletas profissionais ou amadores recorrem aos suplementos contendo alanina para conseguir resultados maiores, aumentar sua capacidade de esforço físico e, assim, turbinar a performance.

Vale destacar aqui o seguinte: o recomendado é consultar sempre um nutricionista ou médico para saber a quantidade ideal de alanina a ser tomada, de acordo com cada pessoa.

Saiba mais sobre o aminoácido alanina

O corpo humano consegue produzir alanina em quantidade suficiente para realizar suas funções em condições normais. Por isso, sua ingestão através da alimentação não é algo considerado fundamental.

Assim como a glutamina, a alanina é metabolizada sem nenhum problema em nosso organismo. Esta substância faz parte da categoria dos aminoácidos não essenciais, isto é, aquele grupo sintetizado bioquimicamente por meio de reações das enzimas em nosso organismo.



No entanto, a alanina é encontrada nos alimentos ricos em proteínas, tais como carnes, ovos, peixes, leite e derivados.

Ela também pode ser achada no milho, feijão, ervilha, coco, abacate, aveia, cenoura, beterraba, aspargo, avelã, nozes, cacau, centeio, batata-inglesa, berinjela, mandioca, cevada, nozes, amêndoas, castanha-de-caju, castanha-do-pará e amendoim.

Benefícios

A alanina age como co-formadora do aminoácido chamado carnosina. Em outras palavras, o nível de alanina influencia os de carnosina, sendo que esta é encontrada principalmente em fibras musculares de rápida contração.

O que significa que a alanina acaba sendo muito importante em atividades físicas de explosão (corrida, natação, ciclismo e treinos de alta intensidade).

Lembrando que os aminoácidos são fundamentais para a construção da proteína, a base da formação muscular. Sozinha, a alanina não consegue sintetizar proteína, mas eleva a concentração de carnosina, uma substância formada também por histidina.

Com a carnosina ou L-carnosina em alta, a musculatura demora mais a falhar, pois ela age revertendo os danos na fibra, tais quais os que acontecem durante a musculação. Dessa maneira, a pessoa consegue treinar mais sem sentir dor.

A carnosina proporciona baixa acidez nos músculos, possibilitando um treinamento mais pesado e longo. Sabe aquela sensação de conseguir aumentar uma ou duas repetições na sua série? Pois é isso que acontece…

Por consequência, a alanina promove o crescimento muscular, uma vez que o aumento do tempo de exercícios somado à demora para chegar à fadiga potencializa os rompimentos das fibras musculares e sua reconstrução, o que demonstra todo o potencial ergogênico do aminoácido.

Em resumo, a alanina não faz bem somente durante os exercícios anaeróbicos; é bastante útil para quem pratica aeróbicos intensos também.

Efeitos colaterais

Quanto aos efeitos adversos, existem relatos de formigamento e coceira de braços, pernas, pés e mãos durante a administração da alanina. Geralmente, o sintoma desaparece depois de 20 minutos e é indício da grande concentração do aminoácido no sangue.

Mas o formigamento é uma consequência muito individual, varia de pessoa para pessoa, além de ser um evento passageiro.

Muitas vezes, é confundido com um possível efeito de estimulação provocado pelo suplemento com alanina, isto é, quanto mais formigamento, mais forte é a substância e melhor resultado ela terá. No entanto, isso é um mito.

Consulte um nutricionista de sua confiança e tire todas as dúvidas a respeito dos suplementos e alimentos para deixar sua vida mais saudável e seu treino incrível, claro!

Até a próxima!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */