Unhas

Alergia a esmalte? Aposte nos hipoalergênicos!

Qual garota não é apaixonada por unhas coloridas e cheias de estilo? Acontece que nem todas podem desfrutar de momentos prazerosos ao fazer as mãos sempre que quiserem sem se preocuparem com inflamações e infecções nas unhas é cutículas. Quem apresenta alergia a esmalte, chega a sofrer e está sempre à procura de soluções.

Este é o tema principal desse artigo: investir na linha de produtos hipoalergênicos para complementar e manter a saúde e a beleza das mãos, prevenindo alergias e protegendo a pele. E, como nem tudo é milagre para se ficar bela, acompanhe conosco como você pode cuidar das unhas e cutículas com muita informação.

Vale a pena investir em hipoalergênicos!

Primeiro, vamos esclarecer que o esmalte ajuda a fortalecer e proteger as unhas de agressões diárias, além de deixa-las muito mais bonitas e estilosas. É aí que entra o problema! A maioria das pessoas sequer sabe que esmaltes podem causar alergias.

E, com a variedade em opções de marcas e cores que temos hoje em dia, ter alergia a esmalte é uma tragédia! Mesmo não resolvendo todos os seus problemas, de acordo com especialistas, os esmaltes hipoalergênicos são indicados apenas para alguns casos.

Você sabia que existem dois tipos diferentes de alergia? Por se tratar de uma dermatite, a mais comum ocorre devido ao uso regular de produtos de higiene e limpeza, fazendo com que essa irritação se desenvolva com o tempo.

Em outro caso, pode ser uma irritação originada após a exposição a componentes do qual você já é alérgico. No primeiro caso, os hipoalergênicos chegam a funcionar muito bem!



Tenho alergia a esmalte!

Na verdade, você não tem alergia não unhas, e sim na sua pele. Devido ao contato com a substância que origina a irritação, tem início o processo inflamatório com sintomas que vão desde vermelhidão na pele, coceiras até edemas.

Lembre-se de, sempre que necessário, você deve agendar uma visita ao seu médico dermatologista. Além de realizar testes para determinar qual o tipo de alergia, a realização do tratamento é fácil, com uso de remédios específicos e cremes.

Qual o vilão que causa suas reações alérgicas? Um dos principais fatores é a presença de resina no esmalte, adicionada para dar mais durabilidade e aderência. Outros fatores que causam alergia a esmalte é a presença de substâncias como a mica, que é um pigmento presente em certas cores, e um solvente chamado tolueno.

Quem pode ter alergia a esmalte?

É difícil definir um grupo, mas esses tipos de alergia a esmalte variam de uma pessoa para outra. No caso do tipo mais comum, a chamada dermatite de contato, qualquer pessoa pode desenvolvê-la. Por ser uma reação inflamatória da pele, ele costuma ter início nas cutículas e pálpebras graças ao contato do esmalte com a pele sensível e fina e dessas regiões.

Principais sintomas

Identificar sinais visíveis da alergia a esmalte é simples. Apenas fique atenta ao surgimento de sintomas como:

  • Formação de bolhas nos dedos;
  • Vermelhidão na pele e presença de bolinhas ao redor de unhas, face, pescoço e olhos;
  • Dor e coceira nas cutículas, face, pescoço e olhos;
  • Pele descamando e seca, nos olhos, face, pescoço e dedos;
  • Unhas fragilizadas, que quebram e lascam facilmente.

Embora nem todos esses sintomas apareçam, vale a pena sempre verificar se suas unhas estão quebradiças e fracas sem razão aparente. Para os casos de coceira e vermelhidão na pele, procure um dermatologista imediatamente.

Lembre-se, também, que unhas quebradiças e fracas nem sempre significam sintoma de alergia a esmalte! Elas podem significar que você pode estar desenvolvendo doenças como a anemia ou apenas faz o uso frequente de gel.

Tratamento para a alergia

Como não há uma cura definitiva para alergia a esmalte, a sua melhor opção é passar a utilizar esmaltes hipoalergênicos. Fazendo uso contínuo, além de ajudarem a diminuir os sintomas, você ainda pode combinar seu uso com a prática de algumas das nossas dicas listadas, como:

  • Troque a marca do seu, pois a causa da sua alergia pode ser proveniente de marcas específicas;
  • Use sempre um removedor também hipoalergênico. Acetona, jamais;
  • Procure por esmaltes hipoalergênico sem formaldeído e tolueno.

Os esmaltes hipoalergênicos

Com uma fórmula especialmente elaborada para assegurar beleza e saúde, os esmaltes hipoalergênicos são diferentes por apresentarem menores níveis de substâncias químicas, além de possuírem uma formulação rica em cálcio, de secagem rápida e com maior durabilidade.

Os hipoalergênicos e a causa da sua alergia

Em alguns casos, algumas pessoas chegam a apresentar certas reações alérgicas, mesmo fazendo o uso de esmaltes hipoalergênicos. Faça uma leitura mais atenta aos rótulos desses esmaltes e confira sempre os ingredientes e substâncias presentes na composição de produtos como removedores e bases, lembrando que as unhas de acrílico também são causadoras de alergia.

Esmalte hipoalergênico: a troca de substâncias não altera a qualidade

Quando um produto se diz hipoalergênico não significa que ele perdeu a qualidade, mesmo nos casos de algumas substâncias serem substituídas. Todas as funções de extrema importância são mantidas, mantendo-se até 100% da qualidade original de um esmalte convencional.

Mantendo as cutículas saudáveis, como suas unhas

Para acompanhar a saúde das suas mãos, unhas bonitas e saudáveis também exigem cutículas bem cuidadas. Além de amenizar a questão da alergia a esmalte, siga algumas de nossas dicas!

  1. Passe sempre um amolecedor de cutículas ao redor dos dedos. Caso você não tenha em casa, utilize um creme hidratante e coloque as mãos num pote de com água morna por alguns minutos;
  2. A seguir, passe uma espátula levemente pelos contornos da unha para que a cutícula fique no lugar certo. Nessa fase, toda a pele morta vai se sobressair e, então, você vai poder cortá-las com segurança;
  3. Feito isso, enxugue bem os dedos e retire todo o excesso do creme. Lixe bem suas unhas e faça uso de um hidratante para as mãos;
  4. Agora, para quem quer resolver seu problema de alergia a esmalte, é só escolher o hipoalergênico com a sua cor preferida para sair não só com unhas e cutículas bem cuidadas. Você ainda vai ganhar mãos saudáveis e lindas.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */