Saúde

Conheça os benefícios da alfarroba!

Benefícios da alfarroba

Famosa por ser uma alternativa mais saudável para quem adora chocolate, os benefícios da alfarroba vão muito além do sabor semelhante ao desse doce.

Nativa da costa mediterrânea, a alfarrobeira é uma árvore frondosa que dá vagens com muita polpa e sementes.

Essas vagens possuem coloração marrom escura e sabor adocicado e são utilizados pela indústria na fabricação de gomas e espessantes.

Da sua polpa torrada e moída é extraída a farinha de alfarroba, muito utilizada na substituição do cacau.

Se você adora chocolate, mas vive se torturando porque sabe que ele engorda, leia este post e descubra os benefícios da alfarroba na substituição do cacau e todas as vantagens que essa troca pode proporcionar para sua saúde. Confira!



Substituição do cacau

Como dissemos acima, um dos benefícios da alfarroba é ser um substituto natural para o chocolate.



Muitas são as vantagens dessa substituição. Por exemplo, a alfarroba não contém estimulantes ou alergênicos como a cafeína, a teobromina e a feniletilamina.

Além disso, o cacau tem um teor de gordura de 23%, enquanto a alfarroba possui somente 0,7%. Também é menos calórica – 20 gramas (referente a duas colheres de sopa) da versão em pó de alfarroba possuem 80 calorias contra 180 da mesma quantidade de cacau.

Quando o assunto são os açúcares, o cacau apresenta cerca de 5%, enquanto o alfarroba apresenta de 38% a 45% de açúcares naturais como a sacarose, glicose e frutose, o que lhe confere um sabor adocicado, tornando desnecessária a adição de açúcares refinados durante seu processamento.

A alfarroba pode ser encontrada pronta para consumo em barrinhas e cremes e sua farinha pode ser utilizada como substituto do chocolate em pó em diversas receitas.

Benefícios da alfarroba

É fonte de fibras e nutriente

Essa vagem é rica em nutrientes, que são os responsáveis pelos inúmeros benefícios da alfarroba para a saúde.

Ela é rica em vitaminas do complexo B (principalmente B1 e B2) responsáveis por melhorar o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos, do coração, da atitude mental e do raciocínio.

Também é fonte de vitamina A e possui sais minerais como o cálcio, magnésio, ferro, potássio e manganês.

É constituída 90% de carboidratos, 5% de proteínas e 1% de gordura, além de apresentar fibras e taninos solúveis que ajudam na eliminação de toxinas e auxiliam o trânsito intestinal.

Auxilia na regulação do colesterol

Justamente pela presença de fibras insolúveis, o consumo de alfarroba auxilia no controle do colesterol, reduzindo o colesterol ruim (LDL) e a quantidade de triglicerídeos no sangue, melhorando o perfil lipídico.

Assim, a alfarroba pode ser utilizada na prevenção e tratamento da hipercolesterolemia, o colesterol alto.

Possui ação antioxidante

O combate aos radicais livres é mais um dos benefícios da alfarroba para a saúde.

Essa ação antioxidante se dá graças à presença de polifenóis em sua composição, como os taninos, flavonóis e ácido gálico.

Esses compostos fenólicos com atividade antioxidante, também ajudam a reparar células danificadas e retardam o envelhecimento.

Auxilia nos processos digestivos e intestinais

A alta concentração de taninos e fibras ajuda no tratamento de diarreia e outros problemas digestivos e intestinais, além de atuar na prevenção de doenças gastrointestinais.

As fibras melhoram a digestão ativando a secreção de sucos gástricos, aumentam a absorção de água melhorando a consistência fecal, e estimulam os movimentos peristálticos melhorando o trânsito intestinal como um todo. Já os taninos evitam a proliferação de bactérias nocivas no intestino.

Além dos benefícios da alfarroba citados acima, ela ainda apresenta propriedades laxantes, adstringentes, afrodisíacas e reguladoras da glicemia.

Também proporciona sensação de saciedade e mata aquela vontade de comer chocolate, auxiliando pessoas em dieta e que buscam o emagrecimento.

A quantidade indicada de consumo não deve ultrapassar 30 gramas diárias. Pode ser encontrada em casas de produtos naturais, na forma de farinha, barrinhas, tabletes, bombons, creme com avelã, entre outros. Pode ainda estar presente na receita de outros doces, como bolos, tortas e smoothies.

Receita bolo alfarroba sem glúten lactose

Infelizmente não é um produto barato. Para ter ideia, um pacote de farinha de alfarroba com 200 gramas custa cerca de R$15,00.

Com tantos benefícios não vão faltar motivos para você experimentar a alfarroba! Experimente e compartilhe!

Veja também:

Sobre o autor

Juliana Mitsuda