Terapias

Algoterapia: o que é? Como funciona? Quais os benefícios? Saiba tudo aqui!

Um novo tipo de tratamento para os cabelos tem se tornado muito conhecido e utilizado por pessoas comuns e celebridades do mundo todo, trata-se da famosa algoterapia.

Nos últimos anos diferentes produtos e tratamentos para os cabelos tem se utilizado dos benefícios proporcionados pelas propriedades das algas marinhas. As melhorias vão desde a recuperação da pele até o fortalecimento dos fios de cabelo.

A principal diferença entre a algoterapia e a utilização das algas marinhas em produtos cosméticos se dá na maneira que as plantas são utilizadas, in natura, ou seja, enquanto os produtos convencionais passam as algas por diversos processos antes de associa-los à xampus e cremes na algoterapia a planta é aplicada diretamente sobre os cabelos.

O que é algoterapia

O uso de algas marinhas para fins terapêuticos vai muito além do que a utilização nos cabelos. Além do uso culinário as algas marinhas são usadas há séculos como antibióticos, antitumorais e como estratégia para retardar o envelhecimento da pele.

Quando usado no tratamento dos cabelos os resultados obtidos através deste método têm empolgado profissionais de estética e aumentado o interesse de mulheres que buscam alcançar bons resultados na aparência dos cabelos sem abrir mão da saúde dos fios.

A algoterapia é um tratamento estético capilar que promete aliar os benefícios terapêuticos das algas marinhas com beleza e maciez que ela consegue proporcionar aos cabelos.

Sua principal característica é a utilização in natura da alga sem a adição de qualquer produto químico para que apenas a própria alga realize naturalmente o tratamento no cabelo.



Os vários benefícios e a falta de contraindicação fazem com que este tratamento seja procurado por mulheres que querem algo natural, saudável e que ofereça bons resultados.

Como funciona a algoterapia

As algas marinhas existem tanto nos mares quanto em água doce e são famosas por possuírem diversos tipos de vitaminas (A, B, C, D, E e K) além de serem ricas em proteínas, minerais, caroteno e aminoácidos.

Sua composição e seus princípios ativos fazem com que as algas sejam utilizadas em produtos que tenham por objetivo oferecer efeitos desintoxicantes, recondicionantes e umidificantes. Estes “poderes” das algas marinhas são muito úteis principalmente para o uso na pele e nos cabelos.

Outra característica das algas marinhas, seu efeito antioxidante, é responsável por combater o envelhecimento. Isto ocorre porque ao respirarmos oxigênio o nosso organismo produz radicais livres que “enferrujam” os órgãos. A capacidade antioxidante da alga marinha é capaz de retardar este efeito em qualquer parte do corpo, inclusive nos cabelos.

Nos fios de cabelo a alga age de maneira suave trazendo revitalização, fortalecimento e maciez. As propriedades das algas são capazes de oferecer hidratação, cauterização e também proporciona efeitos similares aos processos de querentinização ao repor proteínas aos cabelos danificados.

Por ser um tratamento orgânico e natural a algoterapia não possui qualquer tipo de contraindicação, podendo ser utilizado por pessoas que possuam qualquer tipo de cabelo e é especialmente indicado para quem fez uso de tratamentos químicos ultimamente.

As propriedades da alga marinha também oferecem benefícios a pele do couro cabeludo. Além de renovar as células da região o tratamento também combate a acne, a celulite e o envelhecimento da pele. Tudo isto de uma maneira antialérgica e sem contraindicações para todos tipos de pele.

Quais os benefícios da algoterapia

A principal vantagem apontada por quem já fez uso desta técnica é a possibilidade de reconstruir os cabelos danificados de uma maneira natural utilizando-se apenas das algas marinhas. A algoterapia é valorizada por não trazer danos colaterais como ocorre com muitos produtos químicos.

Hidratação dos fios e limpeza do couro cabeludo são os primeiros efeitos percebidos por quem faz uso do tratamento de algoterapia. Manter os fios de cabelos hidratados é fundamental para preservar a saúde capilar e a limpeza do couro da cabeça não sempre é feita com o tempo adequado e da maneira correta. A algoterapia mostra-se uma grande ajuda para melhorar estas duas necessidades.

Redução da oleosidade e controle da caspa também são rapidamente percebidos por quem utiliza a algoterapia. Um cabelo sem caspa e sem oleosidade é um cabelo saudável e com brilho e maciez adequados. Quem faz uso da algoterapia costuma dizer que somente estes dois benefícios já valem a pena o tratamento.

Cabelos danificados também são beneficiados pelas propriedades da algoterapia. O tratamento promete revitalizar os fios prejudicados por procedimentos químicos e auxiliar na reconstrução de cabelos mais saudáveis.

O fortalecimento dos fios obtido pela algoterapia trará um efeito duradouro para os cabelos que irão se refletir na saúde capilar e ajudar no controle da queda dos cabelos.

Processo de tratamento com algoterapia

Para a aplicação nos cabelos é necessário antes preparar as algas que serão utilizadas. As algas devem serem colocadas em água quente e misturadas até que virem uma espécie de gelatina. Somente ao atingir esta consistência que elas poderão ser aplicadas nos cabelos.

O primeiro passo do tratamento consiste na limpeza e hidratação adequada dos fios e do couro cabeludo. Este procedimento é importante e deve ser feito com atenção porque se houverem falhas nesta limpeza poderá haver comprometimento dos resultados do tratamento. Esta higienização pode ser feita com um shampoo de algas ou com um outro shampoo de qualidade.

Agora é chegado o momento de aplicar o produto em todas as mechas. Por 15 minutos o cabelo deve receber calor para que as propriedades da alga atinjam os fios adequadamente. O efeito disto é que as algas irão secar, mas tudo se resolverá com um bom enxague dos fios.

A utilização de uma máscara de hidratação à base de algas é o próximo passo do tratamento. Ela deve agir no vapor úmido por cerca de 10 minutos para que novamente os cabelos sejam enxaguados e secados.

Um lindo penteado fechará com chave de ouro este processo que além de beleza e maciez também trará saúde para os seus cabelos. A algoterapia é uma resposta pra quem está cansada de produtos químicos maltratando a pele e os fios mas não quer abrir mão de beleza e estilo.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */