Nutrição

O que é o alho negro? E quais são seus benefícios para a saúde?

Embora não seja tão conhecido como sua versão branca, o alho negro está se popularizando cada vez mais nos círculos gastronômicos e no campo de medicina alternativa.

Introduzido na área da saúde e alimentos há cerca de 5 anos pelos coreanos, o alho se torna o “alho preto” a partir de um processo de fermentação (sob calor e umidade rigorosamente controlados) que dura aproximadamente um mês. Após o processo ele ganha um sabor, odor e textura diferenciados, deixando de lado a aparência do alho comum.

 

Quais os benefícios do alho negro?

Alho negro

Abaixo estão alguns dos principais benefícios que o alho preto pode oferecer:

 



Proteção contra o câncer e benefícios para o colesterol

O processo de criação do alho negro (fermentação) contribui para criar uma espécie de super alho. O composto S-alil-cisteína, um componente natural do alho branco e um derivado do aminoácido cisteína, é encontrado em concentrações maiores no alho preto, o que incrivelmente pode reduzir o colesterol ruim e diminuir o risco de câncer.

 

Proteção contra várias doenças

O alho também é naturalmente rico em antioxidantes. E o alho negro possui duas vezes mais antioxidantes do que o alho branco. Antioxidantes protegem as células de várias doenças e ainda retardam o processo de envelhecimento.

Por ser tão potente, seus níveis elevados de antioxidantes oferecem mais proteção contra o dano dos radicais livres, o que o torna um alimento perfeito para combater doenças crônicas. Os radicais livres danificam células ao ponto de levar ao aparecimento de doença cardíaca, Alzheimer, problemas circulatórios, artrite e muitas outras doenças crônicas. E o alho preto é excelente para combater tudo isso.

 

Outras características

O processo de fermentação que produz o alho preto também reduz o odor picante e sabor forte do alho, tornando-o mais atraente para algumas pessoas. O sabor do alho preto pode ser comparado ao de uma fruta seca e doce. O alho negro pode ser consumido em grandes quantidades e sem os efeitos olfativos do alho comum.

Outros benefícios do alho negro incluem:

  • Ele ajuda a emagrecer.
  • Regula a pressão arterial.
  • Diminui o estresse.
  • Previne gripes e fortalece o sistema imunológico.
  • Reduz o risco de câncer e controla o colesterol.

 

E como usar o alho negro?

Alho negro na salada

Existem várias maneiras! O alho preto é um ingrediente extremamente versátil. Aqui estão algumas formas de usá-lo:

Na torrada: cubra o ovo com um pouco do alho negro para uma pitada de proteína extra, adicione a torrada e pronto.

Com queijo: o sabor doce do alho preto combina com o queijo. Coloque um pouco de alho negro junto ao queijo no seu próximo misto quente.

Em um sanduíche: corte alguns pedaços e misture com a carne moída para fazer hambúrgueres. Você também pode espalhá-lo diretamente no pão ou no topo do sanduíche para substituir a manteiga.

Em receitas demoradas: o alho preto também é ideal para receitas de fogão que demoram. Você pode usá-lo para fazer frango ou adicioná-lo à sopa, feijoada, saladas e entradas.

 

Quanto custa e onde posso comprar?

Formas como o alho negro é comercializado

O preço do alho preto é mais alto do que do alho branco, afinal, é um super alho. Em média, 500g do alho negro custam R$ 90,00 (sim, NOVENTA REAIS). Você pode encontrá-lo facilmente pela internet em lojas especializadas ou no próprio Mercado Livre. Lojas de produtos naturais também costuma comercializar o alho negro.

 

Então, o que é o alho negro?

Alho negro na pizza

Do ponto de vista nutricional, o alho preto é incrível, possui mais benefícios do que o alho comum, doce sabor e sem odor. O alho negro é muito mais efetivo do que o alho branco por todos os benefícios mencionados acima e, além de tudo isso, é bem aceito pelo sistema digestivo para quem sofre de gastrite.

Mas e você, já experimentou o alho negro? O utilizou em alguma receita? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas experiências.

Videos do nosso Canal no Youtube

/* ]]> */