Nutrição Saúde

Conheça os principais alimentos diuréticos para turbinar sua saúde!

O corpo, para se manter saudável, precisa estar muito bem hidratado. Ingerir líquidos é a melhor maneira de promover essa hidratação. Acontece que em algumas pessoas o excesso de hidratação gera um acúmulo de líquidos, levando o corpo a ficar inchado. Os alimentos diuréticos são excelentes para evitar esses excessos de líquidos indesejáveis.

Muitas vezes, a preocupação exagerada em manter o corpo saudável faz com que as pessoas cometam alguns excessos indesejáveis.

A água é um líquido fundamental para o perfeito funcionamento do organismo. Ela é responsável por fazer o corpo ficar e se manter hidratado, mas quando consumida em excesso ela acaba ficando retida, provocando inchaços indesejados.

Eliminar esse excesso de água é a grande preocupação das pessoas que sofrem com a retenção de líquidos.

Existem alternativas que auxiliam na eliminação desse excesso de líquidos. Hoje você vai aprender tudo sobre os alimentos diuréticos, fáceis de serem encontrados e com preços acessíveis.

Com as nossas dicas, você vai desinchar com mais facilidade e manter o seu peso estável. Acompanhe!

O que é a retenção de líquidos?

A retenção de líquidos também é conhecida como edema ou inchaço. Esse fenômeno faz com que o corpo acumule muito mais água entre as células. A causa principal para que isso aconteça pode estar no estilo de vida que a pessoa leva.

Alimentação errada com a ingestão exagerada de alimentos ricos em sódio e sal e ficar muito tempo parado na mesma posição sem se movimentar são alguns fatores que provocam a retenção de líquidos. Assim, é muito comum pessoas acima do peso apresentarem edema.

Ao apresentar uma retenção de líquidos no corpo, pode ser preciso fazer uso de medicamentos ou não. Tudo vai depender do grau dessa retenção. No caso de doenças renais crônicas e coronárias, muitas vezes se faz necessário o uso do remédio.

Em casos mais simples, a utilização de alimentos diuréticos, chás diuréticos e a prática de exercícios físicos são medidas suficientes para resolver essa retenção.

5 maneiras de acabar com a retenção de líquidos

Sentir-se acima do peso e ter o corpo inchado não é legal! Existem algumas maneiras de você se ver livre da tão indesejada retenção de líquido.

Fazer exercícios físicos, tomar chás diuréticos e principalmente cuidar da alimentação, dando preferência para os alimentos diuréticos, são algumas medidas que uma pessoa que retém líquidos deve adotar.

Saiba mais sobre essas medidas na lista que fizemos abaixo:

1 – Pratique atividades físicas

Os benefícios que a prática de uma atividade física regular promove no corpo são imensuráveis. Além de ajudar a manter o peso corporal, a atividade física te ajuda a eliminar os excessos de água retida.

A eliminação de líquidos acontece graças às contrações que alguns grupos musculares fazem, como os braços, glúteos e pernas. Essas contrações empurram – literalmente – esse excesso de líquido para fora do corpo através da urina e principalmente do suor.

Exercícios aeróbicos como a corrida, caminhada e bicicleta são excelentes, pois exigem muito dos músculos para serem corretamente executados.

Muitas pessoas costumam sentir vontade de urinar depois de praticar uma atividade física e isso é completamente normal.

Lembre-se que a atividade física é indicada para os casos de retenção de líquidos, então comece a se mexer!

2 – Consuma chás diuréticos

Alguns chás possuem propriedades altamente diuréticas. Eles podem ser muito úteis para o seu organismo. Escolha um desses chás:

  • Chá de salsa;
  • Chá verde;
  • Chá de castanha da Índia;
  • Chá de centelha asiática;
  • Chá de cavalinha;
  • Chá de hibisco;
  • Chá de Ginkgo Biloba;
  • Chá de canela com gengibre.

3 – Faça drenagem linfática

A drenagem linfática é uma terapia corporal alternativa que pode te ajudar muito a eliminar os excessos de líquidos do corpo.

Esta técnica se utiliza de movimentos manuais, parecidos com uma massagem suave, onde seu principal objetivo é levar as impurezas do corpo para o caminho de saída.

Você pode fazer sessões de drenagem linfática em centros de estética e clínicas de massagem de 3 a 5 vezes na semana. A duração de uma sessão dessas é de 45 minutos a 1 hora, aproximadamente.

4 – Diminua o consumo de sal

Você deve reduzir o consumo de sal nos seus alimentos. Já é comprovado que o sal contribui para a retenção de líquidos no corpo.

Você pode colocar outros temperos na sua comida para substituir o sal. Salsinha, orégano, cebolinha, alho e outras ervas aromáticas podem ser uma ótima escolha.

5 – Procure um médico

Procurar um médico para te orientar é a melhor maneira de entender o que você tem. Ele, inclusive, pode te indicar a ingestão de algum medicamento que seja específico para o tratamento da retenção de líquidos.

Conheça os 7 principais alimentos diuréticos

Existem alimentos que possuem propriedades altamente diuréticas e que contribuem para a perda dos líquidos retidos.

Fizemos uma lista com alguns dos principais alimentos diuréticos para você consumir e sentir os efeitos que eles promovem no seu corpo.

Veja a seguir que alimentos são esses:

1 – Pepino

O pepino contém uma alta concentração de água, por isso, contribui para a eliminação da água retida no corpo, principalmente o ácido úrico. O pepino é o primo distante da melancia e do melão. Inclusive, algumas pessoas acham o gosto deles muito parecido!

2 – Melancia

A melancia é uma dos melhores alimentos diuréticos. Principalmente por conter aproximadamente 90% de água, ajuda eficazmente na produção de urina, facilitando a excreção de substâncias tóxicas para o organismo.

3 – Pera

A pera, além de ser ótima e contribuir para a eliminação de edemas, ajuda a combater a pressão alta, sendo muito recomendada para quem sofre de hipertensão.

4 – Batata Yacon

A batata Yacon é um alimento de baixo índice glicêmico. Recentemente ela foi indicada para as pessoas que sofrem de diabetes. Por conter bastante água, ela também é muito indicada para quem sofre com retenção de líquidos.

5 – Berinjela

A água de berinjela é excelente para diminuir o inchaço do corpo, diminuir a pressão e produzir mais urina.

6 – Melão

O melão, assim como a melancia e o pepino, contém uma alta concentração de água. Quanto mais água você ingere, mais urina você produz, portanto, é excelente para eliminar o líquido retido.

7 – Cenoura

A cenoura contém minerais importantes para o corpo como o potássio e o silício. Esses dois contribuem para que a urina seja produzida e eliminada de forma eficiente.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */