Saúde

8 alimentos essenciais para manter a saúde dos olhos

Hoje em dia, já é certo que uma alimentação saudável ajuda a conquistar não somente o corpo perfeito, mas também a saúde dos sonhos. Sabe-se que incluir alguns alimentos no nosso cardápio, assim como excluir ou maneirar em outros, proporciona ao organismo o que ele precisa pra funcionar da melhor forma.

Segundo os oftalmologistas, as células oculares, para desenvolverem de forma eficiente sua função, precisam estar bem nutridas e, como o nosso corpo nem sempre consegue produzir algumas das substâncias, o jeito é recorrer aos alimentos.

No geral, a saúde dos nossos olhos precisa de vitaminas e antioxidantes, já que a primeira ajuda a fornecer um pigmento chamado rodopsina, que facilita a visão diante de pouca luz, e a segunda é principalmente representada pela luteína, que é encontrada na retina dos olhos, protegendo-os do excesso de luz.

Para evitar ou amenizar a possibilidade de precisar fazer uso de medicamentos ou até cirurgia, separamos uma lista com 8 alimentos fáceis de encontrar no mercado e de serem acrescentados ao dia a dia (e que também são saborosos).

alimentos-essenciais-para-olhos

1 – Cenoura e outros alimentos de cor laranja

Já é de conhecimento de muitos que o betacaroteno presente em alimentos de cor laranja é um antioxidante natural, fonte de vitamina A, que é essencial à saúde dos olhos. Por isso, alimentos como a cenoura e a abóbora, que também apresentam vitamina C, também ajudam no bom funcionamento do organismo como um todo.

2 – Folhas verdes

Os alimentos de pigmentação verde possuem carotenoides, que são substâncias que previnem o desgaste da mácula (o que nos permite ver cores). Os alimentos verdes como couve, brócolis e espinafre também contêm luteína e zeaxantina, que contribuem contra a catarata, melhoram o contraste, o brilho e aumentam o alcance visual.

3 – Ovos

Favorecendo principalmente os idosos, a presença de luteína e zeaxantina na gema do ovo previne a degeneração macular da idade, prevenindo também possíveis danos celulares e até a perda gradual da visão. A única precaução em relação a esse alimento é em relação ao controle dos níveis do colesterol ruim (LDL).

4 – Frutas cítricas, vermelhas e roxas

Frutas como morango, framboesa, mirtilo e as que apresentam características cítricas são fontes de vitamina C e flavonoides, que, além de prevenir o surgimento de doenças oculares, ainda ajudam no combate das que já estão instaladas.

5 – Peixes

Sendo conhecidos por serem alimentos ricos em Ômega 3 e 6, além de vitaminas A,B,D e E, os peixes, como atum, truta, sardinha, bacalhau e salmão, atuam contra a sensação de olhos ressecados, estimulam a circulação sanguínea, sendo que, dessa forma, a estrutura ocular recebe mais oxigênio.

6 – Alho e cebola

Os nutricionistas, juntamente com os oftalmologistas, afirmam que, por conta desses dois alimentos serem ótimas fontes de fósforo, cálcio e vitaminas B e C, eles possuem ação contra micróbios e vírus, agindo como dilatador de vasos sanguíneos. Sendo assim, a pressão arterial diminui juntamente com o risco de glaucoma.

7 – Óleo de linhaça

O óleo de linhaça é outro alimento aliado contra os sintomas do olho seco, já que é rico em ácidos graxos, Ômegas 3, 6 e 9, além de vitamina E.

8 – Azeite virgem

Outro alimento rico em Ômega 3, o azeite virgem é um grande aliado na dieta contra doenças oculares, pois previne e combate a degeneração macular.

Alimentações que apresentam carência dessas vitaminas trazem acomodação visual, sensibilidade à luz, distúrbio na percepção de cores e até a perda irreversível da visão.

Portanto, acrescentar esses alimentos ao cardápio diário acarreta em benefícios não somente para a saúde ocular, como também para o organismo no geral, fortalecendo o sistema imunológico, prevenindo doenças em outros sistemas.

Sobre o autor

Raiane