É bem verdade que o mercado oferece uma infinidade de produtos para clarear manchas da pele. Mas, você sabia que existem alimentos que clareiam a pele? Quer saber quais são eles? Acompanhe a matéria, conheça os 16 alimentos e inclua-os em seu cardápio agora mesmo!
O que causa o escurecimento e manchas na pele?
Muitos fatores podem levar ao escurecimento e o surgimento de manchas na pele por afetarem a produção de melanina, um pigmento natural responsável pela cor de nossa pele, como, por exemplo, a exposição prolongada ao sol em proteção.
Conheça quais são os principais tipos de mancha que podem surgir na pele ao longo dos anos:
Manchas senis
As manchas senis são escuras e arredondadas e podem surgir com o passar dos anos em razão de exposição prolongada ao sol ao longo da vida.
Leia também:
Sardas
Geralmente surgem em crianças ou em adolescentes de pele muito clara após exposição prolongada ao sol.
Melasmas
Os melasmas surgem geralmente após a gravidez, uso de pílula anticoncepcional e exposição prolongada ao sol. De acordo com dermatologistas, as manchas surgem devido a combinação de gestação ou o uso de pílula com a exposição ao sol.
Manchas causadas por acne
A acne é um processo inflamatório da pele e que pode resultar em manchas, inicialmente avermelhadas, mas que podem se tornar amarronzadas.
O que faz as manchas surgirem?
Alguns fatores que podem ocasionar o surgimento de manchas são:
Excesso de maquiagem
O uso excessivo de maquiagem seguido de uma limpeza de pele incorreta pode levar ao surgimento de manchas por causar a obstrução dos poros.
Mudanças hormonais
Mudanças hormonais como as que ocorrem na adolescência, durante a gravidez ou na menopausa, podem provocar o surgimento de manchas na pele.
Má alimentação
Uma dieta não equilibrada, pobre em nutrientes, com excesso de sal, açúcares e gorduras ruins é outro fator desencadeador de manchas na pele.
Estresse e insônia
O estresse e a insônia, aliados a uma dieta inadequada, podem provocar o surgimento de manchas, principalmente na região dos olhos e pescoço.
Exposição prolongada ao sol
Especialistas na área de dermatologia acreditam que o principal responsável pelo escurecimento e o surgimento de manchas é a exposição prolongada ao sol sem um protetor solar adequado para cada tipo de pele.
Alimentos que clareiam a pele
É possível incluir na dieta diária alimentos que clareiam a pele auxiliando a tratar manchas e até mesmo evitando o seu aparecimento. Esses alimentos são altamente nutritivos, com propriedades antioxidantes, hidratantes e desintoxicantes.
Quer saber quais são esses 16 alimentos que clareiam a pele? Confira!
1. Peixes
Os peixes possuem uma grande concentração de Omega-3 e vitamina B, em especial a biotina, que favorece a produção de ácidos graxos, auxilia a metabolizar os aminoácidos e a regenerar a pele.
2. Óleo de peixe
Além dos peixes, outra opção para clarear a pele é o óleo de peixe, que possui alta concentração de Omega-3. Ele pode ser consumido in natura ou também em cápsulas.
3. Aveia
A aveia é um dos cereais integrais que clareiam a pele tanto quando ingerida ou utilizada externamente. Isso porque ela é rica em vitaminas B1, B5, proteínas, creatinina, arginina e glicogênio, nutrientes que promovem uma hidratação profunda da pele, promovendo a sua recuperação.
4. Sementes de chia
A semente de chia contém minerais como cálcio, ferro e potássio, Omega-3, fibras e possui propriedades antioxidantes o que combate as manchas da pele e promove o seu clareamento.
5. Sementes de girassol
As sementes de girassol possuem ação antioxidante, protege a pele dos raios UV, são ricas em vitamina B, B1 e ácidos graxos.
6. Amêndoas
Essa oleaginosa é rica em vitamina E que auxilia na regeneração de lesões, manchas e ainda promove o clareamento da pele, bem como a protege dos raios UV. As amêndoas também são ricas em minerais como magnésio, ferro, zinco e fósforo e contribuem para uma pele saudável.
7. Açafrão
Mais um importante aliado para clarear a pele, o açafrão possui propriedades anti-inflamatória e antioxidante em razão de possuir curcumina, substância que combate os radicais livres. O açafrão pode ser consumido em sopas, no arroz ou até mesmo diluído em água e adoçado com mel.
8. Vegetais com folhas escuras
Vegetais de folhas escuras como o espinafre, brócolis, couve, rúcula e agrião, por exemplo, são fontes de vitamina do complexo B, C, A, além de minerais e fitoquímicos que protegem a pele dos efeitos dos raios solares.
O espinafre e a couve, por exemplo, podem ser consumidos em sucos acompanhados de uma fruta vermelha.
9. Vegetais vermelhos e roxos
Os vegetais vermelhos como o tomate, o pimentão, a cebola roxa, o repolho roxo, a berinjela, a alface roxa, por exemplo, são ricos em licopeno, vitamina C, ácidos fenólicos e antocianina, que auxiliam no bom funcionamento do fluxo sanguíneo na pele, na formação do colágeno, contribui para uma desintoxicação eficaz, e consequentemente o seu clareamento.
10. Morango
O morango é pouco calórico e rico em vitaminas do complexo B, A, C e E, além de minerais e ácido salicílico que promove o clareamento da pele.
11. Framboesa
A framboesa possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes por possuir antocianina, que promove um melhor fluxo sanguíneo restaurando as imperfeições da pele. De uma maneira geral, podemos dizer que todas as frutas vermelhas e escuras são alimentos que clareiam a pele, como por exemplo:
- Melancia;
- Romã;
- Mirtilo;
- Amora;
- Cereja;
- Acerola;
- Uvas pretas e vermelhas;
- Maçã;
- Arando ou oxicoco.
12. Chá verde
O chá verde possui propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres e o envelhecimento da pele. Ele proporciona uma limpeza profunda no organismo e combate manchas causadas por acne e outras manifestações infecciosas da pele, bem como promove o seu clareamento.
13. Batata doce
A batata doce é rica em vitamina A e possui uma grande quantidade de água. Com isso, ela auxilia a manter a pele hidratada, protege contra a ação dos raios UV e auxilia a clarear a pele.
14. Laranja
A laranja é uma excelente fonte de vitamina C que auxilia a manter o tom natural da pele, além de possuir propriedades anti-inflamatória e antioxidante que promovem o seu clareamento e a protege dos raios solares.
15. Leite e derivados
O leite puro ou o iogurte, por exemplo, são ricos em proteínas e aminoácidos responsáveis pela formação do colágeno que mantém a pele elástica e firme. Além disso, esses nutrientes possuem ação anti-inflamatória combatendo as manchas e clareando a pele.
16. Azeite de oliva extra virgem
Importante fonte de Omega-3, vitamina E e aminoácidos essenciais, o azeite de oliva promove uma hidratação profunda da pele, age sobre os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce, regenera os tecidos removendo manchas e clareando a pele. O ideal é ingerir uma colher de sopa diariamente.