Beleza Cabelos

16 alimentos que fazem o cabelo crescer rápido

Você sabia que pode começar a ter um cabelo forte, sedoso e bonito já na sua próxima refeição? Para isso, basta inserir na sua rotina de cuidados com as madeixas, além dos produtos e tratamentos adequados para o seu tipo de fio, alimentos ricos em vitaminas e minerais que fazem bem para a saúde do couro cabeludo e da fibra capilar.

Veja também: 10 segredos para seu cabelo crescer rápido [Infográfico]

Muita gente ainda não sabe, mas o verdadeiro segredo de ter um cabelo saudável e, é claro, muito mais bonito está na sua dieta. Isso porque, como qualquer outra parte do nosso corpo, as células e os demais componentes que são responsáveis pela sustentação dos fios capilares dependem de alguns nutrientes para conseguirem continuarem desempenhando o seu importante papel e nunca pararem de se renovar.

Por isso, sem a alimentação, você não pode cuidar dos seus fios completamente. Apesar de calvície ser mais comum entre homens, há também muitas mulheres que sofrem com a perda de cabelo. Em alguns casos, o problema pode ser hereditário e, portanto, sem uma cura conhecida. Em outros, ele também pode ser algo temporário e ligado à deficiência de alguns nutrientes na dieta.

Quer saber quais são os alimentos que fazem o cabelo crescer rápido? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra como você pode potencializar a sua alimentação para ganhar madeixas lindas, saudáveis e fortes já a partir da sua próxima refeição! Anote tudinho aí, ok?

1 – Espinafre

Este poderoso vegetal é rico em nutrientes, entre vitaminas e minerais, que auxiliam na prevenção da queda capilar e na hidratação dos fios.



Isso porque o espinafre contém entre os seus componentes nutricionais a vitamina A, vitamina C, ferro, ácido fólico ou betacaroteno, que deixam o couro cabeludo mais saudável e fértil, o que significa que fica visivelmente mais propício ao nascimento de novos folículos.

2 – Amêndoas

Se você quiser mesmo que o seu cabelo cresça rápido e saudável, não pode deixar de inserir na sua alimentação esses poderosos alimentos.

As amêndoas são importantes para o crescimento de novos fios, pois contém entre os seus nutrientes uma excelente quantidade de biotina, que nada mais é do que uma vitamina do complexo B muito utilizada por especialistas para combater a queda capilar. Dentro de um a dois meses, você começará a ver os primeiros resultados.

3 – Salmão

Além de delicioso, o salmão entre os tipos de peixes, além da sardinha, que mais fazem bem à saúde dos cabelos, podendo fazer os fios crescerem os centímetros desejados de forma mais rápida e saudável.

Isso porque eles são ricos em Ômega 3, que, como você já leu aqui no blog, nada mais é do que um tipo de gordura saudável que faz muito bem ao corpo como um todo, mas que, como não é produzida naturalmente no nosso organismo, precisa ser adquirida a partir da alimentação.

Ao inserir o salmão na sua dieta, você não só terá cabelos crescendo mais rápido, como também mais brilhantes e saudáveis.

4 – Carnes magras

Para quem não sabe, os cabelos são formados basicamente por proteínas, o que significa que a falta de crescimento pode estar relacionada à ausência ou deficiência desses nutrientes no organismo.

Por isso, nada melhor do que suprir as necessidades do corpo – e dos cabelos – com alimentos ricos em proteínas, como é o caso das carnes magras. Dentre elas estão o peru e o frango, que possuem menos gordura saturada do que as carnes suína e bovina.

5 – Canela

Para ter cabelos fortes e crescendo rápido, é preciso que o couro cabeludo esteja sempre saudável. Por isso, manter uma boa circulação sanguínea nessa região pode ajudar na distribuição do oxigênio e de nutrientes para que os folículos pilosos que formam os fios de cabelo sejam estimulados, função principal da canela.

Leia também: Como clarear o cabelo com canela? Aprenda passo a passo

6 – Frutas ricas em vitamina C

Inserir na alimentação frutas ricas em vitamina C, como laranja, kiwi, mirtilo, morango, goiaba, groselha, mamão, batata-doce e brócolis, entre outras, pode ajudar de forma significativa no crescimento mais rápido das madeixas.

Isso porque esse poderoso nutriente é indispensável para a melhor absorção de ferro, além de atuar como um eficiente antioxidante.

Dentre as suas principais funções no organismo está a de produzir uma maior quantidade de colágeno, que é essencial para a saúde e beleza da pele, e fortalecimento dos vasos capilares, que são responsáveis pelo abastecimento de nutrientes e oxigênio nos fios, que são fundamentais para o seu crescimento.

7 – Abacate

Talvez não seja segredo para ninguém que o abacate pode ajudar em muito no crescimento dos cabelos. O uso dessa poderosa fruta para esse fim é milenar, passado de geração em geração.

Isso porque o abacate contém entre as suas propriedades nutricionais uma alta concentração de vitaminas B e E, além de ácidos graxos essenciais, que ajudam no fortalecimento dos fios.

Para quem não sabe, a vitamina E auxilia no reparo dos danos sofridos pelas madeixas, que podem ser os principais responsáveis pelo retardo no crescimento capilar. Portanto, inserir a fruta na sua dieta pode te dar a chance de voltar a ter cabelos lindos, fortes e longos.

Uma dica também é fazer uma máscara capilar de abacate e aplicar diretamente no cabelo por alguns minutos para obter os mesmos benefícios.

8 – Iogurte grego

O iogurte grego é rico em proteínas e vitamina B5 (ácido pantotênico), dois nutrientes essenciais para o crescimento saudável e rápido dos cabelos. Isso porque, enquanto as proteínas são a base que formam a estrutura capilar, a vitamina E ajuda na melhora da circulação sanguínea no couro cabeludo, ajudando no nascimento e crescimento dos fios.

9 – Acelga, couve e agrião

Tantos esses quanto outros vegetais folhosos contêm uma substância chamada metilsulfonilmetano (MSM), que nada mais é do que a forma biológica do enxofre, essencial não só para a saúde do cabelo, como também da cartilagem, unhas e pele.

Esse nutriente, que pode ser encontrado em vários alimentos e suplementos, pode nutrir os fios e aumentar sua espessura, tornando-os mais fortes para crescerem saudáveis e mais rápido.

Além disso, o MSM serve para melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e suprir as necessidades de colágeno e queratina, essenciais para a saúde e beleza da pele e cabelos.

10 – Pimentão amarelo

O pimentão amarelo é uma variedade que contém bastante vitamina C, que é ideal para fazer o cabelo crescer com mais saúde. Isso porque esse nutriente, além de um poderoso antioxidante, também ajuda no fortalecimento dos folículos pilosos e da haste do cabelo, o que impede a quebra dos fios.

11 – Ovos

Os ovos são grandes aliados no crescimento do cabelo, uma vez que são ricos em ferro, biotina e, principalmente, proteínas. Esses nutrientes são essenciais para o crescimento do cabelo e, ainda, no nascimento de novos fios. Não é à toa que a deficiência de qualquer um deles pode causar a queda de cabelo de forma significativa.

12 – Batata-doce

Rica em betacarotenos, que são transformados em vitamina A no organismo, a batata-doce pode ajudar a combater o ressecamento dos cabelos e estimular as glândulas do couro cabeludo na produção de sebo, que, por sua vez, é essencial para o nascimento de novos fios e, ainda, para fortalecer os já existentes.

13 – Ostras

Esses deliciosos e exóticos frutos do mar são ricos em zinco. Para quem não sabe, a ausência desse mineral no organismo pode causar a queda não só dos cabelos como também dos cílios.

Por isso, inserir as ostras no seu cardápio pode ajudar no crescimento rápido e saudável dos fios, além de deixar o couro cabeludo mais saudável com o bom funcionamento das glândulas sebáceas.

Do mesmo modo, você pode encontrar uma boa quantidade de zinco no caranguejo, carne bovina, cereais e lagosta, que também podem ser acrescentados à sua alimentação sem qualquer problema.

14 – Sementes de girassol

Algumas variedades da semente de girassol – não todas – são consideradas uma excelente fonte de vitamina E, um nutriente essencial para melhorar a saúde do couro cabeludo e favorecer o crescimento rápido dos cabelos.

Isso porque a vitamina ajuda na melhora da circulação sanguínea na raiz capilar, o que pode facilitar em muito o nascimento e crescimento de novos fios.

15 – Soja e lentilha

Alguns tipos de grãos, como a soja e a lentilha, também podem ser acrescentadas na sua alimentação para favorecer o crescimento rápido e saudável.

Isso porque esses alimentos contêm entre os seus nutrientes o ferro, que é um mineral fundamental para a saúde das nossas madeixas, uma vez que ajuda no transporte de oxigênio para os folículos pilosos, que, como você já deve saber até aqui, são responsáveis por formarem novos fios.

16 – Erva Saw Palmetto

A erva Saw Palmetto já era utilizada há muitos anos para ajudar no crescimento dos cabelos em homens. Atualmente, após um estudo divulgado pelo Journal of Alternativa and Complementary Medicine, a ciência comprovou que essa planta pode não só ajudar no crescimento capilar no público masculino como também nas madeixas femininas.

Para obter os benefícios dessa poderosa erva, basta comprar suplementos que a contenham entre os seus ingredientes.

Você sabe como o nosso cabelo é composto?

Muitas mulheres não sabem, mas o nosso cabelo é composto basicamente por queratina, uma espécie de proteína que também é responsável pela formação da camada externa da pele e, ainda, das unhas.

Cada um dos fios possui uma estrutura única, formada por três camadas que você vai conhecer a seguir:

  • Cutícula: Trata-se da camada exterior do fio, que é bem fininha e incolor e que possui como principal função a de proteger o fio da ação dos agentes externos.
  • Córtex: É a chamada camada mediana do fio, onde é possível encontrar a melanina, responsável por dar a cor do nosso cabelo. Também é esta camada que determina o formato (textura) das madeixas.
  • Medula: Nada mais é do que a camada mais interna dos fios, mas que não está presente em todos os fios. No entanto, nos cabelos que a possuem, ela é responsável pela distribuição de nutrientes e pela infiltração adequada e eficiente destes nas demais camadas.

A queda e crescimento devagar dos cabelos são normais?

Comumente, ouvimos por aí que a queda de cabelo e crescimento retardado dos fios são situações normais pelas quais toda mulher passa no decorrer da vida. No entanto, nem sempre isso pode ser uma verdade, levando em consideração que há alguns quadros de saúde – até graves – que podem levar ao desenvolvimento desses problemas, como anemia profunda e calvície hereditária, por exemplo.

Por outro lado, a queda capilar e crescimento devagar dos cabelos também podem estar ligados à outras circunstâncias mais leves e até temporárias, podendo ser evitados com apenas algumas mudanças na rotina diária.

Dentre essas mudanças está a alimentação, que, como você já aprendeu no decorrer desse artigo, precisa estar equilibrada e rica em nutrientes capazes de promover a boa saúde do couro cabeludo e da fibra capilar. Além disso, manter uma higienização adequada e tratamentos para o seu tipo de fio também é essencial se quiser ter cabelos saudáveis, fortes, bonitos e longos de verdade.

Se conseguir manter todas essas mudanças e torná-las frequentes na sua rotina, com certeza poderá ter madeixas bem cuidadas e grandes, sem qualquer dificuldade. “Mas, e se eu estiver fazendo tudo isso e meu ainda continuar caindo ou demorando para crescer?”. Aí, você pode estar lidando com uma outra circunstância muito comum, natural em qualquer cabelo: o ciclo de vida dos fios.

Em outro post aqui no blog, você já aprendeu sobre o ciclo de vida dos cabelos, que nada mais é do que a fase de transição por que passam os nossos fios desde o seu nascimento. Assim como nós seres humanos, os nossos cabelos também possuem um ciclo de vida: eles nascem, crescem e caem. Depois de caírem, dão início a um novo ciclo, com o nascimento de novos fios, que passarão pelas mesmas etapas mencionadas.

Isso acontece com todo mundo, sejam homens ou melhores, e você não precisa se preocupar se este for o seu caso. No entanto, vale ressaltar que essa perda pode se tornar um motivo de preocupação quando a queda exceder a quantidade de novos fios que vão nascendo.

Por isso, mantenha as consultas com o seu médico dermatologista sempre em dia para que ele possa acompanhar como anda a saúde do seu couro cabeludo e dos fios. Se houver uma queda e crescimento retardado, informe a ele para que ele possa tomar as devidas precauções e avaliar a partir de exames.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Raiane

/* ]]> */