Nutrição

7 alimentos ricos em fósforo que irão dar um boost na sua saúde

Hoje em dia, está cada vez mais evidente a importância de consumir alimentos saudáveis e de entender os benefícios que eles trarão ao nosso corpo. Com o propósito primordial de enriquecer o precioso corpo humano, trouxemos uma lista com os 7 alimentos ricos em fósforo que irão dar um boost na sua saúde geral.

Cada dia que passa, temos uma maior consciência sobre o que comemos, e é por isso que há uma maior preocupação nesse sentido. Saber quais qualidades e propriedades nos traz a comida que comemos é imprescindível.

Portanto, fazer uma dieta variada, rica e saudável é de extrema necessidade para nos encontrarmos bem, ter vitalidade. Além de ter a energia necessária para enfrentar o dia a dia sem vacilar na tentativa e, acima de tudo, fortalecer e melhorar nossa saúde.

Como em tudo na vida, o fundamental para se conhecer algo em profundidade é começar com a gênese de tudo. Então, como primeiro passo, descobriremos o que é o fósforo, que benefícios ele nos proporciona e os 7 alimentos ricos nesse mineral.

Benefícios do fósforo para a saúde geral

O que é o fósforo?

Além de ser um elemento da tabela periódica, o fósforo é um mineral macro. Embora esteja presente em todo o corpo, a sua maior concentração aparece nos ossos e dentes. Ele também auxilia na potencialidade de vitaminas essenciais para os seres humanos, como a vitamina C e a vitamina D, entre outras.

Benefícios dos alimentos ricos em fósforo

Por que é tão benéfico consumir alimentos ricos em fósforo? Fácil! Porque nos ajudará no desenvolvimento dos processos mencionados abaixo:

  • O fósforo melhora a energia do corpo, pois ajuda a regeneração das células ao
    equilibrá-las e fortalecê-las;
  • O fósforo contribui para a prevenção da cárie dentária incômoda;
  • O fósforo é essencial para manter uma boa saúde óssea;
  • O fósforo melhora significativamente nossa digestão, sendo um grande aliado, principalmente na eliminação e prevenção da constipação e diarreia;
  • O fósforo atua como um agente protetor para que os rins permaneçam limpos e gozem de boa e boa saúde;
  • O fósforo melhora a memória, que é essencial para aqueles que estão imersos em estudos, exames, trabalhos ou mesmo para os idosos que podem sofrer uma condição relacionada;
  • O fósforo é considerado um regulador dos hormônios, principalmente para todas aquelas mulheres que sofrem os desconfortáveis ​​sintomas da menopausa.

Os 7 alimentos ricos em fósforo

Você sabe quais são os 7 alimentos ricos em ferro que podemos adicionar à nossa dieta? Sabe quais podem fornecer a dose necessária para o funcionamento correto do nosso corpo?



Infelizmente não tem como citar todos, mas abaixo temos aqueles que são mais conhecidos e com uma fonte maior e segura do mineral.

1. Soja

Uma xícara de soja contém 1309 mg de fósforo. Atende a 131% da necessidade diária.

A soja é uma boa fonte de proteína e uma excelente fonte de vitaminas do complexo B. As isoflavonas encontradas na soja podem aliviar os sintomas da menopausa.

No entanto, tome cuidado se você tem problemas de tireóide, pois a soja é conhecida por suprimir a atividade da glândula.

Como fazer a inclusão na sua dieta

Você pode simplesmente incrementar seus pratos com as diversas variedades de soja.

2. Linhaça

A linhaça contém 65,8 mg de fósforo em uma colher de sopa. Atende a 7% da necessidade diária.

É rica em ácidos graxos ômega-3, contendo 1,8 gramas em uma colher de sopa, o que é extremamente benéfico para o coração.

Além disso, contém lignanas com propriedades antioxidantes extraordinárias.

Como fazer a inclusão na sua dieta

É preciso apenas adicionar aproximadamente 2 colheres de linhaça triturada ou em pó em sucos, vitaminas, iogurtes, mel cru ou outros alimentos, principalmente pela manhã. Você também pode misturar até mesmo no feijão, pois não alterará o sabor.

3. Lentilhas

A lentilha contém 866 mg de fósforo em uma xícara. Atende a 87% da necessidade diária.

Esse é um dos alimentos mais nutritivos e saudáveis ​​que se pode consumir por conta de suas altas doses de proteínas. São ricas em folato, potássio e fibras que auxiliam na saúde geral do coração.

Além disso, o folato também auxilia na gravidez, prevenindo defeitos do tubo neural nos recém-nascidos.

Como fazer a inclusão na sua dieta

Consuma as lentilhas cozidas ou em purês. É possível também incrementar as saladas verdes e frias.

4. Feijão marinho

O feijão marinho contém 846 mg de fósforo em uma xícara. Atende a 85% da necessidade diária.

Além do fósforo, ele também ajuda a suprir suas necessidades diárias de magnésio – um mineral que controla a função muscular e dá suporte ao metabolismo das células.

Feijões marinhos têm um baixo índice glicêmico, tornando-os um favorito entre os diabéticos.

Como incluir na sua dieta

Você pode incluir em sua sopa à noite.

5. Aveia

A aveia contém 816 mg de fósforo em uma xícara. Atende a 82% da necessidade diária.

A aveia é bastante saudável. Ajuda na prevenção da constipação, na regulagem da pressão nas artérias e nos níveis de açúcar na corrente sanguinea. Ela também atua como calmante, além de manter a saúde da pele em dia.

Como fazer a inclusão na sua dieta

Consumir aveia nas primeiras horas do dia é simplesmente maravilhoso. Você pode acrescentar nas vitaminas e frutas amassadas.

6. Feijão pinto

O feijão pinto contém 793 mg de fósforo em uma xícara. Atende a 79% da necessidade.

Os feijões-pinto contêm níveis altos de polifenóis que auxiliam na retardação de tumores. Diminuem a inflamação e contribuem no tratamento do câncer. Sem contar que controlam os níveis de pressão nas artérias, oferecendo segurança na alimentação dos diabéticos.

Como fazer a inclusão na sua dieta

Acrescente o feijão pinto nas saladas à noite, cozido ou da forma que for melhor ao seu paladar.

7. Quinoa

A quinoa contém 777 mg de fósforo em uma xícara. Atende a 78% da necessidade diária.

A quinoa possui níveis elevados de fibras insolúveis, induzindo a saciedade, assim, contribuindo com o emagrecimento. Também contém lucasin, vantajoso no tratamento de diversos tipos de câncer.

Como fazer a inclusão na sua dieta

Você pode incluir a quinoa em saladas ou da forma como seu paladar agradar.

Após a leitura desse artigo, você já não pode mais usar a desculpa de não incluir o fósforo em sua dieta, não é mesmo? Existem muitos outros alimentos ricos em ferro que podem ser extremamente benéficos para o organismo. Escolha um deles e seja feliz com a saúde em dia!

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */