Nutrição Saúde Suplementos

20 alimentos ricos em potássio que você deve incluir na sua dieta

O alimento é o seu remédio! Essa frase nunca fez tanto sentido como está fazendo nos dias de hoje. Muitas pessoas estão trocando as farmácias pelas feiras livres e mercados. Consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais é essencial para que o corpo funcione perfeitamente. Hoje você vai conhecer os melhores alimentos ricos em potássio e como eles são benéficos para o corpo.

Importante eletrólito com funções exclusivas no organismo, o potássio é um mineral que carrega toda a eletricidade pelo corpo.

Este importante mineral não trabalha sozinho. Junto com o cloreto, magnésio, cálcio e sódio, diversas funções são desempenhadas.

Para formar proteínas, quebrar carboidratos e utilizá-los como fonte de energia, além de participar das contrações musculares e manter o crescimento normal do corpo, os alimentos ricos em potássio devem ser consumidos regularmente.

Os baixos níveis deste mineral podem provocar a má formação do sistema muscular, além de outras anormalidades.

Qual a função do potássio?

O potássio é um dos minerais mais importantes para o nosso organismo, responsável por funções essenciais, principalmente as relacionadas aos sistemas musculoesquelético e nervoso. A deficiência deste mineral pode ser fatal para o funcionamento do organismo.

Consumir alimentos ricos em potássio é a garantia de que os níveis deste mineral sejam preservados.

Nem todos os minerais são absorvidos plenamente pelo organismo. O potássio é uma exceção. A absorção é de quase 90% e a região onde isso acontece é no intestino delgado. Os vegetais são a maior fonte de potássio que existe na natureza.

A principal função do potássio no organismo é promover o relaxamento muscular e ajudar na liberação da insulina pelo pâncreas.

Além dessas funções, o potássio tem outra função juntamente com o sódio que é de extrema importância. Esta função é a manutenção da estabilidade da pressão arterial.

O desequilíbrio entre o potássio e o sódio é a principal causa dos desequilíbrios da pressão arterial.

Para que é utilizado o potássio?

O potássio, como dissemos anteriormente, é um mineral importantíssimo para o funcionamento de todo o organismo.

Ele atua principalmente em um sistema chamado de “bomba sódio potássio”. Esta bomba possui um mecanismo que mantém as concentrações de sódio e potássio em equilíbrio, tanto dentro como fora da célula, para que haja a perfeita transmissão de um impulso nervoso.

É muito fácil entender esse mecanismo. Quanto mais potássio tivermos, mais sódio é mandado embora através da urina. Excretar o sódio é essencial para que aconteça o controle da liberação de noradrenalina e adrenalina.

Investir nos remédios naturais é uma excelente alternativa para manter a saúde em dia.

Quais são os sintomas da falta de potássio?

Consumir os alimentos ricos em potássio contribui para que os níveis de potássio mantenham-se em níveis normais para o bom funcionamento do organismo.

A deficiência do potássio provoca uma doença chamada de hipocalemia ou hipopotassemia. Essa doença provoca uma fraqueza muscular muito grande, além de batimentos cardíacos descompassados e irregulares e o aumento significativo da pressão arterial.

Quando se tem um excesso de sódio no organismo, a excreção da adrenalina e da noradrenalina fica prejudicada, permitindo que uma maior entrada de cálcio aconteça nas células musculares. Esse aumento tem como consequência o estreitamento das artérias.

Conheça 20 alimentos ricos em potássio

Os alimentos ricos em potássio e que concentram um elevado índice deste mineral estão presentes na natureza.

Listamos a seguir os 20 alimentos que possuem uma concentração significativa de potássio. Confira e faça o seu estoque!

1 – Feijão carioca

O feijão carioca é um alimento que possui uma alta concentração de potássio. 1 xícara de feijão cozido por dia te ajuda a manter os níveis desse nutriente.

2 – Batata doce

Consumir cerca de 100 gramas de batata doce por dia equivale a 230 mg de potássio no seu organismo. Esse número é excelente para quem gosta desse tubérculo.

3 – Feijão branco

O feijão branco é outro alimento extremamente rico em potássio e que garante que o seu organismo mantenha os níveis deste mineral.

4 – Banana

A banana é outro dos alimentos ricos em potássio e que pode ser consumida diariamente por quem quer manter os níveis deste mineral em ordem.

5 – Tomate

Consumir 1 xícara de tomate por dia é o equivalente a 427 mg de potássio no organismo.

6 – Espinafre

Muito se fala sobre o espinafre e os diversos benefícios que ele traz para a saúde. Além de tantos outros minerais importantes como o ferro, o espinafre contém também o potássio. Consumir 1 xícara é o suficiente para a quantidade recomendada de potássio.

7 – Batata

Consumir aproximadamente um porção de 100 gramas de batatas cozidas é o equivalente a 379 mg de potássio livre dentro do organismo.

8 – Salmão

O salmão é outro alimento riquíssimo em concentrações de potássio. Para quem gosta de peixes e frutos do mar, consumir este tipo de alimento é o ideal.

9 – Abóbora

Consumir 200 gramas de abóbora é o equivalente a 874 mg de potássio entrando no organismo.

10 – Damascos secos

As frutas secas em geral apresentam uma alta concentração de potássio. Consumir este tipo de alimento contribui para a entrada de potássio no sangue.

11 – Abacate

O abacate é um dos alimentos ricos em potássio e que também contém gorduras extremamente saudáveis para o organismo.

12 – Iogurte

Todos os alimentos derivados do leite contêm potássio. O iogurte, em especial, é o alimento que mais contém este mineral em sua composição.

13 – Fígado

Muitas pessoas fecham a cara quando a comida do dia é fígado, mas apesar do gosto duvidoso, este alimento é uma das melhores fontes de potássio.

14 – Peito de frango

Consumir o peito de frango é a garantia da ingestão deste mineral no organismo.

15 – Figo

O figo é mais uma das frutas riquíssimas em concentrações de potássio.

16 – Atum

Assim como o salmão, é um peixe ótimo para quem precisa ingerir potássio.

17 – Cogumelo branco

O cogumelo branco é um excelente alimento que contém potássio e que a ingestão de apenas 100 gramas é o suficiente para manter os níveis de potássio elevado.

18 – Pêssego

1 unidade por dia é o suficiente para fazer a suplementação deste mineral.

19 – Peito de peru

Peito de peru cozido é o melhor caminho para se obter os melhores resultados.

20 – Leite

Muitas pessoas consomem leite e apenas 200 ml é o suficiente para manter o potássio em ordem dentro de você.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */