Se você está em busca do emagrecimento, certamente já deve ter se perguntado inúmeras vezes qual seria a melhor forma de acelerar o seu metabolismo para queimar gorduras de maneira mais rápida e mandar aqueles incômodos quilinhos extras para bem longe da balança, não é verdade? Se a resposta foi sim, você adorar o assunto do nosso artigo de hoje, que vai mostrar que a solução para resolver o problema esteve o tempo todo – e ainda está – nas suas mãos!
Calma, que eu te explico. Como você já deve saber, todas as atividades realizadas pelo nosso corpo consomem energia, inclusive a digestão dos alimentos. Portanto, se você pensar bem, pode usar essa informação a seu favor e incluir na dieta alimentos que favoreçam o gasto calórico durante o processo digestivo e metabólico e, desta forma, conquistar a silhueta magra dos sonhos.
Essa é a função dos chamados alimentos termogênicos, que nós vamos falar no post de hoje. Por promoverem o efeito da termogênese naturalmente no nosso organismo, esses alimentos podem aumentar a temperatura corporal e, assim, acelerar o metabolismo e a queima de gorduras, tornando o processo de emagrecimento mais rápido e saudável.
Se você ainda não sabe quais são eles e como inseri-los na sua dieta, continue lendo esse artigo até o final e conheça a fórmula mágica para emagrecer e perder aquela barriga que tanto incomoda! Vamos lá?
Assuntos
O que são alimentos termogênicos?
Os alimentos termogênicos nada mais são do que aqueles responsáveis por promover o efeito da termogênese no nosso organismo, aumentando a temperatura corporal e acelerando o metabolismo, processos essenciais para favorecer a queima de gorduras e ajudar a emagrecer de forma rápida e saudável.
Como falamos nos parágrafos anteriores, toda e qualquer atividade realizada pelo nosso corpo gasta energia, inclusive a digestão. Por esta razão, é lógico pensar que o processo de metabolismo dos alimentos também gasta energia, o que pode ser usado a nosso favor quando alguns desses alimentos fazem com que o metabolismo trabalhe de forma ainda mais acelerada, os chamados termogênicos. “Unindo o útil ao agradável”, como já diz o ditado popular, é possível alcançar o sonho do corpo perfeito em pouco tempo.
É claro que a perda de peso somente a partir do consumo de alimentos termogênicos nunca será um “milagre”, ok? Para conseguir os resultados desejados e emagrecer de forma eficiente e rápida, é preciso aliar a ingestão desses alimentos com uma dieta balanceada, rica em nutrientes e sem qualquer alimento que possa engordar, e à prática de exercícios físicos por, pelo menos, 30 minutos por dia. Assim, não tem como ficar linda e magra, certo?
Benefícios
Ao favorecerem o efeito da termogênese no organismo, os alimentos termogênicos não só podem promover a queima de gorduras do corpo e emagrecer, como também:
- Ajudar no ganho de massa muscular;
- Melhorar o desempenho durante a prática de exercícios físicos;
- Melhorar a circulação sanguínea;
- Estimular o processo de digestão;
- Prevenir cânceres de cólon e ovário;
- Eliminar gases;
- Ajudar no tratamento de gripes e resfriados.
Alimentos termogênicos
Depois de saber os principais benefícios dos alimentos termogênicos, agora você vai conhecer quais são eles e como inseri-los na sua dieta para acelerar a queima de gordura corporal e emagrecer de maneira eficiente e rápida. Veja, a seguir:
1 – Pimenta vermelha
Rica em uma substância chamada de capsaicina, que promove o aumento de quebra das gorduras no tecido adiposo, a pimenta vermelha pode aumentar em até 20% a atividade metabólica do corpo, favorecendo o emagrecimento.
Para isso, basta ingeri-la em uma quantidade de três gramas por dia, adicionada como tempero em pratos quentes ou em saladas. A única restrição é para evitar consumir este alimento à noite, para não atrapalhar o sono.
2 – Chá verde
Para quem ama essas bebidas, o chá verde (Camellia sinensis) pode ajudar no emagrecimento rápido e saudável, uma vez que utiliza a gordura corporal como fonte de energia através do estímulo metabólico.
Para isso, basta tomar cinco xícaras por dia durante três meses para obter os benefícios. A restrição é para que a bebida não seja ingerida no fim da tarde ou à noite para não prejudicar o sono.
3 – Canela
Este poderoso alimento, além de aumentar o metabolismo basal, também possui uma alta quantidade de cálcio mineral, que é uma substância importante para o emagrecimento.
Para usufruir dos seus benefícios, basta polvilhá-la por cima de frutas ou qualquer outro alimento que goste de combiná-la, em uma quantidade de uma colher (chá) rasa.
4 – Gengibre
Esta poderosa raiz é capaz de aumentar o gasto calórico em mais de 10%, de acordo com nutricionistas. Respeitando sempre a quantidade de duas fatias pequenas, você pode consumir sempre o gengibre em sua forma crua, marinadas para temperar aves, carnes, peixes, além de cair super bem com sopas de legumes, molho e chá, misturando-o à outras ervas.
5 – Chá de hibisco
Da mesma maneira que todos os outros alimentos termogênicos, o chá de hibisco pode ajudar a aumentar a temperatura corporal durante a digestão e, consequentemente, acelerar o metabolismo e ajudar a emagrecer de forma rápida e eficiente. Para isso, basta tomar um litro do chá por dia, sendo uma colher (sopa) da flor de hibisco para cada litro de água.
6 – Alimentos com Ômega 3
Por ajudarem a aumentar o metabolismo basal, melhorar a retenção de líquidos e facilitar a comunicação entre as células do organismo, os alimentos ricos em Ômega 3, como o atum, salmão e oleaginosas, podem ser inseridos na dieta para favorecer a queima de gordura e ajudar no emagrecimento.
7 – Água gelada
Parece esquisito, mas é verdade. A água gelada pode mesmo promover o gasto calórico, uma vez que faz com que o organismo trabalhe mais, gastando energia, para elevar a temperatura natural do corpo (que é considerada normal entre 36 °C e 37 °C).
Para ter o efeito desejado, basta tomar oito copos de água gelada por dia para aumentar o gasto calórico do seu corpo em até 200 kcal.
8 – Vinagre de maçã
Devido à sua acidez, ao consumir o vinagre de maçã, é possível obter benefícios semelhantes aos da pimenta vermelha. Com efeito termogênico, o alimento pode aumentar o gasto calórico e promover a queima de gorduras, diminuindo, inclusive, a circunferência abdominal. Para isso, deve-se ingerir de 1 à 1 ½ colher (chá) de vinagre de maçã duas vezes ao dia.
9 – Cafeína
A cafeína, comumente encontrada no cafezinho preto que tomamos no dia a dia, também é considerada um alimento com efeito termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e promover a perda de peso. Além disso, por ser uma substância vegetal estimulante, ela é capaz de trazer também benefícios para o nosso cérebro e corpo, como aumento de energia e disposição, melhora do desempenho esportivo e diminuição da fadiga.
10 – Óleo de coco
O óleo de coco é rico em gorduras saturadas que são digeridas e absorvidas facilmente pelo nosso organismo, podendo ser transformadas em energia e favorecer o emagrecimento de maneira rápida e saudável. Além disso, o alimento é uma excelente fonte de ácido láurico, ideal para melhorar a saúde cardiovascular e fortalecer o sistema imunológico.
Efeitos colaterais
Apesar de muito benéficos à saúde e promoção do emagrecimento, os alimentos termogênicos não devem ser consumidos em excesso. A sua ingestão exagerada pode casar sintomas indesejados, como tontura, insônia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.
Contraindicações
Os alimentos termogênicos possuem algumas restrições, não podendo ser consumidos por pessoas que sofram com problemas na tireóide, com o hipertireoidismo, uma vez que eles podem acelerar ainda mais o metabolismo e causar maiores perdas de massa muscular.
Ainda, crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.
Gostou do artigo? Então, compartilhe!
Até a próxima!
Veja também:
- Conheça 18 alimentos anti-inflamatórios para inserir na dieta
- Alimentos alcalinos: saiba o que são e a sua importância para a saúde
- Alimentos orgânicos: saiba quais são e os benefícios à saúde