Cabelos

Alinhamento capilar: o que é, como fazer e quais os benefícios?

Alinhamento-capilar

Uma nova técnica de escova, que está fazendo muito sucesso atualmente, o alinhamento capilar tem conquistado mulheres que querem ver seus cabelos bonitos, mas sem precisarem utilizar produtos agressivos como formol.

Também chamado de realinhamento capilar, esta técnica promete alisar e hidratar os fios rebeldes e volumosos. É uma técnica, parecida com a selagem térmica, porém menos agressiva aos cabelos e que leva nutrição até a estrutura dos fios.

Confira as informações que selecionamos, para você entender o que é o alinhamento capilar, como ele é feito, suas características, benefícios e cuidados. Depois destas dicas você estará pronta para experimentar esta técnica que vai “fazer a sua cabeça”.

O que é alinhamento capilar

Mulheres que sofrem com cabelos danificados, rebeldes e volumosos, encontram uma ótima estratégia para alisar e cuidar dos fios, utilizando a técnica do Alinhamento Capilar. Diferentemente dos alisamentos tradicionais, o alinhamento não utiliza formol e outros produtos agressivos como derivados de amônia.

A principal característica, e trunfo, do Alinhamento capilar é a utilização de aminoácidos que penetram na estrutura do fio, criando uma proteção e favorecendo a hidratação. Os aminoácidos também têm a função de selar as escamas e dar mais brilho aos fios. Apesar de serem um elemento natural dos cabelos, os aminoácidos vão sendo perdidos ao longo do tempo e depois de processos químicos.

O resultado desta técnica é a obtenção de cabelos lisos, hidratados, com aparência mais natural e com a fibra capilar selada. Assim, são repostos nutrientes que a fibra capilar perdeu ao longo do tempo, principalmente em virtude de outros alisamentos e colorações.

Alguns especialistas afirmam que o objetivo principal do alinhamento capilar não é alisar os cabelos mas trata-los adequadamente. O alisamento e a maciez conquistados são resultados deste tratamento que trará efeitos de longo prazo para os fios.



Como fazer o alinhamento capilar

O primeiro passo do Alimento capilar consiste em verificar se o cabelo está apto para o procedimento. Isto se dá através de um teste de mecha. A seguir, o cabeleireiro irá lavar cuidadosamente os cabelos, com shampoo específico que fará uma hidratação profunda.

Com a ajuda de um secador retira-se quase toma umidade do cabelo. Agora aplica-se o produto, mecha por mecha, respeitando os intervalos recomendados pelo fabricante. Em seguida, enxagua-se novamente os cabelos para retirar o produto.

Por fim, escova-se o cabelo e se realiza o procedimento de selagem dos fios com a utilização de uma prancha. Dependendo da técnica e dos produtos utilizados, o procedimento irá durar cerca de duas horas.

Quais os benefícios do alinhamento capilar

O Alinhamento capilar oferece vários benefícios à saúde e estética dos cabelos. O principal ganho é em relação a regeneração da estrutura das fibras. Os aminoácidos introduzidos neste processo revitalizam os fios ao levar nutrientes e preencher falhas nas fibras.

A técnica, também é muito elogiada por, combater o efeito frizz, as pontas duplas e o excesso de volume. O resultado são cabelos com mais movimento, brilho, saúde e maciez. Tudo isto sem precisar recorrer ao temido formol.

Outra característica da técnica é a praticidade de sua manutenção. Ao contrário de outros tratamentos, é possível lavar os cabelos no mesmo dia do alinhamento. Cabelos que passaram por tintura recente podem receber o tratamento para o alinhamento, porém esta decisão caberá à avaliação do cabeleireiro.

Diferentes tipos de cabelo podem se beneficiar do alinhamento capilar. Cabelos lisos ou volumosos terão mais brilho, saúde e maciez após este tratamento.

Quanto tempo dura o alinhamento capilar?

Em média, os efeitos conquistados com o alinhamento capilar, duram cerca de três meses. O tempo que o alinhamento alcançará dependerá da técnica que o profissional utilizou e principalmente dos cuidados de manutenção.

Para que esta durabilidade seja alcançada é importante observar alguns cuidados importantes como evitar prender os cabelos dos três primeiros dias seguintes ao processo de alinhamento e lavar e secar o cabelo de acordo com as orientações do seu cabeleireiro.

Em sites e lojas especializadas é possível encontrar shampoos e condicionadores específicos para cabelos que passaram por este tipo de tratamento. Invista em bons produtos que eles ajudarão a manter seus cabelos bonitos por muito mais tempo.

O que fazer antes do alinhamento capilar

O excesso de uso de produtos químicos costuma ser o principal responsável pela má qualidade de fios danificados. As consequências costumam ser fios quebradiços, opacos e sem movimento. Antes de recorrer ao Alinhamento capilar é importante entender como estão os seus cabelos.

Para que o resultado do Alinhamento capilar seja o melhor possível é importante verificar a saúde dos seus cabelos antes de realizar o tratamento. Converse com o seu cabeleireiro para identificar o estado atual da estrutura dos seus fios e quais cuidados serão necessários antes de realizar o alinhamento.

Além de verificar as condições dos seus fios, o cabeleireiro também saberá indicar se o alinhamento é o tratamento mais indicado para você. Em alguns casos, é possível que ele indique a realização de um cronograma capilar antes do alinhamento.

É fundamental que seus cabelos estejam saudáveis e que você esteja sob os cuidados de um especialista que fará o melhor pensando na sua beleza, mas também na sua saúde.

Cuidados com alinhamento capilar

O Alinhamento capilar, apesar de ser uma técnica menos agressiva, também é um tratamento químico. Portanto, converse com seu cabeleireiro antes para entender a técnica dele e quais produtos serão utilizados.

Infelizmente, alguns profissionais utilizam produtos inadequados que criam um efeito liso e brilhante em um primeiro momento, mas que na verdade acabam por impermeabilizar o cabelo impedindo a hidratação profunda dos fios e endurecendo o cabelo em seguida.

Na dúvida, pesquise os produtos antes de se submeter ao tratamento. É muito melhor você parecer chata e garantir a saúde dos seus cabelos do que aceitar bovinamente algo que não te gerou confiança e que pode trazer muitos problemas futuramente.

A beleza dos seus cabelos está intimamente ligada a maneira como você cuida deles. Antes de pensar nos efeitos que um tratamento novo oferece, invista nos cuidados necessários que garantirão a saúde e brilho natural dos seus fios.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */