Saúde

Amora branca é boa para a saúde? Saiba mais aqui!

As frutas em geral são extremamente benéficas para a saúde. Elas possuem vitaminas e uma série de outros nutrientes essenciais. Cada frutinha possui propriedades distintas que, consequentemente, vão dar origem a um conjunto de benefícios. A amora branca é um exemplo de fruta não tão comum, mas incrivelmente positiva para a saúde do corpo.

Quer descobrir se ela é ou não vantajosa para a manutenção de boas condições físicas? Então leia esse artigo até o final.

O que é a amora branca?

A amora branca é uma pequena árvore nativa do norte da China. Durante os tempos antigos, seus principais usos eram alimentar bichos-da-seda e tratar várias doenças.

Além disso, a amora branca contém muitos compostos ativos e flavonóides únicos que lhe conferem uma ampla gama de benefícios. Ela pode ter suas folhas e raízes preparadas em um chá e seus frutos são comidos inteiros ou transformados em vinho.



Componentes da amora branca

A amora branca contém muitos polifenóis naturais e flavonóides, que têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-câncer, antibacterianas e anti-envelhecimento. Em comparação com os caules e frutos, as folhas contêm mais compostos fenólicos e flavonóides.

Alguns dos compostos presentes na amora branca incluem:



  • Rutina
  • Apigenina
  • Luteolina
  • Morin
  • Isoquercitrina
  • Antocianinas
  • Resveratrol (e seus derivados, como o oxirresatrol)
  • Ácido cafeico
  • Ácido gálico
  • Umbeliferona
  • ácido clorogênico
  • Kuwanon C e G

Além disso, Morus alba contém muitos constituintes que são exclusivos da planta:

  • Moracina tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e anticancerígenas.
  • O albanol A é tóxico para as células cancerígenas e pode induzir a morte celular (apoptose).
  • Albosteroid tem propriedades antioxidantes e anti-úlceras.

Benefícios da amora branca

1) Tem ação antiinflamatória

Oxiresveratrol é um componente ativo de Morus alba. Ela exerce um efeito anti-inflamatório através da supressão de vários compostos e vias.

Uma combinação de extrato de folhas de amora branca e extrato de frutas melhorou a inflamação relacionada à obesidade em camundongos. Também reduziu os níveis de marcadores inflamatórios.

Além disso, a casca da raiz de Morus alba reduziu a inflamação nas células do rato, de acordo com algumas pesquisas.

2) Ela é capaz de impulsionar o sistema imunológico

Frutos de amora branca possuem compostos que aumentam a atividade de macrófagos e potencializam a resposta imune.

Os extratos de folhas de Morus alba ativam o sistema imunológico. Nas células dos camundongos, os extratos estimularam as atividades de imunização. Também ativou outras citocinas que aumentam a resposta imune.

3) Promove uma incrível melhora da saúde do coração

  • Redução dos níveis de colesterol e gordura (em pacientes diabéticos)
  • Diminuição do acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos (em camundongos)
  • Pressão arterial reduzida (em ratos)
  • Obesidade prevenida (em ratos)

O extrato de Morus alba reduz a pressão sanguínea através de uma via de óxido nítrico. O extrato ativa as proteínas. Isso reduz a pressão arterial.

Ao melhorar esses parâmetros, essa espécie de amora mantém o coração saudável e previne doenças cardíacas.

4) Ela é de enorme ajuda no tratamento do diabetes

Em um ensaio clínico, o extrato de folhas de amora branca diminuiu a insulina em pacientes com diabetes tipo 2. Também diminuiu os níveis de glicose. O pó da folha de Morus alba ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e a tolerância à glicose.

Em camundongos, Morus alba protegeu os olhos de ratos diabéticos. Sua atividade antioxidante e redutora da glicose protegeu as células do olho contra a morte celular.

5) Pode ajudar a diminuir o risco de câncer

O efeito anti-câncer dessa agradável frutimja é devido aos compostos (morusina e Kuwanon C e G) que previnem o crescimento celular e aumentam a morte celular nas células cancerígenas.

O extrato de casca de raiz de Morus alba interrompeu de forma dependente da dose o crescimento celular e induziu morte celular em células cancerígenas colorretais humanas. Ativou a produção de ATF3, que desempenha um papel importante na morte celular programada (apoptose).

O extrato de casca de raiz também diminuiu os níveis de determinadas proteínas nas células cancerígenas. Isso faz com que o ciclo celular pare. No entanto, os cientistas ainda não sabem quais componentes ativos do extrato foram responsáveis ​​por esses efeitos.

6) É incrível no processo de redução da fadiga

Os cientistas extraíram o GABA, em forma de cristal branco, das folhas da Morus alba. Aumentou a resistência em ratos durante o exercício. Também melhorou vários indicadores biológicos (como os níveis de glicogênio e hormônio), indicando uma redução na fadiga.

7) A amora branca possui propriedades antimicrobianas

As folhas desse vegetal e a casca de raiz são antimicrobianas devido aos seus flavonóides, alcaloides e estilbenoides. Também ajudou a parar patógenos orais, o que pode melhorar a saúde bucal.

Kuwanon G, da casca da raiz de Morus alba, inibiu significativamente o crescimento de bactérias nas células. As bactérias são causadoras de cáries e gengivite. O extrato dela também mostrou atividade antimicrobiana em camundongos.

8) Melhora a memória e a aprendizagem

1 a 2,1 gramas de extrato de folhas de Morus alba melhoraram a função cerebral e a memória.

9) Amora branca pode ajudar com ansiedade

A amora branca aumenta o GABA e reduz a dopamina, que produz efeitos anti-ansiedade.

Em camundongos, o extrato dessa amora reduziu os comportamentos induzidos pelo estresse e teve efeitos anti-ansiedade.

10) Auxilia no tratamento da depressão

Sanggenon G, um composto ativo da casca da raiz de amora branca, tem efeitos antidepressivos em ratos.

O chá da folha dessa deliciosa fruta também reduz o comportamento depressivo.

11)  Aprimoramento da resposta ao estresse

Adaptógenos como a amora branca ajudam o corpo a lidar com o estresse normalizando o cortisol. Camundongos expostos a choque crônico por 21 dias mostraram menos comprometimentos na função cerebral, humor, equilíbrio hormonal e balanço de açúcar no sangue quando tratados com essa planta.

Deliciando-se com a amora branca

Além de ser muitíssimo saudável, a amora branca é muito saborosa, então você pode se deliciar com ela sem medo. Tenha uma dieta flexível.

Você pode tanto consumi-la na sua forma pura, quanto em geleias, sucos, com frutas vermelhas como o morango, tortas e em uma variedade de outras receitas. Ela é um pouco mais difícil de encontrar, mas lojas especializadas certamente terão esse produto. Quem é adepto da cozinha vegetariana não pode dispensar esse alimento.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.