Curiosidades Datas Comemorativas

Ano Novo Chinês: saiba tudo sobre essa data!

Ano Novo Chinês

A celebração mais importante da china está chegando: o Ano Novo Chinês, que também é conhecida como a “Festa da Primavera” (em chinês: chūnjié  春节 ). Em 2019, começa o ano do Porco.

E aí, se interessou? Então, se você deseja saber mais sobre os costumes essenciais e a tradição que envolve essa data tão característica, leia o artigo de hoje até o final!

Quando se comemora o Ano Novo Chinês?

A cada ano, entre os dias 21 de janeiro e 20 de fevereiro, nada menos do que um quinto da população mundial se reúne para celebrar o Ano Novo Chinês. Os dias oficiais de festa, na China, são apenas três, mas muitas empresas concedem férias desde a véspera (除夕 chuxi) até o oitavo dia do ano novo (初八 chuba).

Trata-se de uma época repleta de ação e as comemorações podem se prolongar até o décimo quinto dia, quando se celebra o famoso Festiva das Lanternas (Yuánxiāojié 元宵节).

Embora a data também seja muito importante no Vietnã, Coreia, Mongólia ou qualquer outra região na qual o calendário lunar tenha um grande peso, nos concentraremos, neste post, nas atividades e celebrações mais famosas da cultura chinesa.

O mais importante é celebrar em família

Os laços familiares e o conceito de união familiar são de grande importância na China e o Ano Novo Chinês não é exceção: todos comemoram acompanhados de seus familiares. Os moradores dos grandes centros metropolitanos aproveitam a ocasião para retornar às suas aldeias natais a fim de reverem amigos e visitar parentes que não viam há muito tempo.

Ainda que morem longe, o ano novo é, definitivamente, o melhor momento para estarem todos juntos. Na cultura chinesa, acredita-se que quanto mais pessoas e agitação houver, maior prosperidade será atraída à família.



Ano Novo Chinês

Movimento da primavera

Desde a década de 1980, o tráfego de trens, carros e aviões durante os feriados do Ano Novo tornou-se a maior migração humana no planeta, à medida que cerca de um bilhão de pessoas se deslocam, dentro da China, de uma localidade a outra.

Existe, até mesmo, um termo especial para descrever o fenômeno: “movimento da primavera (chunyun  春运). Se você estiver na China durante esse período e quiser, simplesmente, comprar um bilhete de trem, estará diante de uma missão realmente impossível.

Limpar e decorar a cada antes da véspera

Limpar a casa é um costume muito importante antes de dar as boas-vindas ao Ano Novo Chinês. Por meio de uma boa limpeza, os chineses acreditam poder eliminar toda a má sorte acumulada desde o ano anterior, de modo que não deixam sequer um cantinho empoeirado para começar bem o ano.

Assim como, no Ocidente, decoramos nossas casas com guirlandas, árvores de Natal ou presépios, os chineses também têm o costume de decorar suas residências. A diferença é que as decorações do Ano Novo Chinês têm um objetivo claramente definido: atrair boa sorte.

A grande ceia da véspera

A ceia da véspera do Ano Novo Chinês é chamada de Nianyefan (年夜饭). Este banquete é a refeição mais importante de todo o ano. Ainda que, atualmente, cada família prepare os pratos que desejem ou reservem o jantar em restaurantes da cidade, os pratos são tradicionalmente preparados com antecedência.

Pratos típicos de Nianyefan

Acima de tudo, as preparações com peixes (sobretudo, os de água doce) são indispensáveis, uma vez que simbolizam a prosperidade. O doce niangao (年糕), um tipo de bolo feito de arroz glutinoso, simboliza uma vida melhor a cada ano.

Por sua vez, as famosas empadinhas chinesas (Jiaozi 饺子), as protagonistas da mesa, são preparadas entre toda a família. Por fim, não podemos deixar de mencionar o licor baiju (白酒), presença obrigatória em todas as mesas.

Não podem faltar fogos de artifício

Lançar fogos de artifício (爆竹 baozhu) durante as comemorações do Ano Novo Chinês é um gesto clássico com uma longa história. Na era imperial, cada família os lançava para assustar aos maus espíritos e atrair boa sorte (na China, o barulho característico dos fogos de artifício é sinônimo de vida e alegria).

Hoje em dia, eles podem ser comprados em qualquer mercadinho ou loja especializada, inclusive, pela internet. O ruído dos fogos pode ser ouvido por toda a parte durante os primeiros quinze dias do ano lunar, sendo especialmente divertidos para as crianças.

Em certas áreas urbanas, é proibido soltar fogos de artifício por causa do risco de provocar incêndios e para evitar acidentes (todos os anos há casos de mortes e ferimentos devido a essa tradição).

Nas regiões metropolitanas de Taiwan e Hong Kong, por exemplo, é proibido lançar fogos de artificio, enquanto que nas áreas rurais a prática é permitida. Na China continental, as leis mudam de acordo com o governo local. Em algumas cidades, só é permitido soltar fogos em datas ou horários específicos.

Há, também, restrições quanto aos locais e aos tipos de fogos liberados. Nas aldeias e vilarejos, contudo, nenhuma restrição se aplica, de modo que sempre há uma grande atmosfera festiva e intensamente barulhenta.

Ano Novo Chinês

Cultuar os ancestrais é essencial

O culto aos ancestrais (jizu 祭祖  ou baizu  拜祖) é um elemento muito importante da sociedade tradicional chinesa e do confucionismo.

Muitas pessoas continuam rendendo culto aos seus entes falecidos porque, segundo as crenças chinesas, ainda que sigam vivendo em outro mundo, ainda têm as mesmas necessidades que os vivos: comida, roupa, dinheiro e, claro, manter contato com suas famílias. Em troca, os ancestrais protegem seus parentes e descendentes.

Conforme mencionado, as celebrações do Ano Novo Chinês têm como espinha dorsal a reunião da família, o que inclui os antepassados. Detalhes como as datas, os ritos ou as ofertas variam de acordo com cada região do país.

Em algumas localidades, por exemplo, antes da ceia de véspera de ano novo, realiza-se um ritual de reverência em um altar especial, no qual se encontram pequenas tábuas com os nomes de todos os antepassados. Comida, bebida e incenso são deixados como sinal de respeito.

Os membros da família podem dizer aos seus antepassados o que eles desejam para o Ano Novo Chinês, como em uma conversa normal, desde que se postem de joelhos e demonstrem gratidão.

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */