Recomendados para você
Saúde Bucal

Aparelho de contenção: saiba mais sobre esse tratamento odontológico

Depois que você faz algum tratamento odontológico com a utilização de aparelhos ortodônticos, é quase certo que você terá que utilizar um aparelho de contenção. Esses aparelhos garantem que os dentes permaneçam no mesmo lugar em que o aparelho fixo os deixou. Saiba mais sobre esse aparelho e a sua importância para um belo sorriso!

Cuidar dos dentes é muito importante principalmente para a autoestima de uma pessoa. Quem não quer ter o sorriso bonito, não é mesmo?

Ter os dentes saudáveis é fundamental para evitar que eles sejam extraídos por causa do surgimento de cáries, por exemplo. Inclusive, o consumo desenfreado de alimentos prejudiciais como o açúcar aumenta a incidência dessa doença.

Os tratamentos ortodônticos são fundamentais para que os dentes sejam colocados no lugar certo. Esses tratamentos são feitos com a utilização de aparelhos, sejam eles fixos ou móveis.

Os resultados que esses aparelhos promovem nos dentes são surpreendentes, mas para que eles se mantenham, é necessário sempre realizar a manutenção com os profissionais adequados.

Você já deve ter visto esse aparelho de contenção na boca de alguma pessoa que acabou de remover o aparelho ortodôntico. Nesse texto você vai entender para que ele serve e por que usá-lo.

Afinal, o que é o aparelho de contenção?

Muitas pessoas pensam que, para consertar um dente torto, basta usar um aparelho ortodôntico por um tempo e pronto, o dente ficará retinho e no lugar certo para sempre.

Seria muito fácil se fosse verdade, não é mesmo?

O tratamento com os aparelhos ortodônticos levam um tempo que deve ser respeitado para que seja eficaz. Este tipo de tratamento serve principalmente para corrigir problemas funcionais da mastigação e estéticos.

Esses aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou móveis. Como o próprio nome diz, essas são as principais diferenças entre eles. Os aparelhos fixos só podem ser removidos ou ajustados pelos profissionais da Odontologia e os aparelhos móveis podem ser retirados e colocados sem a ajuda de ninguém.

É natural dos dentes que eles queiram retornar para as suas posições iniciais após o tratamento com os aparelhos ortodônticos, pois eles não se sentem firmes o suficiente para se manterem no lugar em que foram colocados.

Algumas pessoas inclusive sentem dor de dente nessa fase. Essa movimentação dos dentes para retornar aos seus lugares iniciais é chamada de recidiva.

O aparelho de contenção é um aparelho próprio para exercer esse papel de manter os dentes onde foram colocados.

Essa movimentação dos dentes para voltarem às suas posições naturais é totalmente normal e se dá por causa da atuação das fibras que sustentam os dentes. Elas são totalmente elásticas e possuem memória, ou seja, conseguem perceber que os dentes não estão em seus devidos lugares.

A vitamina D é um excelente complemento para o fortalecimento do cálcio no seu organismo e, consequentemente, dos dentes.

Para quem é indicado esse aparelho de contenção?

A indicação deste aparelho é para todas as pessoas que acabaram algum tratamento com aparelho ortodôntico fixo.

O principal objetivo desses aparelhos de contenção é manter os dentes em seus devidos lugares, proporcionando uma estética bonita e funcional.

Por mais incômodo que possa ser, seguir o tratamento adequado é fundamental para não jogar dinheiro fora.

Aparelho de contenção: conheça os tipos

Geralmente você encontra apenas duas variações de aparelho de contenção. Como a ciência está em constante evolução, é possível que novos aparelhos sejam criados e elaborados para esse tipo de finalidade.

Esses aparelhos são semelhantes aos aparelhos ortodônticos e também podem ser fixos ou móveis. A diferença entre eles está em como foram projetados esteticamente, pois cada um tem uma finalidade.

Conheça cada aparelho de contenção:

1 – Aparelho de contenção móvel

O aparelho de contenção móvel é mais indicado para os casos não muito graves. Este tipo de aparelho é mais prático e não precisa da ajuda de nenhum profissional para ser removido.

A pessoa pode retirar tranquilamente o aparelho na hora das refeições sem nenhum problema. Outra facilidade deste tipo de aparelho é que a sua higienização não é tão complicada.

Este tipo de aparelho é colocado na mucosa da boca e nos dentes, tanto inferior como superior.

Algumas pessoas podem ter dificuldades de usar este tipo de aparelho, principalmente por causa da disciplina de obedecer os períodos recomendados pelo Dentista.

2 – Aparelho de contenção fixo

Este aparelho de contenção fixo requer a ajuda de um Ortodontista e geralmente é utilizado nos dentes da arcada inferior nas faces internas dos dentes. Este aparelho é feito de fios de aço totalmente adaptados.

Este aparelho fixo é indicado para um tratamento de longa duração, principalmente pelos indivíduos que estão preocupados com a questão estética.

Quem utiliza este tipo de aparelho precisa ter uma manutenção e limpeza impecáveis. Se este aparelho não for higienizado de forma correta, o risco de surgimento de infecções é muito grande.

O aparelho de contenção deve ser usado por quanto tempo?

Muitos profissionais de Ortodontia divergem em relação ao tempo em que o aparelho de contenção deve ser utilizado.

Existem estudos que dizem que a utilização desse aparelho deve ser o dobro de tempo que a utilização do aparelho ortodôntico. Alguns profissionais afirmam que o tempo de uso é indeterminado.

Quem vai determinar o tempo de uso e tratamento é o profissional de Ortodontia e o mesmo deve ser seguido de maneira correta.

3 cuidados com o aparelho de contenção

Quem utiliza o aparelho de contenção móvel deve ter alguns cuidados essenciais para que ele não seja danificado com o tempo e uso.

1 – Higienize o seu aparelho

Para fazer a correta higienização do seu aparelho, é necessário utilizar uma escova de dentes com cerdas macias. Ela pode estar seca.

Passe essas cerdas secas de maneira firme, segure o aparelho pela parte acrílica e efetue a limpeza.

2 – Guarde seu aparelho no lugar certo

Não enrole o seu aparelho em guardanapos, nem em pedacinhos de papel e muito menos no bolso da sua calça. Guarde o seu aparelho na caixinha dele depois de higienizá-lo.

3 – Escove os dentes

Escovar os dentes é essencial para manter uma boa higienização da sua boca e principalmente não deixar que bactérias nocivas se proliferem.

Doenças como cáries e periodontite aparecem nos dentes que estão sujos. Não deixe isso acontecer!

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */