Beleza Cabelos Infográficos Pele

Argila branca: saiba os benefícios e como usar

Argila branca benefícios

Depois de descobertos os seus benefícios para a o corpo, as argilas têm sido muito usadas atualmente em diversos tratamentos estéticos em clínicas e spas. E não é à toa!




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% EM TODO O SITE

Assim como a argila verde, que você já leu aqui no blog, todos os tipos de argilas, em suas mais variadas cores, trazem em suas fórmulas nutrientes benéficos para a saúde da pele e dos cabelos, cada uma com a sua função.

Uma delas é a argila branca, que nós vamos falar no artigo de hoje. Apesar de possuir efeitos semelhantes aos dos demais tipos de argilas, a de cor branca tem um pH mais próximo ao da pele e é considerada mais leve dentre todas elas.

Além de tirar manchas, amenizar a oleosidade, eliminar acnes e rugas da nossa pele, entre outras coisas, a argila branca ainda faz muito bem às madeixas, deixando-as hidratadas e bem nutridas. Dizem por aí que ela pode até mandar embora aquela gordurinha localizada na barriga! Não é uma notícia maravilhosa?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

É isso mesmo! Se você se interessou e quer saber mais sobre os benefícios da argila branca para a pele e cabelos, leia esse post até o final e conheça tudo sobre a maior aliada das mulheres no cuidado com a beleza!

O que é a argila branca?

argila-branca-como-usar




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A argila branca – ou caulim, como é chamada em outras regiões – nada mais é do que um composto de nutrientes retirados diretamente do solo e que fazem muito bem ao nosso corpo.

Dentre os elementos presentes em sua composição estão derivados do alumínio, hidróxidos coloidais, silicatos, além de ferro, enxofre, potássio, cálcio e boro, que são nutrientes essenciais para cuidar da pele e dos cabelos.

A poderosa “areinha” possui propriedades cicatrizantes, adstringentes, purificantes, antissépticas e remineralizantes que fazem super bem à nossa derma. Inclusive, a argila de cor branca tem uma grande quantidade de oligoelementos em sua composição, especialmente o silício, que também traz benefícios à pele, especialmente as mais sensíveis.

Nos cabelos, a argila branca é capaz de devolver a queratina perdida nos fios danificados, principalmente aqueles que passaram por fortes químicas e procedimentos capilares rigorosos.

Benefícios da argila branca

argila-branca-no-rosto




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

A argila branca pode trazer diversos benefícios para a pele, cabelos e corpo. Sendo usada de forma adequada e contínua, os resultados são visíveis e super positivos. Veja abaixo como ela age nessas regiões e quais são os efeitos em cada uma delas!

Para a pele:

argila-branca-como-usar

Na derma, o composto tem a função de esfoliar, hidratar, tirar manchas de senilidade (velhice), reduzir a oleosidade, tratar e prevenir cravos e espinhas, diminuir rugas e linhas de expressão, além de possuir propriedades que ajudam na cicatrização natural da pele, entre outros benefícios.

Para os cabelos:

Nos cabelos, como você leu nos parágrafos acima, a argila branca tem o poder de devolver aos fios danificados a queratina perdida, dando mais vida e saúde às madeixas.




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Não é por menos que o processo que utiliza o composto para cuidar dos cabelos é conhecido popularmente como “plástica capilar”, que nada mais é do que uma ajuda imediata para aqueles fios que estão precisando de um tratamento profundo, como os danificados por chapinha e secador e químicas.

argila-branca-no-cabelo

O resultado é de cabelos mais soltos, brilhosos, hidratados, macios e cheios de vida! Ainda, a argila branca pode ajudar no crescimento das madeixas de forma saudável, uma vez que as suas propriedades ajudam a desobstruir os poros do bulbo capilar e fortalece os novos fios, repondo as proteínas necessárias e selando os cabelos.

Para o corpo:

No corpo, a argila branca age como um desintoxicante natural, que catalisa as funções metabólicas do organismo. Por isso, ela é muito utilizada para eliminar as indesejadas gordurinhas localizadas no abdômen. Não é demais?




>>PROMOÇÕES BLACK FRIDAY AMAZON - ATÉ 70% em Moda Feminina

Leia também: Como emagrecer com saúde? Confira 15 dicas essenciais

Portanto, você pode usá-la no corpo todo para obter todos os benefícios prometidos para a pele, além de perder alguns quilinhos na balança!

Como usar a argila branca na pele – Passo a passo

Para usar a argila branca em casa, é bastante fácil. Primeiro, aprenda como utilizá-la na pele e no corpo:

Argila Branca na Pele

Passo 1:

Em recipiente de plástico (não pode ser de metal), misture a argila em pó em um pouco de soro fisiológico. Mexa bem até que vire uma pasta cremosa.

Passo 2:

Lave o rosto (no caso de quem usar na pele facial), seque com uma toalha suavemente. Atenção! Não vale usar a argila branca se estiver com maquiagem.

Passo 3:

Aplique a argila com a ajuda de um pincel. Faça movimentos de baixo para cima do rosto e deixe agir por 30 minutos.

Passo 4:

Após o período, retire o produto do rosto com água morna. É normal a sua pele ficar avermelhada após o uso da argila, já que ela provoca o aumento da circulação sanguínea durante o processo.

Passo 5:

Pronto! É indicado usar a argila branca duas vezes por semana para verificar os benefícios prometidos.

Como usar a argila branca nos cabelos – Passo a passo

Agora, veja como usá-la para cuidar dos cabelos:

Argila Branca no Cabelo

Passo 1:

Em um recipiente de plástico, misture a argila à água morna. Mexa bem até virar uma pasta cremosa. Faça em uma quantidade ideal para o seu cabelo.

Passo 2:

Adicione à mistura mais ou menos quatro colheres (sopa) de queratina líquida. No caso de quem tem cabelos curtos, podem ser duas colheres (sopa) apenas.

Passo 3:

Divida o cabelo em mechas e aplique a máscara em todo ele. Lembre-se que o cabelo deve estar limpo, ok?

Passo 4:

Após isso, coloque uma touca de alumínio e deixe agir por 20 minutos.

Passo 5:

Retire a argila do cabelo com água morna. Em seguida, faça uma hidratação com a máscara de sua preferência.

Contraindicações e efeitos colaterais

Não há efeitos colaterais conhecidos ou contraindicações ao uso da argila branca. Porém, se surgirem sintomas ou incômodos indesejados, suspenda o uso imediatamente e procure um médico dermatologista o mais rápido possível.

No entanto, vale lembrar que pessoas com alergia a alguns dos componentes presentes na fórmula da argila branca, como alumínio, magnésio, silício, entre outros, devem evitar utilizá-la. Além disso, não é indicado fazer qualquer tratamento com argila se você estiver com lesões na pele.

Onde comprar?

A argila branca pode ser encontrada em forma de cosmético ou em pó em lojas de produtos naturais, supermercados ou farmácias de manipulação. Ainda, você pode comprá-la pela internet. Existem várias lojas virtuais que oferecem o produto a preços bem acessíveis.

Preço

Os valores da argila branca no mercado são bem diferenciados, a depender da marca e tamanho da embalagem. Contudo, a média de preço varia entre R$ 10 e R$ 25, no máximo. A dica é pesquisa bem antes de comprar, principalmente na internet.

Tipos de argila

tipos-de-argila

Como nós falamos no início desse artigo, existem vários tipos de argila que podem ser benéficas para o nosso corpo. Cada tipo tem suas propriedades específicas, que variam de acordo com a quantidade de nutrientes presentes em suas composições, como alumínio, cálcio, magnésio e sílica, além dos oligoelementos contidos em cada uma.

Para identificar qual você pretende usar, é só prestar atenção nas cores. A coloração de cada tipo de argila varia conforme as quantidades proporcionais dos elementos na fórmula.

Como escolher a minha? É bem fácil! Fique de olho nas funções de cada uma delas que vamos listar a seguir e saiba a que mais combina com o seu tipo de pele:

Argila Verde

É indicada para quem tem a pele oleosa e com cravos e espinhas, pois tem ação tonificante, estimulante e adstringente. Ainda, esse tipo de argila combate edemas, seca a pele, cicatriza mais rápido e elimina as bactérias.

Ah! Ela também previne o envelhecimento precoce da derma, já que tem a capacidade de nutrir os tecidos e absorver a radiação solar.

Argila Branca

Como você viu nesse post, esse tipo de argila é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Ela contém o pH mais próximo da pele do que as demais. Os efeitos são de clarear, absorver a oleosidade da pele e atuar com ação suavizante e cicatrizante, principalmente em peles com exposição excessiva ao sol.

Argila Vermelha

É indicada para hidratar a pele e evitar o envelhecimento precoce. A argila vermelha é rica em propriedades anti-estressantes, o que evita rugas e linhas de expressão.

Argila Rosa

É indicada para peles sensíveis e delicadas. Possui efeitos cicatrizantes, suavizantes e desinfetantes. Esse tipo de argila nada mais é do que a mistura da argila branca com a argila vermelha e é poderosa para absorver as toxinas e o excesso de oleosidade, deixando a pele e cabelos mais sedosos e macios.

Argila Cinza

É ideal para peles manchadas e oleosas. Ela ajuda a prevenir e tratar cravos e espinhas, além de agir como um antioxidante natural para evitar o envelhecimento precoce da derma. Ainda, a argila cinza ajuda a combater a seborréia capilar (como a caspa) e a diminuir as gorduras localizadas, reduzindo o peso e as medidas.

Argila Preta

É indicada para desintoxicar a pele, principalmente as mais oleosas. Ela atua como um anti-inflamatório, anti-estresse e absorvente. Retirada da lama vulcânica, a argila preta é a mais nobre de todas e pode ser usada tanto para tratamentos estéticos quanto para tratar doenças, além de ser um grande agente rejuvenescedor.

Último Vídeo do Nosso Canal


Comentar

/* ]]> */