A procura por novas técnicas e maneiras de rejuvenescer a pele e o rosto nunca acabará e essa grande necessidade faz com que novos produtos sejam criados e/ou popularizados. Esse é o caso da máscara de argila verde para o rosto.
Ela já está se popularizando entre as clínicas de estética atualmente, mas já existe há muito tempo. Hoje você vai descobrir como fazer uma máscara de argila verde para o rosto e como fazer a aplicação na pele.
Vamos lá?
Assuntos
Tipos de argila
Como tudo no mundo, se existe mais de um tipo de uma determinada coisa, é porque cada um tem um objetivo diferente, é destinado a outros tipos de pessoas ou tem uma composição específica. E isso não poderia ser diferente com as argilas.
No caso, cada argila é indicada para um tipo de pele. Por isso, você não deve se apegar ao nome da máscara de argila verde, pois pode estar precisando mais da amarela ou da vermelha.
O que muda?
O que vai mudar é justamente a composição de cada argila e, sendo assim, os seus efeitos também mudam. Veja a seguir:
Argila Amarela
Essa argila tem efeitos desintoxicantes, desinfiltrantes e adstringentes. Além disso, ela ativa a circulação, contribui para o equilíbrio e para a hidratação do gel celular.
Argila cinza
A argila cinza possui efeitos cicatrizantes e anti-inflamatórios.
Argila vermelha
A argila vermelha regula a microcirculação cutânea, tem efeito regulador e tensor. Por isso, é recomendada para peles sensíveis.
Argila Branca
A argila branca possui um efeito revitalizador. Ela também oxigena e descongestiona áreas que estão congestionadas, promove esfoliação suave e regula o nível de queratina.
Argila Preta
A argila preta ativa a circulação, renova as células, possui efeito cicatrizante, desintoxicante, anti-inflamatório e tensor.
Argila Marrom
Não falei, mas a preta é uma argila muito rara de ser encontrada, assim como a marrom. Talvez seja pela grande quantidade de efeitos que elas possuem.
A argila marrom ativa a circulação, é revitalizante e possui um efeito equilibrador.
Benefícios da argila verde
Agora que já te mostrei um pouco sobre cada tipo de argila, vou te mostrar os benefícios da argila verde, a mais popular no mercado atualmente.
Para começar, é bom que você saiba que ela é recomendada para pessoas que têm a pele oleosa, pois ela irá absorver o excesso sem acabar com o óleo. E vai ainda mais longe: ela atua nos poros para poder diminuir o tamanho dos mesmos e, consequentemente, diminuir o nível de oleosidade da sua pele.
Além disso, ela também:
- Possui um grande poder anti-inflamatório que age diretamente no local dolorido, seja ele articular ou muscular.
- Tem propriedades antissépticas que ajudam a prevenir possíveis futuras infecções.
- Possui uma habilidade muito importante que é a de absorção, ou seja, ela consegue absorver as toxinas do seu corpo, tornando-o mais limpo.
- A argila verde também é revitalizante e cicatrizante.
Como fazer a argila verde?
O primeiro passo é comprar o pó da argila verde. Lembrando que, como existem outras cores, é essencial que você escolha a certa na hora de comprar.
Agora, vamos aos materiais:
- Uma tigela de plástico;
- Água mineral;
- Algum óleo essencial de sua escolha ou água de pepino.
Por que usar a tigela de plástico e não de metal?
Porque se você usar as tigelas de metal, a argila verde perderá as suas propriedades.
Para que serve a água mineral?
Normalmente, a argila verde, quando não é encontrada pronta, é encontrada em pó (para quem quer fazer em casa). Por isso, para conseguir formar a argila, você precisará de água.
Para que serve o óleo essencial?
O óleo essencial acrescentará propriedades ao seu produto e aumentará os efeitos que ele já te fornece. Por isso, é sempre bom colocar uma gota.
Aqui estão alguns exemplos de bons óleos essenciais para serem usados nessa receita:
– Óleo de argan, que serve para as peles muito secas;
– Óleo de amêndoa doce, que serve para as peles normais;
– Óleo de rosa mosqueta, que serve para combater o envelhecimento da pele.
Óleo essencial ou água de pepino?
Coloquei dessa maneira, pois, se você não tiver óleo essencial, poderá usar água de pepino.
Como conseguir a água de pepino?
Corte o pepino em rodelas, coloque-os em um pote com água, deixe de molho por 20 a 30 minutos e ele estará pronto para ser usado.
Agora que você já tem a lista de ingredientes, vamos à execução da receita:
– Pegue o pó da argila verde, coloque-o na tigela de plástico e coloque um pouco de água para poder misturar e formar a argila. Se necessário, você pode colocar um pouco mais de água e um pouco mais de argila até ficar com a consistência de uma boa massa.
– Durante essa mistura, coloque o óleo essencial ou a água de pepino e mexa ainda mais. Pronto! A sua máscara de argila verde para o rosto está pronta.
Como usar a máscara de argila verde para o rosto?
Agora que a sua máscara de argila verde já está pronta, é só passar no rosto. Mas, para prevenir algum problema, abaixo segue algumas recomendações para o uso:
- Comece aplicando nas maiores regiões (bochecha, testa, etc…);
- Aplique com a mão ou com um pincel;
- Aplique sempre em movimentos ascendentes;
- Certifique-se de que a camada tenha, pelo menos, um centímetro para que ela possa trabalhar mais e não secar tão rápido;
- Não aplique muito perto dos olhos e, se for aplicar, todo cuidado é pouco para não pegar dentro deles;
- Deixe aplicar por 20 minutos;
- Após esse tempo, retire a máscara com água morna em abundância;
- Não se esqueça de aplicar um bom hidratante depois que retirar a máscara.
Onde comprar a máscara de argila verde?
Se você não tem tempo para fazer a sua própria máscara verde ou simplesmente prefere comprar, pode ficar tranquila. Ela está disponível na internet, na farmácia, em clínicas de estética e até em supermercados. Basta procurar um pouquinho para conseguir encontrar.
Gostou das dicas? Não se esqueça de compartilhar o post com as suas amigas.
Até a próxima!