Organização

Armário-cápsula: dicas de roupas para viver com mais praticidade

Se você nunca ouviu falar de armário-cápsula, não se trata de uma nova peça, design de guarda-roupa, ainda que muitos optem em adaptá-los em espaço com prateleiras e barras fixadas para pendurar roupas para preencher melhor os espaços. O armário-cápsula é mais uma ideia do que um novo produto.

E que ideia seria essa?

De que é possível viver um período de sua vida usando um número limitado de roupas, que combinem entre si, sem necessitar comprar nada de novo nesse período. Imagine que você vai ser congelada no tempo, vai ser obrigada a morar em uma ilha deserta ou ser lançada para o espaço sem previsão de volta e tivesse que escolher, selecionar para levar consigo na sua cápsula, um número específico de roupas e acessórios, um kit básico e indispensável de sobrevivência.

Objetividade e praticidade, nisto consiste a ideia do armário-cápsula.

Qual é o limite de peças e acessório?

A criadora do modismo do armário-cápsula, que será devidamente apresentada mais adiante, lançou a ideia com sete itens básicos, mas esse número foi se tornando flexível com o decorrer do tempo, variando entre trinta e quarenta peças.

E qual o objetivo dessa ideia?

View this post on Instagram

Já pensou em ter um guarda-roupas parecido com esse? Organizado e com as peças que de fato fazem sentido? ⠀
⠀.
Essa foto é de um guarda-roupa super enxuto, que segue o conceito de Armário Capsula. Mas será que é possível? Cada um tem uma forma de lidar com as suas roupas, mas com certeza sempre temos mais do que precisamos e na maioria das vezes “nunca temos nada para vestir”.
⠀.
⠀.
Ninguém precisa alcançar o padrão de armário capsula se não quiser e não fizer sentido. Mas entender o que de fato precisamos e saber usar aquilo que temos é bom pra todo mundo! Quais as energias que você guarda e não precisa mais? ✨??
⠀.
⠀.
Bora fazer uma revitalização do seu armário e entender o que você esconde ali? Vem que eu te ajudo, com a etapa da consultoria “Closet Cleaning!” Final de ano tá aí, é hora de renovar as energias!
⠀.
⠀. #wardrobe #armariocapsula #closetcleaning #lessismore #fashion #styling #minimalism

A post shared by Patricia Bergo (@patricia_bergo) on

A moda do armário-cápsula não é nova, apesar de estourado recentemente. Quem inventou o conceito foi a estilista norte-americana Donna Karan lá nos idos da década de 1980 (1985 para fins de precisão). Segundo a estilista, o que a inspirou em tal ideia foi o desejo de mostrar que com uma seleção correta de roupas é possível para uma mulher montar qualquer look.

O mal de tamanha variedade de roupas é a sensação de abrir o guarda-roupa e, apesar de lotado, não saber o que usar, de que nada está a seu gosto. O excesso, além de se caracterizar como um desperdício de recursos, adia permanentemente o processo de autodescobrimento da pessoa, pois se vestir é isso: conhecer-se, descobrir o que realmente lhe faz sentir bem. O armário-cápsula acaba se tornando um proveitoso exercício para conhecer a si mesma e saber se livrar do que apenas está ocupando espaço e embolorando.

Essas seriam as únicas vantagens?

Apesar de serem um belo incentivo para se desfazer do que está encalhando e, assim, ajudar na organização o armário-cápsula traz outras vantagens muito relevantes para o seu dia a dia.

Por exemplo, se você tem o mal do consumismo desenfreado, viver um período, que pode ser uma estação do ano ou três meses, usando apenas as roupas que já tem, sem comprar nada de novo, será um ótimo caminho para combater esse mal e economizar uma grana.

Com um número fixo de peças, com direito de aquisição de duas ou três roupas ao chegar na mesma estação do ano seguinte, ou para ocasiões extraordinárias, como um casamento, evita que a mulher sofra com o problema da variação de peso, pois muitas roupas que raramente são usadas se mostram desconfortáveis na ocasião de finalmente voltar-se a usá-las, o que ajuda a lhe dar um alerta na ocasião de comprar novas roupas.

Outra vantagem do armário-cápsula é que você sem dúvida poderá usar melhor as peças que realmente gosta, conhecer novas combinações e o seu estilo.

Como deverá usar um número limite de roupas, aprenderá a administrar melhor o seu “estoque”, evitando acúmulos desnecessários e investirá mais em peças de qualidade, afinal, se comprar aquelas blusinhas três por uma, dificilmente conseguirá completar o ciclo sem precisar de algo novo.

Dicas de como montar o seu armário-cápsula

O primeiro passo para montar o próprio armário-cápsula é fazer uma limpa, uma seleção de ao menos trinta peças que você realmente usa, que ama de paixão e guardar as demais em caixas para esvaziar o guarda-roupa.

Tudo que for possível e achar conveniente pendure em cabides.

O que for possível de dobrar sem prejuízo a indumentária, coloque em gavetas e prateleiras, mas de modo que deixe tudo acessível, à mostra, pois o essencial do armário-cápsula é a praticidade.

Dicas de decoração de armário-cápsula

A paleta de cores mais recomendada para armário-cápsula são as neutras, frias, pois lembre-se: as peças precisam ser versáteis para poder realizar diversas combinações no dia a dia.  Mas não é vedado o uso de cores vivas e estampas, no entanto deve ter o cuidado de escolher modelos que conversem entre si.

A dica para não perder o referencial é se restringir a uma paleta de cores, dessa forma garante que até mesmo as estampadas se harmonizem com as demais peças.

Em um armário-cápsula fixado em 30 peças, confira uma lista dos itens que não podem faltar e a quantidade recomendável de cada um.

  • Cinco (5) calças. Ter uma de alfaiataria é de grande utilidade em um armário-cápsula. Além do ar despojado é possível apostar em outro tipo de cor que não seja o preto, desde que seja uma cor fechada;
  • Seis (6) saias. Ter ao menos uma saia até os joelhos, com pequena fenda frontal, poderá ser muito útil tanto para ir ao trabalho nos dias quentes como para o passeio casual no fim de semana;
  • Duas (2) jaquetas;
  • Três (3) vestidos. Não esqueça do preto básico que serve tanto a festas, eventos como jantares;
  • Cinco (5) casacos;
  • Seis (6) camisetas;
  • Três (3) blusas.

Uma dica para ajudar na composição das roupas, no processo de escolha, é adotar o critério de que cada parte debaixo deve ter outras cinco peças de cima que devem combinar com o item selecionado.

Considerações finais

O armário-cápsula é um desafio, uma ideia, que tenta demonstrar que é possível vestir-se bem fazendo uso de poucas, mas boas peças de roupas e acessórios. Prega um estilo mais minimalista, prático, simples, contra a superfluidade, muito útil para conter o excesso de gastos, gerenciar o estoque de roupas, esvaziar o guarda-roupa de itens dispensáveis, usar melhor as peças de que mais gosta, descobrir o seu verdadeiro estilo e investir em roupas melhores, de qualidade incontestável durante o período determinado sem fazer novas compras, período que pode ser de três meses ou uma estação do ano.

A dica de organização para armário-cápsula é guardar as roupas que não serão mais usadas em caixas e doar para instituições de caridade. Pendure tudo que for possível e conveniente em cabides e guarde tudo que possa ser dobrável em gavetas e estantes.

Aposte em cores neutras, frias, para facilitar a combinação de peças. Use cores vivas e estampas desde que sigam a mesma paleta de cores.

View this post on Instagram

DIA 6.El #armariocapsula #capsulewardrobe es un lugar que destaca por su orden y armonía.Donde las prendas tienen su espacio (respiran, como nos gusta decir en el gremio) y están clasificadas por partes e incluso por colores. Las prendas imprescindibles de tu vestidor son las ‘perpetuas’ y ‘extras’. *Las perpetuas son prendas “atemporales”,no aburren,son combinables y las usas todo el año (de diferentes maneras). *Las extras son aquellas que están fuera de temporada pero son útiles en caso de cambio de temperatura repentino. Y por último,las ‘temporales’ que son prendas de moda,tendencias que pasada la temporada posiblemente no guardes. A ORDENAR! Ganarás tiempo al hacer tus looks! #armariointeligente #333project #effortlessme #effortlesslifestyle #effortlesschic #effortlesspersonalshopper #personalshopper #personalshoppermadrid #moda #fashion #fashionblogger

A post shared by Raquel Vadillo (@effortless__me) on

Uma lista com 30 peças para compor um armário-cápsula deve ter, preferencialmente:

  • Cinco (5) calças;
  • Seis (6) saias;
  • Duas (2) jaquetas;
  • Três (3) vestidos;
  • Cinco (5) casacos;
  • Seis (6) camisetas;
  • Três (3) blusas.

View this post on Instagram

O plano inicial sempre foi doar o máximo de coisas que estavam sem uso, abrir espaço, deixar fluir, e só comprar peças chaves, duráveis e que conversem entre si! Estamos caminhando pra isso! Fim de semana, enchi mais uma bolsa de execessos! Quem inventou que precisamos tem tanta roupa pra viver? Não precisamos! A economia quer nos entupir de coisas, eles enriquecem e nós vivemos endividados, presos, sufocafos… Ando bem reflexiva nos últimos dias, será a proximidade com o aniversário? . . . #closet #armáriocápsula #araraderoupas #scandinaviandesign #scandinavianhome #scandinavianstyle #nordichome #nordic #nordicstyle #nordicodesign #nordicdecor #details #decoraçãodeinteriores #primeiroapartamento #industrialdesign #decoraçãio #copper_house_ #projetoapartamento #decorar #dicadedecoração #nossoapartamento #homeswethome #arquiteturadeinteriores #lardocelar #allwhite #minimalismo #vizinhandorj #interior123 #livingroom

A post shared by Copper_house_ (@copper_house_) on

Gostou do conteúdo? Então curta, compartilhe, opine.

Sua opinião é muito importante para nós.

Leia mais de nossa sessão de decoração.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */