Decoração

Aromatização de ambientes: deixe sua casa perfumada e agradável

Aromatização de ambientes

Cheiros podem proporcionar bem-estar, concentração, relaxamento e, ainda, transformar ambientes. A aromatização correta de cada cômodo faz toda a diferença. Conheça agora dicas para deixar seu lar ou local de trabalho ainda mais agradável.

Com base na aromaterapia, o melhor aroma para a residência é o que traz boas sensações. E, neste sentido, os óleos essenciais puros levam vantagem em relação aos sintéticos, uma vez que raramente causam dor de cabeça ou provocam reações alérgicas porque são extraídos diretamente das plantas.

Não que seja “proibido” utilizar os produzidos artificialmente. Mas outra desvantagem daqueles que são apenas essências é que não oferecem valor terapêutico, pois somente imitam o cheiro natural.

Existem várias formas de aromatizar ambientes. Varetas, peças de cerâmica, plugues de tomada, incensos, difusores a vela e elétricos, varetas, esferas, anéis de cerâmica, pot-pourri, bolas de madeira, águas perfumadas e sachês são algumas delas.

O mercado está cheio de opções para todos os gostos e estilos. Afinal, já percebeu a necessidade cada vez maior de perfumar cada cantinho.

Por exemplo, para descansar na sala depois de um dia exaustivo de trabalho, nada melhor que um cheirinho de hortelã-pimenta, revigorante e estimulante, ou de laranja com lemongrass, que é relaxante e calmante.

A hora do sono é perfeita para apostar no óleo essencial de camomila, lavanda, melissa, mandarina ou manjerona. Os quartos precisam de aromas suaves e tranquilizantes se a ideia é dormir bem.



Agora, se a intenção é o romance, a sedução, capriche no jasmim, sândalo, patchouli, nérolli, rosa, cardamomo, ambrette ou ylang ylang.

Entenda como aromatizar ambientes

O banheiro precisa de uma atenção especial. Os aromas recomendados para ele são: limão, pinho, cipreste, eucalipto, hortelã e tea tree; flores, lavanda e gerânio. O importante mesmo é que tenha cheirinho de limpeza.

E os óleos essenciais que trazem esta característica são bactericidas e fungicidas também. Ou seja, não é só parecer estar limpo!

Um segredinho que potencializa a sensação agradável é pingar gotas do óleo em um pedaço de algodão e colocá-lo dentro do rolo de papel higiênico. Cada vez que o papel é puxado, o aroma é jogado no ambiente.

Complete a aromatização do banheiro adicionando álcool e gotas de óleo essencial de sua preferência no balde com água. Molhe um pano, torça e passe no piso com auxílio de um rodo para garantir perfume e combate extra aos microrganismos.

A atmosfera dinâmica da sala de visitas merece um cheirinho de canela, que aquece o ambiente e estimula a interação entre as pessoas.

É claro que nela também é possível, relaxar, assistir um filme, estudar etc. Então, se você deseja uma forcinha nos estudos, o alecrim é a dica.

Para melhorar o foco e reduzir a tensão, invista na aromatização de ambiente com eucalipto. E mais: laranja remete ao bem-estar e alegria; olíbano ajuda a purificar e trazer boas vibrações; cedro é indicado para promover a concentração.

Se o seu objetivo é deixar a sala sempre com a mesma fragrância, as varetas funcionam bem porque dispersam o aroma enquanto o vidro tiver líquido. Ao contrário dos incensos, que aromatizam somente enquanto estão acesos.

Ainda para a sala, os difusores elétricos ou por velas fazem bem a aromatização de ambiente em uma área aproximada de 30 m². Em espaços maiores, use dois aparelhos, uma para cada extremidade.

Na cozinha, é comum a mistura de cheiros. Portanto, o truque é optar por aromas cítricos ou os que neutralizam cheiros fortes como os das frituras, por exemplo. Entre eles, laranja, limão, tangerina, anis, canela, tomilho, manjericão e erva-doce.

As águas perfumadas são recomendadas para amenizar o cheiro de gordura e alimentos, assim como as velas. Mas fuja de fragrâncias muito fortes ou doces, pois elas intensificam o aroma.

Escolha uma ou mais formas de aromatizar seus espaços e ganhe qualidade de vida, boas energias e impressões!

Até a próxima…

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */