Artesanato

Artesanato com pneu ajuda a natureza e é versátil

Pneus descartados de forma errada são uma ameaça ao meio ambiente. E centenas deles são inutilizados todos os dias. Hoje, eu trago ideias para unir o útil ao agradável: é o artesanato com pneu.

Cama para cães e gatos: seu cachorro ou gatinho ainda não tem uma caminha? Então, faça uma com pneu. Depois de higienizar bem o objeto, basta pintá-lo na cor de sua preferência e colocar um travesseiro dentro. Seu pet vai adorar a novidade!

Lavabo original: a pia do seu lavabo pode ter um estilo mais descontraído e moderno quando feita de pneu. Uma ideia de artesanato para decorar sua casa de um jeito surpreendente.

Brinquedo: crianças amam coisas diferentes e criativas, tais como as esculturas de animais criadas com pneu velho. Os brinquedos são sucesso em parques, praças e jardins. E servem de inspiração para você ter alguns deles na casa de praia, sítio, quintal, etc.

Canteiro ou horta com pneu: com um cantinho verde, você e sua família podem aproveitar os benefícios de uma alimentação mais saudável e ainda ajudar a natureza. Perfeito!

Decoração de parede: pneus coloridos ficam incríveis na decoração de garagens e espaços nos quais são guardados equipamentos esportivos, entre outros.

Pufe: com tinta e recheio macio, dá para criar lindos pufes. Além de decorativos, eles deixam o ambiente mais descontraído e são muito funcionais.



Os pufes de pneus ainda têm a vantagem de serem baixos e, portanto, fáceis de guardar embaixo de móveis ou naquele cantinho que está sobrando.

Bancos: seguindo a mesma linha dos pufes, os bancos também garantem assento extra com muita criatividade e informalidade e, ainda, podem ser aproveitados como mesinha de apoio. Uma mostra da versatilidade do artesanato com pneu.

Revisteiro: em vez de comprar uma peça cara, que tal aproveitar pneu usado para produzir um revisteiro moderno? Assim, você organiza jornais e revistas, economiza e o melhor: dá uma forcinha ao meio ambiente.

Dica de artesanato com pneus usados

Está mais do que claro que lugar de pneu velho é… na sala, na área de lazer, do banheiro ou onde mais a imaginação mandar. Nada de jogar os pneus inutilizados por aí, poluindo nosso planeta.

Aproveite que eles são resistentes e produza belas peças decorativas e funcionais. Quem sabe a atividade ainda possa gerar uma boa fonte de renda? Quer um exemplo?

Veja o passo a passo de uma mesinha de canto cheia de estilo:

mesinha-de-canto-feita-de-pneu

Material:

• 2 círculos de madeira compensada (1 no tamanho total do pneu e 1 no tamanho do aro);
• Barbante ou corda sisal de várias cores;
• Cola-prego líquida (encontrada em lojas de material de construção);
• Pés de madeira;
• Pneu usado;
• Prego ou parafuso;
• Tesoura.

Faça assim:

1º. Passo: cole os pés de madeira no círculo e espere secar. Use os pregos ou parafusos para garantir que os pés fiquem bem colados;

2º. Passo: com a base completamente seca, aplique a cola sobre ela e, em seguida, o pneu – por cima;

3º. Passo: é hora de colar o círculo em madeira e formar o tampo. Basta passar a cola na borda da roda e fixar o círculo;

4º. Passo: comece a colagem do barbante ou sisal, na cor de sua preferência. Tenha paciência para aguardar a secagem dos fios, principalmente na parte ondulada, isto é, onde termina o pneu e começa o tampo. Faça pausas para caprichar no acabamento;

5º. Passo: depois de seco, prossiga o trabalho sobre o tampo, enrolando com cuidado o sisal/barbante em volta da estrutura.

E pronto! A mesinha rústica nem de longe lembra que ali está um pneu reutilizado.

Sucesso com ela! E até o próximo post!

Sobre o autor

Fatima

/* ]]> */