Páscoa é uma época que estimula a criatividade. E assim como os ovos de chocolate e os coloridos, muitos outros itens artesanais são criados com inspiração no famoso coelhinho. Isso para citar apenas o lado adocicado (tem o religioso também), que é um dos temas de hoje.
É na Páscoa que um número enorme de coisas fofas e delicadas começa a surgir nas prateleiras das lojas e nas oficinas dos artesãos nos quatro cantos do Brasil.
Entre embalagens e conteúdos deliciosos dos trabalhos manuais, estão selinhos de bichinhos para decorar lembrancinhas, saquinhos de plástico, feltro, celofane ou papel; embrulhos e recheios artesanais com jeito de exclusividade.
Tudo para presentear quem a gente gosta ou, simplesmente, se deliciar com mimos de Páscoa feitos com carinho, cacau e açúcar, entre outros ingredientes.
E nem precisa gastar muito para conseguir isso. De repente, aquela embalagem de sorvete que iria parar no lixo, acaba virando uma bela cestinha (sustentável) com patinhas e demais parte de coelho.
Leia também:
Depois de higienizar bem os potes, é só forrá-los com um tecido charmoso e acoplar um bichinho de pelúcia. Um artesanato de Páscoa divertido que pode ser recheado com ovinhos pequenos de chocolate, bombons ou gostosuras variadas. Sua criatividade é quem manda!
Para completar a delicadeza, ainda dá para incluir flores e um cartão. Esta ideia serve também para garantir uma renda extra.
Artesanato de Páscoa: veja mais dicas práticas e econômicas.
Espalhar coelhinhos e ovos pela casa é, por si só, um momento de pura animação, principalmente para as crianças. E quando o artesanato de Páscoa permite gastar quase nada, melhor ainda, não acha? Confira o passo a passo de coelhinhos de meias:
Material
- 1 Meia soquete
- 1 Pedaço de feltro
- 1 Pompom grande
- Arroz
- Elásticos claros
- Fita
- Olhos móveis
Passo a passo
- Encha a meia com o arroz, sendo que a quantidade vai depender do tamanho dela (em média, é 1 xícara).
- Amarre elásticos duas vezes para formar uma cabeça – uma vez no pescoço e uma no topo para fazer as orelhas.
- Corte um pedaço de feltro em cor que faça um contraste, para criar uma barriga de coelho. Use cola quente para colar o detalhe.
- Cole os olhinhos móveis e os dentes, que você faz com um pedacinho de tecido quadrado cortado ao meio.
- Cole o pompom na parte de trás e o nariz – um pequeno triângulo arredondado de feltro.
- Faça um lacinho ao redor do coelho; corte a parte superior ao meio para criar as orelhas e arredonde um pouco as extremidades.
O legal é que os coelhos artesanais também podem ser feitos com meias de bebê e outros materiais que você já tem em casa.
Se você quer dar algo diferente de chocolate, as lembrancinhas de meia são perfeitas para fazer a alegria da criançada. Além de enfeitar, o artesanato de Páscoa não deixa de ser um brinquedo.
O material é o seguinte:
- Agulha de costura;
- Enchimento de fibra siliconada;
- Linha de costura na mesma cor da meia;
- Linha preta para bordar os olhinhos;
- Marcador vermelho para tecido (bochechas);
- Meias novas de bebê – 1 meia por coelho;
- Pompom de lã ou fita decorada para enfeitar;
- Tesoura.
Leia mais:
Não precisa saber fazer costura complicada; uns pontinhos já dão conta do recado, com agulha convencional mesmo. Em vez de arroz, use enchimento de fibra. Faça as bochechas com marcador vermelho e os olhos e nariz com linha preta.
O jeito de fazer é parecido com o passo a passo anterior. Aproveite a dica de artesanato de Páscoa para aumentar seu repertório de ideias criativas. Elas podem render muitos sorrisos, e um bom dinheiro!
Boa sorte, e até mais!