Looks Moda

Azul Tiffany: em casamentos, roupas do dia a dia e até nos cabelos!

Azul Tiffany

Pense no azul turquesa mais lindo que você já viu. Com tons exatos de ciano, com um pouquinho só de amarelo para fugir da cor pura, o Azul Tiffany tem este nome por fazer parte do logotipo da famosa loja de joias há quase 200 anos. O mundo era outro naquela época e a própria Tiffany era bem diferente do que conhecemos hoje.

Já ouviu falar em um filme com Audrey Hepburn chamado “Bonequinha de Luxo”?

Veja também – Dicas e ideias de decoração azul turquesa

Primeiro, que todo mundo que gosta de cinema saiba que Audrey Hepburn tinha o rosto mais lindo, meigo e fofinho da história do cinema de todos os tempos. Pra mim, pelo menos.  O filme Bonequinha de Luxo, em mais uma trágica adaptação para o Brasil, era Breakfast At Tiffany’s, ou, Café da Manhã na Tiffany, a loja de joias. Olha que coisa mais estilosa! A alta sociedade de novaiorque dos anos 1960 podia marcar de se encontrar para tomar o café da manhã na joalheria mais chiquetésima de Nova Iorque. Ai ai, outros tempos.

O fato é que a tal joalheria começou suas atividades em 18 de setembro de 1837, com apenas mil dólares, emprestados. Era uma loja chique, porque trazia da Europa roupas da mais alta costura da primeira metade do século 19.

Conta a lenda que um dos primeiros administradores da loja – que vendia papelaria, roupas e artigos para escritório a preços não negociáveis – encantou-se com um vestido que foi feito para a Rainha da Inglaterra, num tom de inigualável azul turquesa, e usou esta cor para as embalagens azuis, o livro azul, catálogo anual da Tiffany e posteriormente no logotipo, criando o icônico Azul Tiffany.

Caixinha, vestido de noiva, cabelos. O Azul Tiffany está em toda a parte.

A famosa cor Azul Tiffany mistura dois terços de ciano e um terço de amarelo para criar o tom exato de azul turquesa. A loja Tiffany foi migrando de loja de departamentos super chique e classuda para uma joalheira de fama internacional. Mas o Azul Tiffany das embalagens feitas com o laço branco milimétrico que se desmancha suavemente quando desfeito permanece encantando quem tem bom gosto.

Já tem um tempinho que o azul turquesa caiu no gosto de noivas, quebrando um pouco o protocolo do branco em alguns casamentos. Claro, a maioria das noivas continuou usando branco, mas as madrinhas estavam liberadas (obrigadas, intimadas) para usar o Azul Tiffany.

Eu mesma estive em alguns casamentos em que o Azul Tiffany predominava nas madrinhas, às vezes na decoração, outras vezes em tudo e mais um pouco. Até no noivo.

Cor difícil de ver

Quem acompanha moda já deve ter percebido que o Azul Tiffany não é muito fácil de ver em roupas, carros ou outros itens. Apesar de muito bonito, nem a Tupperware usa este tom.

O segredo é que a cor foi patenteada e não pode ser comercializada em escala industrial. É propriedade da Joalheria Tiffany. Gente, a loja tem uma cor só dela! Quer mais luxo que isso? Mas pequenas lojas ou costureiras podem usar a cor sem ter que pagar royalties ou sem medo de serem processadas.

Veja também – Casamento azul: dicas e ideias de decoração

Hoje, além dos casamentos, das madrinhas e da decoração, o Azul Tiffany, que foi até moda entre as noivas em alguns momentos dos anos 1980 e 1990 voltou com força para as madrinhas, para os noivos, para as gravatas dos padrinhos e até para os cabelos das meninas que resolveram colocar um ar todo especial em suas madeixas.

Mas no segredinho, vi muitas lojas de móveis chiques usando o Azul Tiffany em suas coleções. Algumas lojas de roupas brasileiras ‘emprestaram’ a cor e lembro de ter encontrado catálogos lindos de produtos com bolsas, echarpes, bijuterias, xales de renda e jogos de louças com o lendário Azul Tiffany.

Azul Tiffany subindo pelos cabelos

Nos cabelos, todas nós vimos a explosão do Denim Hair principalmente entre as adolescentes. E também as meninas até uns 30 anos. Ou um pouquinho mais. Acontece que o Denim Hair, recebeu variações de tom e em alguns casos, a cor turquesa de muitos cabelos pode ser chamada de Azul Tiffany. E este tom de azul mais claro, vivo a cheio de juventude, tem aparecido muito nas nossas ruas e se tornou uma cor fácil de encontrar entre as celebridades, blogueiras e mulheres fortes e formadoras de opinião.

A forma para tingir os cabelos de Azul Tiffany a gente já sabe. É só acertar o tom para não cair em tons mais escuros. Um pouco claro demais acho que ninguém vai se importar, mas a gente recomenda cuidado, porque o processo para atingir este tom de azul turquesa é descolorir o cabelo, inteiro ou em mechas, usando descoloração e decapagem.

Claro que como você vai descolorir os cabelos, é preciso nutrir e hidratar. E então colocar o corante correto de azul para atingir o Azul Tiffany.

Veja também – Como pintar o cabelo com azul de metileno? Veja passo a passo

Agora, quem quer fazer o mesmo processo sem gastar os tubos, e sem atacar os cabelos com química, pode usar um produto chamado anilina para madeira, que é um pigmento de cor usado em móveis. Acreditem, descobri recentemente e dá muito certo!

Você mistura anilina azul para madeira com anilina verde para madeira, um pouquinho de álcool, pouco mesmo, que não agride os cabelos, mistura com uma máscara hidratante.  Pensa que você vai colorir seu cabelo com o majestoso Azul Tiffany sem agredir os cabelos e ainda vai fazer hidratação em casa gastando uma merrequinha!

Ah, mas isso é assunto para uma postagem.

Por enquanto, você vai saber que pode apostar no tom turquesa caríssimo do Azul Tiffany para colocar nas paredes do quarto, nos móveis, nas roupas, nos vestidos das madrinhas, no bolo se casamento e nos docinhos sem medo de errar. Vai ficar tudo lindo! E depois você conta que se inspirou na caríssima, elegantérrima joalheria Tiffany e mata todo mundo de inveja aparecendo com os cabelos azuis brilhantes.

Gostou das dicas? Quer saber como tingir em casa os cabelos com Azul Tiffany? Escreve pra gente que eu te conto. Beijos, lindonas!!

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.