Plantas Medicinais Saúde

Babosa para o rosto: quais os benefícios e como usar?

Babosa para o rosto

A Babosa, ou Aloe Vera é uma planta com diversas propriedades medicinais, como antibacteriana e cicatrizante. É nativa do norte da África e se desenvolve em regiões desérticas. É utilizada desde a antiguidade pelos povos egípcios, gregos, chineses, japoneses e macedônios, que a consumiam como alimento e também extraíam suas substâncias para uso medicinal. Historiadores atribuem o uso da babosa para o rosto como sendo o segredo de beleza de Cleópatra, que a utilizava para cuidar diariamente. Os soldados do antigo Egito também a utilizavam como medicamento para curar ferimentos, acelerando a sua cicatrização.

Propriedades da babosa

A babosa é rica em nutrientes, vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B, aminoácidos e minerais que agem como antioxidantes naturais.

  • Antibacteriana,
  • Cicatrizante,
  • Hidratante,
  • Anestésica,
  • Antibiótica,
  • Digestiva,
  • Coagulante,
  • Desintoxicante,
  • Ação regeneradora,
  • Anti-inflamatória,
  • Adstringente.

A babosa sempre foi muito utilizada para fortalecer, regenerar e evitar a queda dos cabelos. Entretanto, a aplicação de babosa no rosto traz inúmeros benefícios para a pele.

Babosa-no-rosto

Antirrugas

A babosa possui substâncias como sais minerais, enzimas, aminoácidos e vitaminas importantíssimas para uma pele saudável e sem rugas. Por ter propriedades hidratantes, ela proporciona maior oxigenação para as células, aumentando a sua elasticidade, revenindo e combatendo às rugas. Os benefícios da babosa para o rosto são hidratação, maciez e elasticidade evitando o ressecamento da pele.

Hidratante natural

A babosa, além de possuir propriedades antioxidantes e regeneradoras, é rica em Vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, nutrientes essenciais para hidratar e revigorar a pele.

Cicatrizante

A babosa é um excelente cicatrizante natural. Quando sua seiva é colocada sobre ferimentos, auxilia na prevenção de infecções, diminuindo o inchaço local, proporcionando rápida cicatrização. Auxilia, também, a evitar marcar de possíveis cicatrizes causadas por ferimentos.

Queimaduras solares

As queimaduras solares são aliviadas quando a seiva da babosa é colocada sobre elas, trazendo uma sensação de alívio e frescor, em função do seu poder de hidratação.

Antibiótica e anti-inflamatória

Possui propriedades bactericidas auxiliando no combate as infecções de pele. A babosa para o rosto auxilia no tratamento da acne, espinhas e cravos, reduzindo a irritação e a inflamação. É muito eficaz contra picadas de insetos, aliviando a coceira.

Entre outros benefícios, a babosa para o rosto atua como um poderoso adstringente, oferecendo uma limpeza profunda da pele, favorecendo a desobstrução dos poros, eliminando as impurezas da pele responsáveis pelo surgimento de acne, espinhas e cravos.

Babosa para o rosto

Receitas caseiras com seiva de babosa para o rosto

Muitas mulheres optam pelo uso das máscaras de babosa para o rosto ao invés de cosméticos, pra atenuar os sinais da idade, rugas de expressão e para manter a pele sempre hidratada e com aparência jovial.

Veja também: Chá de babosa: benefícios e propriedades

A maioria dos cosméticos possuem produtos químicos que são extremamente prejudiciais à saúde. Com a seiva da babosa é possível fazer máscaras para a pele que proporcionam excelentes resultados, como:

  • A mistura de mamão e babosa para o rosto possui o poder de regenerar a pele, e atenuar as olheiras. Amasse um pedaço de mamão, coloque a seiva da babosa até se conseguir uma mistura homogênea. Aplique a máscara no rosto e deixe agir por 20 minutos e remova com água morna.
  • A seiva da babosa com leite e mel, é um ótimo hidratante para a pele. Faça uma mistura de seiva da babosa, leite e mel em partes iguais. Aplique no rosto, deixando agir por 40 minutos e retire com água fria.
  • A seiva da babosa misturada com açúcar refinado é um excelente esfoliante para o rosto, eliminando as células mortas e evitando o surgimento de cravos e espinhas. Misture a seiva da babosa com o açúcar refinado e aplique no rosto com massagens suaves e circulares. Deixe agir por 1 minuto e remova com água fria.

Máscaras de babosa para o rosto

Através do uso de máscaras de babosa para o rosto conseguimos realizar um tratamento natural e eficaz para inúmeros problemas de pele, a um custo bem baixo. Veja algumas receitas:

Máscara de babosa para pele oleosa

As mulheres que tem o tipo de pele oleosa estão mais propensas a terem cravos, espinhas ou acne, e também encontram muita dificuldade na hora de se maquiarem. A máscara com mel, cevada, ovo e a seiva da babosa, proporciona equilíbrio, diminuindo a sua oleosidade, sem resseca-la.

  • Seiva de uma folha de babosa,
  • 1 colher de chá de mel (7,5gr),
  • 1 ovo,
  • 2 colheres de sopa de farinha de cevada (20gr).

Misture os ingredientes até formar uma pasta. Aplique sobre todo o rosto e espere secar. Depois de seca, retire com água abundante.

Veja também: Suco de babosa (aloe vera) emagrece? Aprenda a fazer

Máscara de babosa para a pele seca

Quando a pele é muito seca, as mulheres ficam mais propensas às rugas e sinais de expressão. A máscara da seiva de babosa para o rosto, aliado a alimentos frescos, hidratam e suavizam as marcas de expressão e combatem as rugas.

  • 6 colheres de sumo de pepino fresco (60ml),
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural (25gr),
  • 4 colheres de seiva de babosa (60gr).

Misture todos os ingredientes e aplique sobre o rosto. Deixe agir de 15 a 20 minutos e retire com água morna.

Máscara de babosa para clareamento da pele

Por possuir propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, o mel, combinado com a babosa, é um medicamento natural e eficaz contra as manchas da pele.

  • Seiva de uma folha de babosa,
  • 1 colher de chá de azeite de oliva (5gr),
  • 2 colheres de sopa de mel (37gr).

Misture os ingredientes e aplique no rosto. Deixe descansar por 15 minutos e retire com água morna.

Outra poderosa máscara de babosa para o rosto é a mistura de sua seiva com suco de limão siciliano. O poder adstringente do limão, aliado a ação cicatrizante da babosa, auxilia a remoção de manchas no rosto e suaviza cicatrizes.

  • Seiva de uma folha de babosa,
  • Suco de um limão siciliano.

Misture todos os ingredientes, até obter uma pasta homogênea. Espalhe pelo rosto, deixe descansar por 15 minutos e retire com água morna. Essa máscara deverá ser aplicada diariamente, até a completa eliminação das manchas.

Máscara para rejuvenescimento facial

A poluição, a exposição ao sol sem uso de protetores solares, uma dieta podre em nutrientes e um sono irregular, prejudicam o brilho e a maciez da pele. A máscara de babosa para o rosto devolve à pele a maciez e a elasticidade necessárias para a prevenção e o combate às rugas.

  • 3 gotas de vitamina E,
  • Seiva de uma folha de babosa,
  • Suco de um pepino (150 ml).

Misture a seiva da babosa com o suco de pepino. Aplique na pele até que seja completamente absorvido. Quando a máscara secar, retire com água morna. Após, massageie a pele com as gotas de vitamina E até que seja absorvida.

As máscaras de babosa para o rosto, bem como sabonetes produzidos com sua seiva, são tratamentos naturais e que trazem muitos benefícios para a pele.

Último Vídeo do Nosso Canal


/* ]]> */