Beleza Cabelos

Aprenda a fazer balayage no cabelo; veja dicas e fotos

A cada estação do ano que muda, é comum a maioria das mulheres querer mudar o visual para entrar na nova temporada com tudo. E quando se fala em investir em um novo look, é claro que não tem como não pensar no cabelo. Seja um novo corte ou coloração, nós queremos estar lindas para os meses que se aproximam.

Entre as mudanças que mais chamam a atenção da mulherada e faz com que elas corram para os salões de beleza é o clareamento capilar, que atualmente é feito de diversas formas e surpreende com mega produções. São luzes, mechas loiras, ombré hair e outras técnicas que podem deixar os cabelos bonitos e modernos.

No artigo de hoje, nós vamos falar sobre a famosa Balaiagem, uma maneira diferente e natural de deixar os cabelos loiros sem fazer uma transformação muito radical que já caiu no gosto das celebridades, como a top model Gisele Bündchen.

Apesar de pouco falada em relação aos demais tipos de clareamento dos fios, ela pode ser ideal para quem está querendo variar a cor do cabelo, mas sem ficar muito diferente do que era. Mesmo simples, a técnica costuma deixar as madeixas impecáveis como quaisquer outras formas de fazer mechas loiras.

Se você ainda não sabe o que é a Balaiagem e está curiosa para saber como fica nos cabelos, como fazer e como cuidar, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto, com fotos e dicas para você se inspirar!

O que é a Balaiagem?

balaiagem-15

A Balaiagem nada mais é do que uma técnica de clareamento capilar que consiste em fazer mechas loiras mais grossas do que o comum em todo o cabelo, puxadas desde a raiz até as pontas, a fim de dar uma luminosidade maior aos fios, sejam eles loiros, morenos ou ruivos. O método pode ser feito por meio de coloração ou descoloração, o que vai depender das cores e tons usados e do estilo de cada mulher.

A técnica foi criada em Paris, na França, em 1970, e tem como nome original a palavra “Balayage”, que, em tradução livre para o português, significa “varredura”. Apesar de estranho o significado, não tem nada de esquisito na técnica. Afinal, o processo para fazê-la nos cabelos funciona mesmo como uma varredura, iluminando os fios seguindo o movimento das madeixas.

O que a diferencia das demais técnicas que você já conhece é apenas o modo de fazer, geralmente colorindo ou descolorindo os cabelos à mão livre e com a ajuda de uma prancha para fixar a cor, no lugar dos acessórios comuns para fazer mechas loiras, como papel alumínio e touca. Usando de dois a três tons abaixo da cor original dos fios, a ideia é dar um efeito mais natural ao procedimento, como “um verão inteiro debaixo do sol”, característica que mais atrai as mulheres na hora de escolher o melhor método para clarear as madeixas.

Quem pode fazer?

Todas as mulheres podem fazer a técnica de Balaiagem nos cabelos, independente da tonalidade da pele, cor e textura dos fios. Apesar de muitos especialistas recomendarem o estilo de mechas para madeixas mais escuras, como loiro escuro ou castanho, ele também fica lindo em outras cores, a depender da criatividade e gosto de cada pessoa.

Isso porque o processo de clareamento não agride tanto os fios e, ainda, não precisa de muitos retoques, combinando com madeixas crespas, onduladas, lisas, curtas, longas, loiras ou escuras.

Como escolher o tom ideal?

Com você já descobriu nos parágrafos acima, a Balaiagem pode ser em todos os tipos de cabelo e combina com qualquer tom de pele, sendo uma técnica ideal para quem quer começar a clarear os fios para a próxima temporada.

Mesmo sendo extremamente versátil, os melhores visagistas e hairstylists do mundo dão as seguintes dicas para você que quer se aventurar no estilo, mas ainda não sabe como escolher a tonalidade certa para as suas madeixas de acordo com a sua pele. Veja:

Pele clara

balaiagem-loiras

Para quem a pele clarinha até mais rosada, a dica é investir nas tonalidades cobre, marrom claro e mel para fazer a Balaiagem. A ideia é dar nuances sutis e douradas aos cabelos para trazer a sensação de mais brilho, iluminando até mesmo a pele.

Porém, a recomendação dos especialistas é para que mulheres com esse tom de pele evitem o marrom escuro e o preto, já que estas cores podem deixar a pele com um aspecto pálido e sem vida. Além disso, a pele mais clarinha costuma ser mais propensa a vermelhidões, o que pode ficar ainda mais em evidência em caso de se usar tons escuros nas madeixas.

Pele morena ou negra

balaiagem-morenas

Já no caso de quem tem a pele morena ou negra, muitos profissionais recomendam os tons de caramelo ou canela, que são capazes de dar um tom mais natural, brilhante e quente às madeixas. Mulheres com pele mais escura e com cabelos ondulados ou cacheados devem investir em nuances douradas para destacar os cachos ou ondas naturais dos fios.

A dica principal é evitar sempre tons mais que dois tons mais claros que a cor natural, o que pode estragar o look ao deixar a imagem opaca ou uniforme demais.

Como fazer – Passo a passo

Muitos profissionais não recomendam que as mulheres façam a Balaiagem em casa e sozinhas. Isso porque, segundo eles, a técnica exige experiência e domínio em coloração e descoloração, além de olho crítico para saber como chegar ao tom desejado e quanto tempo deixar os produtos agirem no cabelo.

No entanto, se você já tingiu os cabelos em casa algumas vezes e acha que dará conta de aplicar a técnica nos seus fios, nós vamos te mostrar agora um passo a passo para você fazer a Balaiagem de maneira fácil e simples sem precisar a um salão de beleza. A única diferença em relação ao modo original que é feita é que, em casa, será necessário usar um papel laminado para fixar a cor e não uma prancha. Isso porque apenas um profissional saberia usar o aparelho com precisão sem estragar os cabelos.

Para não errar, é só seguir as dicas que vamos te ensinar a seguir e tomar algumas precauções importantes antes de iniciar o processo. Uma delas é estar ciente de que o cabelo precisa estar virgem para fazer a técnica, uma vez que, ao contrário, ela pode dar errado, não atingindo o tom que você deseja e, ainda, danificar os seus fios. Fica a dica, ok?

Agora, mão à obra!

balaiagem-como-fazer

Materiais necessários:

  • Água oxigenada (o volume deve estar de acordo com a tonalidade do seu cabelo. Quanto mais claro o cabelo, maior é o volume do produto);
  • Pó descolorante azul;
  • Pincel de ponta fina;
  • Pente;
  • Folhas de papel laminado (ou plaquete, ideal para cabelos curtos ou médios);
  • Tintura (deve ser de um tom mais escuro em relação ao clareamento que fará com a água oxigenada e o pó descolorante);
  • Grampos;
  • Recipiente de plástico.

Como fazer:

Passo 1: O primeiro passo para começar a fazer a Balaiagem no seu cabelo é dividir o cabelo em quatro partes e prendê-las com grampos.

Passo 2: Prepare a mistura de água oxigenada com pó descolorante no recipiente de plástico. Coloque uma colher de pó descolorante para cada 3 colheres de água oxigenada.

 Passo 3: Feito isso, solte uma mecha na parte de trás do cabelo (próxima à nuca), em quantidade equivalente a dois dedos, e comece a aplicar a mistura com a ajuda de um pincel. A ideia é usar a técnica de tricotagem para fazer pequenas transparências com os fios.

Passo 4: Em seguida, coloque a mecha sobre o papel laminado, com o lado brilhante dele voltado para dentro do cabelo, e envolva-a para que ela comece a fixar a cor.

Passo 5: Solte outra mecha acima da que você acabou de descolorir (na mesma quantidade) e, desta vez, aplique a tintura que escolheu para fazer a Balaiagem, usando também a técnica de tricotagem para fazer transparências e o papel laminado para ajudar no trabalho.

Passo 6: Repita o processo em todo o cabelo, sempre intercalando mechas descoloridas com coloridas, e aguarde um tempo para que os fios alcancem os tons que deseja, sempre verificando a cada instante o processo de tingimento ou clareamento.

Passo 7: Observe se as mechas da nuca estão mais claras que as do topo da cabeça. Se estiverem, retire o produto para evitar que clareiem ainda mais. Borrife água até que ele seja removido totalmente da nuca.

Passo 8: Se as mechas do topo da cabeça e da nuca já estiverem claras e tingidas, de maneira bem uniforme, é hora de lavar os cabelos. Aplique um shampoo (de preferência, um desamarelador) em água abundante para que todo o produto seja retirado dos fios.

Passo 9: Em seguida, aplique o condicionador e uma máscara de tratamento para hidratar o seu cabelo. Aguarde, pelo menos, 30 minutos e enxágue.

Passo 10: Se for secar os cabelos com secador, finalize o tratamento capilar com um protetor térmico antes de fazer a escova. Ele servirá para proteger os seus fios das agressões do calor excessivo do aparelho sobre as madeixas e evitar o ressecamento, característica já comum em cabelos descoloridos ou tingidos.

Dicas importantes:

Uma semana depois do processo, é recomendado aplicar vinagre de maçã nos cabelos para evitar que a amônia presente nos produtos utilizados para colorir e descolorir quebrem os fios, principalmente os mais finos. Para isso, basta diluir uma colher (sopa) de vinagre de maçã em um copo de água, aplicar nos fios e aguardar cinco minutos. Depois, é só lavá-los como de costume, com shampoo e condicionador.

Evite fazer mais de três Balaiagens por ano. Isso ajudará a cuidar da saúde dos cabelos, uma vez que evitará a alteração da matéria capilar.

Como cuidar?

balaiagem-12

Assim como as demais técnicas que você já conheceu aqui no blog, a Balaiagem também exige cuidados especiais e redobrados com os cabelos. Anote aí os mais importantes para evitar erros com o novo visual:

  1. Faça hidratações semanais ou, pelo menos, a cada 15 dias para recompor a água dos cabelos perdida durante o processo de descoloração e tingimento;
  2. Abuse do protetor solar para cabelo, aplicando-o sempre antes de sair de casa, principalmente em dias mais quentes e ensolarados;
  3. Evite contatos freqüentes com o sal e o cloro, presentes em abundância na água do mar e nas piscinas. Se for o caso, use sempre uma touca impermeável de natação para proteger os cabelos;
  4. Use sempre produtos específicos para cabelos tingidos ou descoloridos, sejam eles o shampoo, condicionador, leave-in, creme para pentear, entre outros;
  5. Tome banho sempre em água morna ou fria. Lavar os cabelos em água em temperatura muito quente pode ressecar ainda mais os cabelos, quebrando-os e causando o temido efeito “espiga de milho”.
  6. Evite usar frequentemente o secador e a chapinha. Se for o caso, use sempre um protetor térmico antes de fazer a escova para livrar os fios dos efeitos negativos do calor excessivo desses aparelhos;
  7. Evite fazer outros procedimentos químicos, como escova progressiva, nos cabelos após a Balaiagem. Eles podem potencializar o ressecamento dos fios, causando a queda e quebra em níveis graves;
  8. Respeite o período de manutenção, que deve ser feita sempre quando estiver aparecendo a cor natural do cabelo na raiz ou a cada três meses.

Balaiagem 2017

Para o próximo ano, já são várias as tendências que estão aguardando a mulherada que quer apostar na balaiagem para renovar o seu look. Elas variam entre cores e tonalidades, além da possibilidade de ser feita em cabelos de todos os tamanhos e tipos. Veja, a seguir:

Cabelos pretos

Quem tem madeixas escuras também pode apostar na Balaiagem para criar um novo visual para 2017. Para isso, basta investir em tons mais próximos à cor natural do cabelo, como marrom, para deixar o cabelo mais natural.

Apesar de dar um pouco mais de trabalho para fazer a técnica, o resultado é lindo e elegante, sendo uma chance ideal para quem quer começar a clarear os cabelos, mas sem chocar muito a imagem.

Confira abaixo algumas fotos para se inspirar!

SANTA MONICA, CA - MAY 14: Model Lily Aldridge attends Victoria's Secret Eight Annual What Is Sexy? 2013 Pink Carpet Party at Shutters On The Beach on May 14, 2013 in Santa Monica, California. (Photo by Frederick M. Brown/Getty Images)

balaiagem-cabelos-pretos-1

balaiagem-cabelos-pretos-7

balaiagem-cabelos-pretos-8

balaiagem-cabelos-pretos-2

Cabelos loiros

Assim como em cabelos pretos, esta também é uma super tendência para o próximo ano. A Balaiagem em cabelos loiros é linda e, em casos de mulheres mais ousadas e criativas, pode ser feita até mesmo ao contrário. Como assim?

É só fazer as mechas com cores escuras em vez de claras para dar um toque especial e moderno aos cabelos. É claro que é só uma dica! Para as mais contidas ou tímidas, também não custa nada investir na Balaiagem tradicional.

Veja algumas para se inspirar para 2017!

balaiagem-cabelos-loiros-3

balaiagem-cabelos-loiros-5

balaiagem-cabelos-loiros-4

balaiagem-cabelos-loiros-1

balaiagem-cabelos-loiros-2

Cabelos cacheados

As donas de madeixas cacheadas também prometem estar com tudo no próximo ano com a Balaiagem. A dica é aplicar tons mais claros nas extremidades do cabelo para dar sensação de mais movimento aos cachos. Sem dúvidas, é de deixar qualquer pessoa de queixo no chão de tão charmoso que fica o cabelo. Dá só uma olhadinha!

balaiagem-cabelo-cacheado-5

balaiagem-cabelo-cacheado-4

balaiagem-cabelo-cacheado-7

balaiagem-cabelo-cacheado-6

balaiagem-cabelo-cacheado-2

Cabelos curtos

E quem disse que quem adora cabelos curtinhos não pode apostar na Balaiagem para arrasar no visual para o próximo ano? Pode sim e, é claro, com o maior charme e elegância. Para isso, a dica é investir em mechas mais finas para deixar o cabelo mais natural. Veja nas fotos abaixo!

balaiagem-cabelo-curto-2

balaiagem-cabelo-curto-5

balaiagem-cabelo-curto-6

balaiagem-cabelo-curto-3

balaiagem-cabelo-curto

Gostou das dicas? Então, compartilhe!

Até a próxima!

1 comentário

/* ]]> */