Saúde

Banana vermelha: conheça os benefícios para a saúde

É isso mesmo que você leu… A banana vermelha é o assunto do nosso artigo de hoje.  É claro que você já deve ter ouvido falar dela por aí, mas com certeza não cogitou que ela existisse de verdade. Mas, saiba que ela realmente existe e, inclusive, pode fazer muito bem à nossa saúde.

Apesar de estarmos acostumados à clássica e deliciosa banana amarela, que é o quarto alimento mais produzido e também o mais popular do mundo, há outras variedades da fruta que são comercializadas em outros países e que vêm sendo estudadas por cientistas brasileiros em relação aos seus benefícios ao consumo humano.

Há pesquisas que mostram que a banana vermelha, também conhecida como Red Dacca ou, ainda, “Banana de São Tomé”, é uma fruta altamente nutritiva, rica em vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, sendo mais benéfica, inclusive, que a própria banana amarela.

Além de mais nutritiva, ela também é mais adocicada e mais cremosa que a banana comum, sendo considerada uma opção mais saborosa do que esta última. Se você ainda não conhece a poderosa banana vermelha, continue lendo esse post até o final e saiba mais sobre os benefícios dela para a saúde.

Características

banana-vermelha-beneficios

Como falamos nos parágrafos anteriores, a banana vermelha é considerada uma variedade mais nutritiva e saborosa que a banana comum. Isso porque ela possui seis vitaminas e 11 minerais importantes para a saúde humana, além de sabor mais cremoso e adocicado.

Afinal, ela é constituída por três tipos diferentes de açúcares: frutose, sacarose e glicose. Além disso, a fruta é rica em fibras, que são nutrientes importantíssimos para o nosso organismo. Por este motivo, o alimento de cor avermelhada é considerado um poderoso aliado em dietas para pessoas que pretendem perder peso ou que praticam atividades físicas.

Isso porque, além de fornecer mais energia ao corpo, a banana vermelha também aumenta a sensação de saciedade no organismo, fazendo com que se coma menos e, desta forma, emagreça de forma mais rápida e saudável.

Outra característica que a diferencia da banana amarela é a sua espessura, que é mais grossa, e cor da polpa, que, quando madura, costuma ter uma cor rosada. Ela é fabricada na África, Ásia e América do Sul, mas são mais consumidas na América Central, apesar de vendidas em todo o mundo.

Benefícios

A banana vermelha pode trazer vários benefícios à nossa saúde, devido ao seu alto teor de nutrientes essenciais ao nosso organismo. Veja os principais deles:

1 – Ajuda a emagrecer

Como falamos no decorrer desse artigo, a banana vermelha é rica em fibras e outras vitaminas e minerais que são essenciais para se incluir em uma dieta de emagrecimento. Isso porque, assim como os outros tipos da fruta, ela pode ajuda a prolongar a sensação de saciedade no estômago e, portanto, diminuir a fome descontrolada e fora de hora.

Além disso, para quem está em busca de perder peso também por meio de atividades físicas, ela pode ser uma ótima opção, uma vez que fornece mais energia ao corpo.

2 – Regula a pressão arterial

Rica em potássio, a banana vermelha também pode ajudar no controle da pressão arterial. O resultado é de menor incidência de doenças cardiovasculares, como hipertensão.

3 – Melhora a digestão

Graças à presença de potássio e fibras em sua composição, a banana vermelha pode ajudar na melhora do sistema digestivo. Ao inserir a fruta em sua rotina alimentar, você perceberá uma melhora na evacuação e, portanto, menos problemas com diarreias e constipações intestinais.

4 – Ajuda no ganho muscular

Por possuir potássio em sua composição, além de outras vitaminas e minerais importantes para a saúde muscular, a banana pode ser uma grande aliada no ganho de massa magra. Além de manter a resistência dos músculos, a fruta também é capaz de auxiliar na sua recuperação de forma mais rápida, o que é essencial para atletas e pessoas que praticam atividades físicas.

5 – Previne e trata a anemia

Uma excelente fonte de vitamina B6, a banana vermelha pode ajudar no combate e prevenção da anemia. Isso porque ela ajuda a aumentar a produção de hemoglobina no sangue, um fator extremamente importante para quem está lutando contra a doença.

6 – Melhora a saúde da pele

A banana vermelha também possui entre as suas propriedades nutricionais a vitamina C, que é essencial para manter a saúde e beleza da pele. Isso porque ela combate os radicais livres causadores do envelhecimento precoce, além de outras doenças na derma.

Além disso, a vitamina C presente na fruta também potencializa a produção de colágeno, uma substância de grande importância para a renovação celular e, portanto, pelo aspecto mais jovem e saudável da pele.

7 – Fortalece o sistema imunológico

Ainda devido à presença da vitamina C em sua composição, a banana vermelha também pode ajudar no aumento da imunidade do nosso organismo. O resultado do consumo regular da fruta é de menos desenvolvimento de doenças, como gripes e resfriados.

Como consumir?

banana-vermelha-1

Assim como a banana tradicional, a fruta de cor avermelhada pode ser consumida em sua forma crua, bastando que esteja madura para ser ingerida, ou em pratos semi-salgados e sobremesas. Se você quiser experimentar a banana vermelha como ingrediente em uma sobremesa, pode misturá-la com outras frutas, como morangos, maçãs, frutas cítricas, amoras, entre outras.

No caso de pratos salgados ou semi-salgados, a dica é prepará-la junto a cremes, carnes vermelhas (como a de porco), frango, chiles, feijão preto, avelãs, abacaxi, manga, cajus e nozes, por exemplo. Enfim, não há muitas regras para preparar receitas com a banana vermelha. Basta usar a imaginação!

Onde comprar?

Apesar de ainda não ser tão comum quanto a banana comum aqui no Brasil, a banana vermelha pode sim ser encontrada no país. Você pode encontrá-la em mercados de especialidades ou feiras de produtos naturais. Vale dizer que, como ainda não é tão comercializada no Brasil, o preço ainda pode estar meio “salgado” em comparação à banana amarela.

 

Sobre o autor

Raiane