Cabelos

Banho de óleo: como fazer? Explicamos tudo aqui!

É comum que por diversos motivos corriqueiros você encontre os fios do seu cabelo ressecados, opacos, quebradiços e ásperos, sinais típicos de que estão desidratados. Para corrigir o problema existem várias técnicas diferentes, como máscaras, cremes hidratantes e ampolas. O que ainda nem todo mundo sabe é que o banho de óleo também é uma opção para hidratar as madeixas e o couro cabeludo, fazendo com que eles voltem a ser saudáveis e cheios de brilho.

No post a seguir, contaremos tudo o que você precisa saber sobre óleos essenciais, o passo a passo de como fazer um banho utilizando esse produto natural e a melhor maneira de lavar seu cabelo para evitar que ele fique oleoso. Você verá como o procedimento é fácil e mais barato que alguns outros que são bem mais famosos e utilizados pelas mulheres brasileiras. Confira!

O que são óleos capilares?

Os óleos capilares são obtidos, geralmente, através da extração de sementes e polpas de frutas e plantas – o óleo de coco é exemplo disso. Ou seja, trata-se de um produto natural que, utilizando os princípios ativos dos seus ingredientes naturais, consegue nutrir, reparar e proteger os fios de cabelo e o couro cabeludo. Eles conseguem devolver os lípidos que o cabelo precisa para ficar brilhoso, hidratado e forte, além de ter o poder de controlar o frizz. Esses processos ocorrem através da regeneração da fibra capilar, que resulta em superfície alinhada.

Em muitos casos esses óleos capilares são encontrados em forma de blends. O que isso significa? Que mais de um óleo diferente está em sua fórmula. Essa mistura de variados princípios ativos consegue potencializar os efeitos do produto, tornando-o ainda mais rápido e eficaz na hora do banho de óleo. Você encontra os mais diversos tipos em lojas e farmácias de todo o país.

Quem pode fazer banho de óleo?

Os óleos capilares podem ser utilizados por qualquer mulher que queira hidratar seus fios. Porém, é preciso que se respeite as características do cabelo e que se escolha o produto que é mais indicado para ele, além de tomar cuidado com a quantidade que se é aplicada (o excesso pode causar efeito reverso).

Se você não tem o cabelo liso ou oleoso pode utilizar o óleo capilar todos os dias, inclusive misturando uma pequena quantidade a outros produtos que são usados diariamente, como o condicionador – isso vale tanto para quem está com os fios naturais como para aquelas que passaram por procedimentos químicos.

Por outro lado, se seu cabelo é oleoso por natureza ou liso, o banho de óleo deve ser realizado somente uma ou duas vezes durante a semana. O motivo é que ao utilizar o produto há a possibilidade de a fibra capilar ficar pesada e, pior ainda, aumentar a produção de óleo no couro cabeludo. Por isso, se você se encaixa nesse exemplo é preciso tomar muito cuidado e jamais exagerar na dose.



Como fazer banho de óleo no cabelo?

Agora que você já sabe o que é o óleo capilar e quem pode usar, chegou o momento de aprender como fazer o tratamento caseiro com o produto e devolver a saúde que o seu cabelo merece. Então, sem mais, vamos ao passo a passo!

1º passo: Prepare o cabelo. Com o auxílio de um pente, penteie e desembarace os fios. Depois, divida-o em dois ao fazer uma risca no meio da cabeça.

2º passo: Divida o cabelo em mechas e prenda-as separadamente com presilhas de plástico.

3º passo: Coloque um pouco de óleo capilar nas mãos (quantidade necessária para uma mecha) e aplique no cabelo. Massageie suavemente os fios para que o produto penetre bem neles. Passe por toda a extensão das madeixas, mas tome cuidado com a raiz. O ideal é que ela não receba o óleo para que não se corra o risco de deixar o couro cabeludo pesado.

Porém, se o seu cabelo estiver muito seco, mas muito mesmo, você pode utilizar um pouco na raiz para aumentar a hidratação. Mais uma vez lembramos que é preciso tomar bastante cuidado com a quantidade que será usada, ainda mais nessa região. Então, basta massagear o couro cabeludo com movimentos circulares suaves por 10 minutos.

4º passo: Depois que se certificar de que todo o cabelo está com óleo capilar, basta deixar o produto por pelo menos uma ou duas horas antes de lavar. Porém, o ideal é que esse procedimento seja feito antes de você se deitar. Desta maneira, você pode dormir com ele no cabelo, protegendo com uma touca de plástico.

5º passo: Enxague bem o cabelo com shampoo, de duas a três vezes para garantir que todos os resíduos serão retirados, e condicionador. Use água corrente morna, pois a temperatura não tão elevada ajuda o óleo a sair com mais facilidade. Massageie tanto os fios quanto o couro cabeludo.

Na hora em que for passar o shampoo, esfregue uma mão na outra para formar espuma antes de aplicar no cabelo. Isso faz com que seja mais fácil dele penetrar nos fios e acabar com o excesso de oleosidade que foi produzido durante o tratamento.

Qual a diferença entre banho de óleo e umectação?

Essa é uma dúvida muito comum a várias mulheres, mas de fácil solução. Não há diferença entre os dois termos. Em alguns lugares você vai encontrar pessoas dizendo que enquanto a umectação é o ato de umidificar os fios com óleo capilar, o banho de óleo consiste em encharcar as madeixas com o produto.

Como explicamos anteriormente, não se deve exagerar na quantidade de óleo capilar, pois isso pode causar efeito reverso e tirar o seu cabelo do estado ressecado para o oleoso, dois cenários que estamos nos esforçando para evitar, não é mesmo?

Por que usar o óleo capilar?

A moda e a vida na cidade grande já são grandes inimigas do cabelo. As tendências sempre envolvem o uso de algum produto químico no cabelo e a poluição, calor, vento, entre outros, ajuda a deixar o cabelo desidratado e com sua saúde debilitada. Sendo assim, sempre que for possível utilizar princípios ativos naturais para tratar dos fios, melhor.

Como se isso já não fosse o suficiente, por utilizar ingredientes que são encontrados na natureza, os óleos capilares são alternativas mais baratas do que máscaras e cremes hidratantes.

Videos do nosso Canal no Youtube

Sobre o autor

Redação Tudo Ela

Site focado em publicar conteúdo atual e interessante sobre o universo feminino. Fazemos curadoria e pesquisamos dicas úteis para o dia-a-dia da mulher moderna. Saiba mais sobre nós.

/* ]]> */