Maternidade Saúde

Banho de sol em recém-nascido: saiba como fazer

O banho de sol em recém-nascidos é uma prática saudável que deve fazer parte da rotina do bebê. Além de inúmeros benefícios, o banho de sol ajuda a combater a icterícia.

Neste artigo, veja detalhes de como fazer o banho de sol no recém-nascido, como o quanto tempo dura, como vestir o bebê, entre outras informações essenciais. Confira ainda os benefícios para a saúde do pequeno.

Como dar banho de sol no recém-nascido?

A pele do bebê recém-nascido é muito delicada. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados. Agora, veja o passo a passo do banho de luz:

  1. Horário: os horários mais adequados para o banho de sol em bebês são antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas. As primeiras horas da manhã são mais indicadas;
  2. Quanto tempo: a exposição do bebê ao sol deve durar até 10 minutos. Por isso, procure deixá-lo 5 minutos de barriga para cima e 5 de barriga para baixo;
  3. Roupa: as roupas usadas para o banho de sol dependem do clima. Dessa forma, nos dias mais quentes, opte por deixá-lo apenas de fraldas. Já nos dias mais frios, coloque uma roupa de mangas compridas e calças com tecido leve, como o algodão.
  4. Proteção dos olhos: procure colocar um chapéu ou algum tecido sobre os olhos do bebê, caso os raios atinjam diretamente essa área sensível;
  5. Proteção da pele: não é recomendado passar protetor solar nos bebês com menos de 6 meses de vida.

Benefícios do banho de sol

Como já dissemos, existem inúmeros benefícios do banho de sol para a saúde do recém-nascido. Conheça os principais:

  • combate a icterícia;
  • ajuda o organismo a sintetizar a vitamina D;
  • produz uma sensação de bem-estar;
  • ajuda na regulação do sono;
  • auxilia no bom funcionamento do fígado;
  • fortalece o sistema imunológico.

O que fazer quando está muito frio ou sem sol?

Se você mora num lugar onde faz muito frio ou está em pleno inverno, o banho de sol pode ser um risco. Tanto em dias de temperaturas muito baixas quanto em dias nublados ou chuvosos, expôr o bebê ao vento frio pode ser perigoso.

Então, a recomendação para esses casos é conversar com o seu Pediatra e pedir a indicação de uma suplementação sintética de vitamina D. Facilmente, a vitamina sintética pode ser dada ao bebê em formas de gotas, de modo que apenas 2 gotas bastam para suprir a necessidade do organismo dele.

O que fazer quando está muito calor?

Nos dias de muito calor, prefira dar o banho de sol no início da manhã, quando o clima ainda está mais fresco. Após o banho de luz, dê um banho no bebê para evitar que o suor fique em contato com a pele e cause brotoejas.

Gostou das dicas? Saiba mais:

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */