Emagrecimento Nutrição

Veja aqui os benefícios da abóbora para a saúde e beleza

Não há quem resista àquela famosa sopinha de abóbora bem temperada e quente nos dias mais frios do inverno. Afinal, é ela quem dá um sabor único e cremoso à receita, sendo um dos mais deliciosos entre todos os legumes que estão nos ingredientes da mistura.

É por esse e outros motivos que a deliciosa abóbora, da família Cucurbita, é o assunto do nosso artigo de hoje. Também conhecida como jerimum ou moranga em alguns estados do Brasil, como na região nordeste, trata-se de um vegetal arredondado e de cor laranja que ganhou popularidade aqui no país devido à forte influência da cultura americana, que o usava – e ainda usa, até os dias de hoje – como símbolo principal do Halloween.

Desde então, o vegetal é usado tradicionalmente em vários pratos típicos da culinária brasileira, desde sopas, tortas, doces, risotos, pães, entre outras receitas, que, além de ganhar uma consistência cremosa e de cor vibrante, ainda ganham uma turbinada de nutrientes essenciais à nossa saúde. É isso mesmo! Se você ainda não sabia, a abóbora é um vegetal altamente nutritivo e baixo em calorias e que pode trazer grandes benefícios ao organismo.

Entre os principais deles estão a prevenção e combate à doenças, como o câncer e a hipertensão, e a melhora da beleza da pele. Ainda, o vegetal é capaz de dar aquela forcinha no emagrecimento e ajudar na definição da silhueta, objetivo que todas nós mulheres corremos atrás todos os dias.

Rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e do complexo B, a abóbora pode ser incluída regularmente na dieta de que está em busca de perder peso e, ainda, no cardápio principal de quem gosta de cuidar da saúde.

Para saber como inserir o vegetal na sua alimentação e se beneficiar dos seus efeitos para emagrecer e ficar saudável, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto.

beneficios-da-abobora-para-saude

1 – Melhora o sono

Rica em um aminoácido chamado triptofano, a abóbora, bem como as suas sementes, pode ajudar na produção da seratonina no nosso organismo. Esta, por sua vez, é é um hormônio responsável por melhorar o humor e ajudar no relaxamento das atividades cerebrais. O resultado é de uma melhor noite de sono, tanto em relação à quantidade quanto à qualidade das horas dormidas.

2 – Reduz a pressão arterial

O óleo da semente de abóbora é composto por substâncias chamadas de fitoestrógenos, que são eficientes na prevenção da hipertensão. Há estudos que apontam que o consumo do óleo pode diminuir a pressão arterial do sangue em apenas 12 semanas.

3 – Previne doenças cardiovasculares

Rica em vitaminas A e C, além de fibras e minerais como o potássio e o magnésio, a abóbora pode ajudar no combate e prevenção de doenças relacionadas ao coração, como a hipertensão. Isso porque esses nutrientes auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos e na redução do acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, o que evita as temidas obstruções e a aterosclerose.

Além disso, o consumo regular do vegetal na rotina de alimentação controla os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue, o que ajuda a prevenir vários tipos de doenças cardíacas.

4 – Melhora o sistema imunológico

A abóbora, assim como os vegetais ricos em vitamina C e antioxidantes, como o betacaroteno, também é capaz de ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. O resultado é de menos desenvolvimento de doenças, como gripes e resfriados, por exemplo.

5 – Melhora a saúde dos olhos

Ainda graças à presença dos betacarotenos, antioxidantes essenciais que se transformam em vitamina A no organismo, a abóbora pode ajudar a melhorar a qualidade da visão. Sendo assim, ela também é capaz de prevenir doenças degenerativas e que possam causar a cegueira.

Além disso, devido à zeaxantina presente em sua composição, que nada mais é do que um antioxidante capaz de filtrar os raios ultravioletas da retina dos olhos, o vegetal também pode contribuir para a proteção dos olhos contra doenças maculares, que acometem principalmente pessoas em idade avançada.

6 – Ajuda a emagrecer

Por ser rica em fibras e conter pouquíssimas calorias, a abóbora é capaz de ajudar na perda de peso de forma eficiente e rápida. Isso porque o vegetal auxilia no aumento da sensação de saciedade no estômago e prolonga o processo de digestão, o que faz com que as pessoas que estão querendo emagrecer comam menos e percam alguns quilos extras em pouco tempo.

Além disso, o consumo regular da abóbora ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e evita a produção exagerada de insulina, que, por sua vez, aumenta o acúmulo de gordura no corpo. Sendo assim, o ideal é substituir o alimento mais calórico de cada refeição por um copo de abóbora, que contém cerca de 3 gramas de fibras, 50 calorias e nenhuma gordura.

abobora-ajuda-a-emagrecer

7 – Previne o câncer

O vegetal de cor alaranjada também possui entre os seus principais compostos nutricionais os carotenoides, que são antioxidantes responsáveis por ajudar no combate ao metabolismo das terríveis células cancerosas. Portanto, a sua ingestão regular pode prevenir vários tipos de câncer, como o de mama, de cólon, de pulmão e de pele.

8 – Melhora o trato intestinal

A abóbora possui grande quantidade de fibras em sua composição, que são essenciais para melhorar o fluxo intestinal e, portanto, combater as incômodas constipações. Isso porque esses nutrientes contêm propriedades laxantes que podem prevenir a terrível prisão de ventre.

9 – Previne o envelhecimento precoce

Ainda graças à presença dos antioxidantes carotenoides presentes em sua composição, a abóbora também pode ajudar no combate aos radicais livres que provocam a oxidação das células da pele. Sendo assim, com a sua ingestão diária, é possível prevenir rugas e linhas de expressão e deixar a pele com aspecto mais saudável, bonito e jovem por muito mais tempo.

10 – Combate o diabetes

Apesar de possuir um sabor levemente adocicado, a abóbora também pode ajudar a reduzir os índices de glicose no sangue de maneira surpreendente. Isso porque elas ajudam na produção de insulina e na cura dos chamados tecidos pancreáticos.

11 – Fortalece o sistema imunológico

Devido à alta quantidade de vitamina C presente entre as suas propriedades nutricionais, a abóbora pode ajudar a aumentar a imunidade do nosso organismo. Sendo assim, será possível prevenir o desenvolvimento de várias doenças, como gripes e resfriados, por exemplo.

12 – Ajuda na recuperação muscular

Para atletas e praticantes de atividades físicas regulares, a abóbora pode servir como um alimento essencial para o pós-treino. Isso porque, graças ao potássio presente em sua composição, ela pode auxiliar na recuperação e resistência dos músculos, melhorando o desempenho durante os exercícios.

Como consumir?

como-consumir-abobora

Como falamos no início desse post, a abóbora é um vegetal bastante versátil e pode ser consumido de diversas maneiras, motivo pelo qual ela se tornou tão popular nas cozinhas do país. As partes aproveitadas do vegetal são a sua polpa e as sementes, das quais podem ser feitos vários pratos tradicionais da culinária brasileira, como sopas, risotos, tortas, entre outros, além de bebidas, como sucos, vitaminas e óleos.

No caso, as sementes de abóbora podem ser consumidas torradas, sendo recomendado o consumo de 40 gramas de sementes por dia, durante o período de 4 semanas.

Gostou do assunto de hoje? Que tal deixar um comentário aqui embaixo contando o prato que mais gosta de preparar com a abóbora?

Até a próxima!

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */