Frutas Nutrição

Consumir abobrinha ajuda a emagrecer e evitar doenças; saiba mais

Muitas vezes, a abobrinha é tida como um alimento sem graça e que poucas pessoas pensam em preparar para um almoço ou jantar. No entanto, o que muitas delas não sabem é que, além de bastante nutritiva e benéfica à saúde, quando feita com carinho e criatividade, ela pode compor pratos saborosos.

Originária das Américas, a abobrinha é conhecida popularmente como um vegetal, apesar estar cientificamente classificada na categoria de frutas. Ela pode ser encontrada nas cores verde-escuro, verde-claro e amarelo e pertence à família das Curcubita pepo, a mesma da melancia, moranga, melão e pepino.

Portanto, assim como esses alimentos, consumi-la pode ser uma alternativa bastante saudável na alimentação. Rica em nutrientes essenciais à saúde, que incluem a vitamina A, vitaminas do complexo B (como a colina, ácido fólico, B1, B2 e B3 e B6), vitamina C, além de fibras, potássio, zinco, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, antioxidantes (entre eles, o betacaroteno e licopeno), proteínas e carboidratos.

Sendo assim, ao incluir o vegetal no cardápio diário, é possível prevenir e tratar diversos males que acometem o nosso corpo, tais como o câncer e a diabetes, por exemplo. Quer saber mais sobre os benefícios da abobrinha para a saúde? Então, continue lendo esse artigo até o final e descubra o que ela pode fazer pelo seu bem-estar… Vem comigo!

1 – Controla a diabetes

A abobrinha é rica em diversos nutrientes que podem ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e, sendo assim, evitar picos de insulina que possam levar ao descontrole da diabetes. As vitaminas do complexo B são as principais responsáveis por isso e são encontradas em boas quantidades no vegetal.

Além disso, graças às boas quantidades de fibras presentes em sua composição, que também são excelentes aliadas na regulação do índice glicêmico do sangue. Portanto, se você é uma paciente diabética ou tem predisposição ao desenvolvimento da doença, pode incluir a abobrinha na dieta para evitar a doença.

2 – Combate inflamações

Devido às boas quantidades de ômega 3 presentes em sua composição, que são ótimas fontes de propriedades anti-inflamatórias, a abobrinha também pode ser uma aliada também no combate aos mais diversos tipos de inflamações pelo corpo, inclusive no sistema cardiovascular e no trato gastrointestinal, em especial, no caso de úlceras gástricas ou duodenais.

3 – Previne o câncer

Excelente fonte de antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, a abobrinha também pode ser uma grande aliada no combate ao câncer. Os benefícios anticancerígenos do vegetal se devem à prevenção do estresse oxidativo crônico das nossas células, que é um dos principais motivos que levam ao desenvolvimento da doença.

Além disso, os agentes anti-inflamatórios presentes na abobrinha também combatem os mais diversos tipos de inflamações crônicas pelo corpo, responsáveis pelo aparecimento de tumores que podem levar ao câncer. Portanto, se você quer ficar livre da doença, inclusive do câncer de mama, o que mais mata mulheres no mundo todo, pode inserir o vegetal no seu cardápio diário para obter todos os seus benefícios.

4 – Evita a asma

A abobrinha é um alimento rico em vitamina C e, portanto, é considerada por muitos especialistas como uma ótima alternativa para quem quer proteger o sistema respiratório e prevenir doenças como a asma. Isso porque esse nutriente atua como um poderoso agente antioxidante, que aumenta a nossa imunidade e ajuda no combate à doenças respiratórias.

Além disso, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, ao consumir o vegetal é possível ajudar a manter os pulmões limpos e abertos, melhorando a respiração como um todo.

5 – Fortalece os ossos e dentes

Rica em boas quantidades de cálcio, a abobrinha também pode ser incluída na alimentação de forma regular para auxiliar no melhor funcionamento do sistema nervoso e, ainda, ajudar a na formação e fortalecimento dos ossos e dentes, oferecendo-lhes mais resistência contra fraturas e doenças como a osteoporose.

6 – Reduz o colesterol

A abobrinha também é considerada uma ótima fonte de fibras e, por isso, pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) no sangue. Além disso, por conter boas quantidades de vitaminas A e C em sua composição, que possuem poderes antioxidantes, consumir o vegetal de forma regular na rotina alimentar pode ser ideal para evitar que o colesterol oxide nas nossas veias e artérias e provoque obstruções, que podem prevenir doenças como a aterosclerose, por exemplo.

7 – Ajuda a emagrecer

A abobrinha é uma das “queridinhas” das dietas de emagrecimento, sendo recomendada por nutricionistas para a alimentação de pessoas que estão em busca da perda de peso por ser pouquíssima calórica, sendo capaz de fornecer apenas 37 calorias para cada 100 gramas de vegetal na sua versão cozida e com casca.

Sendo assim, se você está querendo dar aquela enxugada na silhueta e mandar aqueles quilos extras que estão incomodando para bem longe, basta incluir a abobrinha na sua dieta para obter melhores resultados.

Uma boa ideia é substituir outros alimentos mais calóricos da rotina alimentar, como é o caso dos que contêm maiores quantidades de carboidratos, pela abobrinha cozida e com casca, que possui menos calorias. Outra opção interessante é inseri-la na dieta por meio de saladas, assada, grelhada ou até mesmo refogada com azeite de oliva.

8 – Protege o coração

A abobrinha também possui altas quantidades de potássio, um mineral essencial para reduzir a pressão arterial e, também, as doses de folato, um tipo de aminoácido homocisteína responsável por causar ataques cardíacos e derrames, deixando o seu coração mais protegido.

Além disso, por ser rico em magnésio, consumir o vegetal também pode auxiliar no controle da pressão arterial, deixando-a em níveis mais seguros, e manter estável o ritmo das batidas do coração, outro ponto positivo para manter a saúde cardiovascular sempre em dia.

9 – Melhora a visão

Como você já leu até aqui, a abobrinha é uma excelente fonte de antioxidantes, provenientes principalmente da vitamina C e manganês, como é o caso da zeaxamina, luteína e carotenoides, que são ótimos aliados da saúde dos olhos.

Sendo assim, ao incluir o vegetal na sua alimentação de forma frequente, é possível melhorar a visão como um todo e prevenir problemas como a catarata, degeneração macular e cegueira noturna, mais comuns em pessoas em idade avançada e que podem levar à perda da visão.

10 – Melhora a digestão

Rica em fibras, a abobrinha pode ajudar não só a controlar os níveis de açúcar no sangue como também potencializar o funcionamento do sistema digestivo, auxiliando na melhora da digestão e prevenindo males como a prisão de ventre.

LISTA VIP!
Nossas Dicas no seu Email
Seja a primeira a saber das nossas últimas dicas. Coloque seu email abaixo e receba nossos posts:
Cadastrar!
close-link
/* ]]> */