Frutas Nutrição

Veja os 10 surpreendentes benefícios da acerola para a saúde

A acerola é uma frutinha tropical, comumente encontrada nas cores vermelho-alaranjada ou amarela, que costuma ser consumida nos dias mais quentes do ano devido ao seu sabor cítrico-azedo e sutilmente doce, que além de aliviar o calor, ainda oferece uma sensação sem igual ao nosso paladar.

Veja também: Como consumir acerola? Confira receitas fáceis e deliciosas para saborear a fruta

No entanto, além de deliciosa, a pequena fruta pode ser mais importante na alimentação do que você imagina. Rica em inúmeros nutrientes essenciais ao organismo, como ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, manganês, antocianinas, cobre, vitaminas A, do complexo B e C, entre outros, a acerola pode oferecer diferentes benefícios ao corpo, que envolvem a prevenção e tratamento de diversos males que acometem a saúde.

Além disso, a acerola é muito conhecida por ajudar na perda de peso, motivo pelo qual a procura pela fruta é ainda mais alta, principalmente entre as mulheres. Por isso, no artigo de hoje, você vai conhecer os principais benefícios da acerola para a saúde e descobrir como e por que o consumo dessa pequena fruta pode ser tão poderoso na nossa alimentação. Vem comigo!

1 – Previne a diabetes

A acerola é rica em vitamina C, o que leva a afirmar automaticamente que ela também é uma excelente fonte de antioxidantes. Por isso, ao consumir a fruta, é possível controlar os níveis de açúcar na corrente sanguínea, benefício ideal para quem sobre com diabetes ou quer prevenir a incidência da hipo e hiperglicemia, condições clínicas que acarretam a doença.

No entanto, é válido lembrar que o consumo da acerola, assim como qualquer outra fruta, deve ser moderado no caso de pacientes diabéticos.

2 – Fortalece o sistema imunológico

Mais uma vez por conta da vitamina C presente em sua composição, a acerola também pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, fazendo com que nos sintamos mais fortes diante dos fatores externos que possam prejudicar o organismo.

Além disso, a vitamina tem como papel fundamental o de contribuir para a melhor absorção de ferro, outro mineral importantíssimo para a nossa imunidade. Vários estudos mostram que a fruta contém maiores quantidades do nutriente que a própria laranja, principalmente quando está mais madura.

3 – Combate doenças cardiovasculares

A acerola também é considerada uma grande aliada do coração, uma vez que pode protegê-lo de diversos males, como derrames, ataques cardíacos e até arteriosclerose. A sua ação se deve ao potássio presente em sua composição, que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, promovendo um melhor bombeamento do sangue até o coração e controlando a pressão.

4 – Ajuda a emagrecer

Quem está sempre antenada nas novidades sobre o mundo da boa forma já sabe que as frutas são ótimas aliadas do emagrecimento. E com a acerola não é diferente… Por possuir baixo índice calórico, ao inseri-la na dieta, você deve consumir apenas 32 calorias em cada 100 gramas da fruta.

Sendo assim, você pode utilizá-la no preparo de diferentes receitas lights, sejam sobremesas ou saladas de frutas, além de poder comê-la em sua versão in natura, ou seja, naturalmente.

5 – Melhora a visão

Excelente fonte de vitamina A, o consumo diário da acerola também pode contribuir para melhora da saúde dos olhos, já que esse nutriente beneficia a retina, oferecendo uma maior aptidão para período noturno e diminuindo a possibilidade de doenças, como a catarata, cegueira e a degeneração macular.

Todos esses quadros clínicos são mais comuns em idosos, já que costumam se desenvolver por conta do avanço da idade. Daí, a importância de inserir a fruta na sua alimentação diária para prevenir quaisquer desses problemas futuramente.

Ainda, já que a vitamina A protege a córnea, é possível diminuir os impactos provocados pela luz externa, que costuma oferecer bastante incômodo à maioria das pessoas que sofrem com sensibilidade à luminosidade.

6 – Oferece energia ao corpo

Além de ajudar a dar aquela emagrecida na silhueta que a gente tanto sonha, a acerola também é capaz de oferecer mais energia ao corpo, melhorando a disposição para as atividades do dia a dia e, principalmente, durante os treinos na academia, no caso das mulheres que praticam atividades físicas de forma regular.

O benefício é decorrente da quantidade de carboidratos presentes na composição nutricional da fruta, que são transformados em energia para ser gasta durante os exercícios físicos, o que eleva o gasto calórico e ajuda na redução do percentual de gordura corporal.

7 – Previne o câncer

A acerola é uma fruta que possui grandes quantidades de antioxidantes, entre carotenoides e flavonoides, considerados importantíssimos no combate aos radicais livres. Portanto, ao inserir a fruta na sua alimentação, é possível proteger o organismo do desenvolvimento de células cancerígenas, as principais responsáveis pela formação de tumores que levam ao aparecimento do câncer.

Por isso, como os tomates, mamões e goiabas, muitos especialistas recomendam o consumo da fruta tropical para aproveitar dos seus benefícios anti-câncer.

8 – Melhora a saúde da pele

Rica em vitamina C, nutriente essencial para cuidar da pele, a acerola é considerada uma grande aliada da sua saúde e beleza. Isso porque a fruta pode auxiliar na síntese de colágeno, substância que age de forma positiva na elasticidade da pele, prevenindo e tratando estrias, celulites e a flacidez.

Portanto, o consumo de acerola na alimentação diariamente é ideal para pessoas que estejam em fase de emagrecimento, que costumam ter esses efeitos colaterais todos juntos e de uma só vez durante o processo. Além disso, a fruta também pode ajudar a proteger a pele dos efeitos nocivos da exposição solar, prevenindo o envelhecimento precoce, e auxiliam na sua cicatrização.

9 – Melhora o funcionamento da tireoide

Graças à vitamina C presente na composição nutricional da acerola, que tem sua ação antioxidante reforçada pelo colágeno e ferro, é possível controlar a produção de hormônios no corpo, inclusive a tireoide. Por isso, consumir a fruta também pode ajudar no tratamento contra as consequências do aumento ou diminuição do hormônio no organismo.

10 – Previne e trata problemas gastrointestinais

Como toda fruta, a acerola também é rica em fibras. Sendo assim, é possível afirmar que o seu consumo diário na dieta pode ser eficiente no combate a uma série de problemas gastrointestinais, melhorando o funcionamento dos sistemas digestivo e intestinal, ideal para prevenir e tratar constipações, diarreias, disenterias, entre outros males.

Sobre o autor

Raiane