Infográficos Nutrição

Benefícios da água de coco que você não imaginava

Benefícios da água de coco

A água de coco é uma das bebidas mais saborosas e refrescante que existem, e o melhor de tudo é que ela é natural – não confundir com a versão em caixinha que conta com conservantes. Mas será que você de fato conhece os benefícios da água de coco?

Pois saiba que além de aliviar a sede, ela também traz vários benefícios à nossa saúde, alguns dos quais você provavelmente nem imagina. A seguir você conhece alguns deles.

Água de coco

A água de coco é uma bebida que possui cerca 95% de água e 5% de nutrientes importantes para o corpo humano.

Vale lembrar que o valor nutricional do coco pode variar de acordo com seu tempo, ou seja, quando o coco está mais verde ele possui mais água e sua polpa é branca com textura de gelatina.

Já quando o coco está maduro, possui pouca água e tem a polpa mais firme. Além disso, nessa fase ele se torna mais oleoso, sendo o momento certo pra extração do tão almejado óleo de coco.

A água do coco é encarada também como um isotônico natural, uma vez que ela é rica em minerais, como o potássio e o sódio. Esses minerais ajudam o corpo a absorver os demais nutrientes. Por isso a bebida é recomendada para pessoas que praticam esporte ou esteja em reabilitação.

Benefícios da água de coco

Água de Coco: 12 benefícios para a saúde [Infográfico]

Água de Coco: 12 benefícios para a saúde [Infográfico]

Fortalece o sistema imunológico

Quando a água de coco é consumida diariamente ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Também possui ação de eliminar bactérias do organismo, especialmente as que podem causar problemas na gengiva e infecções.

Como ela possui ácido láurico, que é um ácido gordo de cadeia média, ela se torna um ótimo antifúngico, antibacteriano e antiviral. Ela ainda pode combater o vírus do resfriado, doenças infecciosas e tifo.

Melhora o sistema digestivo

Outro dos benefícios da água de coco é melhorar o sistema digestivo, uma vez que ela oferece as fibras necessárias diariamente. Quando se ingere a água todos os dias por uma semana é possível notar uma melhora na digestão.

Benefícios da água de coco

Aumenta a energia

Por causar um aumento dos hormônios da glândula da tireoide, a água de coco também ajuda a dar mais energia ao corpo, consequentemente aumentando a resistência física. Com uma semana de consumo diário de água de coco você notará que tem mais energia e disposição para atividades físicas.

Melhora as dores de cabeça

Se você costuma ter frequentemente dores de cabeça, a água de coco também pode te ajudar a acabar com o problema. Por te manter hidratado de forma correta, ela evita as dores de cabeça.

Isso porque muitas vezes elas ocorrem por desidratação ou pelo corpo perder fluídos importantes em atividades físicas, por isso o consumo de água de coco pode trazer grandes benefícios à saúde.

Perda de peso

Muitas pessoas acabam deixando de consumir a água de coco por acreditarem que seja calórica, mas a verdade é que ela é adoçada naturalmente pela fruta e possui baixo teor calórico e de gordura.

Um de seus benefícios é justamente ajudar pessoas que estão em dieta, uma vez que é rica em minerais e fibras, ajudando a prolongar a sensação de saciedade. Além do mais, como dito antes, ela te dá mais energia para praticar atividades físicas.

Combate doenças renais

A água de coco pode ajuda também pessoas que sofrem com problemas renais, uma vez que atua como um diurético natural. Sendo assim ela ajuda a manter limpos os canais do aparelho digestivo e bexiga, ajudando a eliminar as toxinas do corpo e as pedras nos rins.

Hidrata

A água de coco é considerada a melhor bebida para pessoas que praticam atividades físicas, sendo a melhor escolha para hidratação após um dia de treino ou em dias de sol intenso.

A água de coco além de refrescante, ainda possui eletrólitos importantes e não tem nenhuma composição química que possa prejudicar o corpo. Ela ainda é rica em potássio, cálcio, magnésio e fósforo.

Reduz a pressão sanguínea

Como dito antes um dos Benefícios da água de coco é que ela é rica em potássio e esse mineral ajuda a manter controlada a pressão sanguínea, consequentemente prevenindo ataque cardíaco.

Os eletrólitos presentes nela ainda são importantes para o bom funcionamento do organismo, entretanto, quando consumido em grandes quantidades isso pode gerar malefícios ao corpo, como por exemplo a pressão alta.

Benefícios da água de coco

Ajuda na circulação sanguínea

No corpo humano a água de coco se torna um tônico cardíaco. Isso porque ela possui a ação de diminuir os níveis do colesterol ruim, além de evitar que se formem coágulos no sangue.

Por isso outro dos benefícios da água de coco é que ela ajuda na prevenção de AVC e ataques cardíacos, além de reduzir as obstruções de varizes e veias.

Diminui a acidez

A água também é capaz de alcalinizar o corpo e reduzir os níveis de acidez gerados por uma alimentação ruim. Quando consumimos água de coco, o pH dos líquidos corporais diminuem e se reduz a acidez.

Melhora a acne

A água de coco ajuda pessoas que possuem problemas de pele como espinha, acne e pele oleosa. Quando se observa o rótulo de cosméticos para esse tipo de tratamento é possível observar que muitos deles possuem extrato de coco em sua composição.

Isso porque a fruta ajuda a limpar a pele naturalmente, agindo como um tônico natural e deixando a pele limpa e fresca. Isso sem contar que pode desobstruir os poros.

Pode ser consumida na gravidez

De acordo com especialistas, muitos problemas gerados na gravidez podem ser resolvidos com consumo de água de coco. A bebida ingerida logo pela manhã deixa normalizado o desequilíbrio eletrolítico melhorando a pressão arterial.

Qual a quantidade ideal?

Em relação à quantidade ideal para aproveitar os benefícios da água de coco, a verdade é que isso pode variar de acordo com estilo de vida e alimentação de cada pessoa. No caso de pessoas que praticam esportes, por exemplo, o consumo pode ser feito em uma quantidade maior, com algo entre 45 e 60 calorias.

8 dicas para ter unhas impecáveis!


/* ]]> */